domingo, 27 de fevereiro de 2011

CE Rosa dos Ventos - Ainda em 2010...

As fotos abaixo são da antiga sede no bairro Campestre.


Frente...


Palestra...



terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Durmo Para Sonhar

Código de Ética dos Índios Norte-Americanos

Orientações do Conselho Indígena Inter-Tribal Norte Americano

Written by Ayesha Tamarix

Levante com o Sol para orar. Ore sozinho. Ore com frequência. O Grande Espírito o escutará se você, ao menos, falar.

Seja tolerante com aqueles que estão perdidos no caminho. A ignorância, o convencimento, a raiva, o ciúme e a avareza, originam-se de uma alma perdida. Ore para que eles reencontrem o caminho do Grande Espírito.

Procure conhecer-se por si mesmo. Não permita que outros façam seu caminho por você. É sua estrada, e somente sua. Outros podem andar ao seu lado, mas ninguém pode andar por você.

Trate os convidados em seu lar com muita consideração. Sirva-os o melhor alimento, a melhor cama e trate-os com respeito e honra.

Não tome o que não é seu. Seja de uma pessoa, da comunidade, da natureza ou da cultura. Se não lhe foi dado, não é seu.

Respeite todas as coisas que foram colocadas sobre a Terra. Sejam elas pessoas, plantas ou animais.

Respeite os pensamentos, desejos e palavras das pessoas. Nunca interrompa os outros, nem ridicularize, nem rudemente os imite. Permita a cada pessoa o direito de expressão pessoal.
Nunca fale dos outros de uma maneira má. A energia negativa que você colocar para fora no universo, voltará multiplicada a você.

Todas as pessoas cometem erros. E todos os erros podem ser perdoados.
Pensamentos maus causam doenças da mente, do corpo e do espírito. Pratique o otimismo.

A natureza não é para nós, ela é uma parte de nós. Toda a natureza faz parte da nossa família Terrenal.

As crianças são as sementes do nosso futuro. Plante amor nos seus corações e regue com sabedoria e lições da vida. Quando forem crescidos, dê-lhes espaço para que cresçam.

Evite machucar os corações das pessoas. O veneno da dor causada a outros retornará a você.

Seja sincero e verdadeiro em todas as situações. A honestidade é o grande teste para a nossa herança do universo.

Mantenha-se equilibrado. Seu corpo Espiritual, seu corpo Mental, seu corpo Emocional, e seu corpo Físico; todos necessitam ser fortes, puros e saudáveis. Trabalhe o seu corpo Físico para fortalecer o seu corpo Mental. Enriqueça o seu corpo Espiritual para curar o seu corpo Emocional.

Tome decisões conscientes de como você será e como reagirá. Seja responsável por suas próprias ações.

Respeite a privacidade e o espaço pessoal dos outros. Não toque as propriedades pessoais de outras pessoas, especialmente objetos religiosos e sagrados. Isto é proibido.
Comece sendo verdadeiro consigo mesmo. Se você não puder nutrir e ajudar a si mesmo, você não poderá nutrir e ajudar os outros.
Respeite outras crenças religiosas. Não force suas crenças sobre os outros.

Compartilhe sua boa fortuna com os outros. Participe com caridade.

CONSELHO INDÍGENA INTER-TRIBAL NORTE AMERICANO
Deste conselho participam as tribos: Cherokee Blackfoot, Cherokee, Lumbee Tribe, Comanche, Mohawk, Willow Cree, Plains Cree, Tuscarora, Sicangu Lakota Sioux, Crow (Montana), Northern Cheyenne (Montana).
(*) Mensagem natalina 2008/2009 da Direção da Sociedade Espírita Rosa dos Ventos.

Grupo de Estudos Espíritas Allan Kardec

No dia primeiro de abril de 2009, aconteceu o primeiro encontro do Grupo de Estudos Espíritas Allan Kardec. Neste primeiro contato, foi apresentado o propósito da criação do grupo, os meios para atingir este propósito e o modelo a ser seguido.


Propósito: contribuir com a evolução espiritual de cada participante do grupo.

"Aplique o homem o Espiritismo em aperfeiçoar-se moralmente, eis o essencial. O mais não passa de curiosidade estéril e muitas vezes orgulhosa, cuja satisfação não o faria adiantar um passo. O único meio de nos adiantarmos, consiste em nos tornarmos melhores."

ALLAN KARDEC.

Meios:
  • Autoconhecimento: é impossível que o indivíduo consiga realizar a reforma íntima proposta pela Doutrina Espírita sem conhecer a si mesmo (vide questão 919 de "O Livro dos Espíritos").
  • Estudo aprofundado das Leis Divinas à luz da Doutrina Espírita:
"A verdadeira Doutrina Espírita está no ensinamento dado pelos Espíritos, e os conhecimentos que esse ensinamento comporta são muito graves para serem adquiridos de outro modo que não por um estudo sério e continuado, feito no silêncio e no recolhimento, porque só nessa condição se pode observar um número infinito de fatos e de nuances que escapam ao observador superficial e permitem assentar uma opinião."

ALLAN KARDEC.

Modelo: JESUS
Jesus é o Maior Mestre que Deus nos concedeu e sua mais preciosa lição é o amor que devemos ter uns para com os outros. Qualquer grupo ou Casa Espírita que relega a caridade a segundo plano, está condenado ao fracasso. Por isso, o respeito (uma das formas do amor) entre si deve guiar as ações de cada participante do grupo. (Vide questão 625 de "O Livro dos Espíritos")
Tenho observado, com certa tristeza e perplexidade, que tanto a busca pelo autoconhecimento quanto o estudo das obras básicas da Doutrina Espírita têm sido relegados a segundo ou terceiro planos - ou, às vezes, totalmente ignorados - pelas Casas Espíritas. Neste contexto, a proposta do Grupo de Estudos Allan Kardec é o estudo das obras básicas da Doutrina Espírita ("O Livro dos Espíritos", "O Evangelho Segundo o Espiritismo", "O Livro dos Médiuns", "O Céu e o Inferno" e "A Gênese") direto de sua fonte. Sem resumos, sem apostilas, que por melhor que sejam ainda são superficiais se comparadas à profundidade das obras nas quais foram baseadas. Sem esquecer as obras complementares de Leon Denis, William Crookes, Gabriel Dellane, André Luiz, Emmanuel, Manoel P. de Miranda, Ramatis e tantas outras ignoradas por espíritas que há anos "estudam" Espiritismo...
Os encontros são realizados às quarta-feiras, 20 horas, na Sociedade Espírita Rosa dos Ventos.

Sejam bem-vindos!

João Francisco

Palestra: Leis Físicas e as Leis Divinas (14.05.2009)

Um dos maiores ensinamentos de Jesus é: “a semeadura é livre, mas a colheita é obrigatória.” Só colhemos o que plantamos. Essa é a justeza de Deus. Pensar diferente é desprezar a Justiça Divina, na sua função de dar a cada um segundo sua obra, como ensinou o Cristo. Esta parábola de Jesus se referia à lei da causa e efeito.

As leis são conjunto de regras, criadas pelo homem de acordo com os costumes, as crenças, os valores morais num determinado momento. Elas determinam o que se deve fazer ou deixar de fazer -- regras estas que são modificadas constantemente de acordo com cada lugar e cada momento e cada sociedade. Por isso são imperfeitas.

As leis universais são as estabelecidas por Deus, por esta Consciência Cósmica Universal, por toda a eternidade. Portanto, são leis eternas e imutáveis, como o próprio Deus.


Quais são as leis universais?
Lei da Natureza; harmonia; correspondência, evolução, polaridade, manifestação e Amor.

Onde estão escritas as leis universais?
Na consciência do homem, porque ele é parte da consciência maior (cósmica e universal).
Jesus teve como missão na Terra, ensinar-nos serenidade e harmonia, para entrarmos em comunhão com “Deus em nós”.

O que ocorre se infringimos as leis físicas/humanas?
Pela violação das leis humanas, de regra, tentamos nos safar: buscamos um jeitinho para não cumpri-las. Ao violar as leis de trânsito, mentir, roubar e por vezes também matando, contratamos bons advogados, nos eximimos da responsabilidade com as mais absurdas justificativas, atribuindo aos outros a culpa por nossas atitudes.

E quando as leis universais são violadas ou infringidas o que ocorre?
As leis universais estão armazenadas na nossa consciência. Podemos nos furtar das conseqüências? Podemos enganar?NÃO, absolutamente não podemos nos safar e ou esquivar das conseqüências. Quando há violação das leis universais ocorre o desequilíbrio, a doença, a dor o sofrimento, a auto-destruição, auto-punição, a dor é o maior sinal de alerta que estamos em choque, com as leis universais.
Então, algo precisa ser mudado em nós. Dentre as leis universais faremos uma reflexão sobre Lei da Ação e Reaçãoque está dentro da Lei da Natureza, porque é a base a codificação dos nossos corpos físicos onde se encontram as condutas instintivas responsáveis para gerar, manter e defender as nossas vidas.


Qual é a maior de todas as responsabilidades que possuímos?
É aquela que temos para com nós mesmos, porque somente nós experimentamos o resultado das nossas ações através das reações. Tudo o que sofremos, gozamos, percebemos e experimentamos nada mais é do que o reflexo de nós mesmos. A nossa existência terrena no corpo físico se faz através de um processo interminável de escolhas, do exercício do livre arbítrio. Logo, toda e qualquer ação que nós temos frente a qualquer coisa vai gerar uma reação. Assim, os acontecimentos exteriores de nossa vida são o resultado das nossas atitudes internas.

Lei da Causa e Efeito, também chamada Lei de Ação e Reação, é uma lei universal que traz em si mesma os efeitos dos nossos atos. Atos bons trazem como conseqüência efeitos bons. Atos maus, efeitos maus. Assim, quem planta ventos colhe tempestades. Quem planta amor colhe amor. A semeadura é livre, a colheita é obrigatória. Todos, absolutamente todos, colhemos sempre apenas e tão somente o que plantamos.

Cada atitude, por menor que seja, gera uma reação. Mesmo a falta de atitude é uma ação e somente nós vamos responder por cada uma delas. Ser responsável por cada ato, ter consciência dos acertos e erros, isso descomplica nossa vida porque nós somos os promotores do nosso destino, das nossas condições atuais e das futuras experiências que teremos. Da construção da nossa condição de vida na próxima encarnação. O livre arbítrio, a livre escolha, a livre opção nos permite responder a cada situação e aprender com o seu resultado.

Como ocorre o aprendizado para o homem?
O homem só aprende com as relações com o outro. Somente assim a consciência evolui. O homem precisa aprender a dominar/controlar seus instintos e se relacionar respeitosa e harmonicamente com os demais.



Porque existem as dificuldades na nossa vida?
As dificuldades existem para permitir pequenas compreensões das leis universais. São uma ferramenta de transformação para evoluir.

As circunstâncias difíceis se repetem na vida até que se aprenda com elas; e somente quando compreendemos as leis que violamos é que ocorre o aprendizado. As circunstâncias difíceis que enfrentamos são parte da construção para se aprender o que não sabe.

São através das experiências terrenas que se deve viver para compreender as leis essenciais do universo. Toda a situação difícil tem o propósito de aprendizado. O desafio traz a oportunidade de ser superado.

O que é difícil é o que viemos aprender?
Os problemas são oportunidades de aprendizado: conhecer, aceitá-los e transformá-los são a nossa capacidade divina de superação rumo à evolução. Cada ser colhe o que semeou nas suas experiências, para que sejamos conscientes de cada palavra, ato ou pensamento em razão dos seus efeitos.
“Esteja pronto para tomar a responsabilidade pela própria miséria, alegria, negatividade, positividade, possibilidade de inferno ou paraíso. Quando essa responsabilidade é entendida e aceita a mudança começa acontecer. Esteja aberto a uma possibilidade”
OSHO

CADA UM TEM EXATAMENTE O QUE PRECISA PARA APRENDER E EVOLUIR.


TUDO ACONTECE POR AMOR QUE É A SUPREMA LEI UNIVERSAL.

Carla Fernanda Dal-Molin

Palestra: Disciplina Mental e Espiritual (09.07.2009)

Disciplina Mental e Espiritual

O Evangelho Segundo o Espiritismo nos diz que devemos orar e vigiar para não cairmos em tentação. Por que o alerta para esta máxima? Em razão das tentações, dos testes que nos propomos constantemente, das tentações da nossa individualidade. De acordo com Emanuel, quando reencarnamos trazemos conosco, impregnados em nosso subconsciente, todos os erros e mazelas cometidas em outras épocas. Como temos o esquecimento do passado, a sua manifestação dá-se pela intuição e pelo sentimento. A simples presença do adversário de outras épocas faz ecoar dentro de nós o ódio, a vingança, o repúdio. Por isso a importância da vigilância.


O que é disciplina?



O dicionário afirma que é uma organização, um método, um sistema de regras para atingir objetivos propostos, então ela tem direção e sentido; diz que a instrução e direção dada por um mestre a seu discípulo também pode ser entendida como obediência, castigo.


Então, primeiro preciso saber o que eu quero, e quais são os meus objetivos? Por exemplo, quero tocar violão: o que preciso fazer para tocar violão? Ter um violão, ir na aulas de violão e praticar, exercitar.



Quando decido ser voluntário, o que preciso?



Primeiro, saber por que eu quero ser voluntário, qual o motivo de querer ser voluntário. Postura particular, minha, decidi ser voluntária para melhorar como ser humano, conhecimento (intelectual e moral), me auto conhecer, mudar minhas atitudes. Depois, preciso seguir as regras para atingir este objetivo, regras desta organização, respeitar esta casa, a organização material e espiritual, as pessoas que buscam esta casa. Preciso de disciplina, estudar, participar de grupos de estudos, e preciso praticar (exercitar) na minha vida cotidiana, na família, no trabalho, em todas as relações os princípios do espiritismo.



Quais as condições necessárias para ser um voluntário? Fé? Disciplina? Comprometimento? Mediunidade?


Segundo palestras anteriores de nossos colegas, exige doação, comprometimento, disciplina e caridade. 


Por que temos dificuldade de lidar com a tal da "disciplina"?


Pergunta difícil... acho que pela falta de sabermos de forma clara o que queremos, quais são nossos objetivos e buscar através das ações a concretização destes objetivos. Falta de conhecimento (intelectual e moral) e autoconhecimento. Por desconhecer a mente, ela nos domina e paralisamos na ilusão que criamos, nas dificuldades, nas justificativas para não fazer, a indolência, postergar a aplicação da disciplina, dentre outras muitas.


A maturidade espiritual é aquele momento em que assumimos a responsabilidade por nossos pensamentos, palavras e ações; quando aceitamos a mudança em nós, para nos transformar em seres melhores, colocar em prática o que lemos, estudamos. Somente nesta experiência que ocorre o aprendizado.



Como melhoraremos como seres espirituais?


Com trabalho e disciplina. Chico Xavier ao indagar seu mentor sobre o que precisava para melhorar, a resposta era “sempre mais disciplina”.

Vigiar significa disciplina mental -- este é o caminho proposto para tomar consciência, para o conhecimento de si mesmo, da natureza dos nossos pensamentos e emoções, da reforma íntima, da conscientização das necessidades evolutivas do ser.

Disciplina faz parte das leis universais. Disciplina é a organização do universo, da nossa natureza. É natural ser disciplinado, seguir um padrão de existência que tenha ordem, existe uma atração à disciplina. Ela vem de dentro. A verdadeira disciplina faz parte de você. É uma expressão de respeito pela vida e por você mesmo. Se você a tem, consegue governar sua vida, quando lhe falta, ela é imposta.



Disciplina é uma virtude pessoal e intransferível


Ela serve como um guia, uma luz, o ser sente a necessidade de disciplinar seu espírito dentro do espírito da verdade. O individuo de livre vontade assume a responsabilidade pela reforma interior que se reflete nos comportamentos exteriores. O individuo decide se conhecer, conhecer a origem dos seus sentimentos e a razão da suas atitudes, onde nasce o seu comportamento. Disciplina é perceber de forma clara e real a íntima intenção em cada ação. Isso é ter consciência que leva a mudança, importante tarefa na evolução.

"Vigiai e orai" -- é um estágio disciplinador mais avançado. Disciplina vem do compromisso do espírito.

Alguns exemplos que podemos citar:

A disciplina era um traço da personalidade de Gandhi; norteava todas as suas ações, era qualidade do seu espírito para estabelecer a revolução pacífica da não-violência na Índia. Assim também cientistas, como Einstein, Galileu e outros, foram muito disciplinados para atingir os objetivos que se propuseram pela ciência.

Sai Baba afirma que a disciplina espiritual é primordialmente exigida para o controle da mente e dos desejos, atrás dos quais ela corre. Disciplina espiritual significa limpeza interna quanto externa.

O budismo, como o espiritismo, se alicerça na virtude da disciplina espiritual. O budismo é uma filosofia que procura levar os homens à superação do sofrimento, a um estado do espírito (nirvana), através da disciplina mental e atitudes corretas perante a vida. Conta a lenda que Siddhartha Gautama viveu até os 29 anos no palácio como príncipe e decidiu abandonar tudo para buscar a solução para o sofrimento humano. Após passar anos nesta busca sentou-se debaixo da figueira para meditar, quando acontece o grande momento da sua vida, quando o demônio Mara, que é representação de todas as coisas mundanas, resolve tentá-lo, argumentando a banalidade da sua procura. Mas, Siddhartha, consciente de seus objetivos, não se deixa enganar. Mara, preocupada com a divulgação dos ensinamentos, sugere que ele vá logo para o nirvana - estado de consciência superior além do mundo físico - e abandone as pessoas à própria sorte, mas o rapaz não cede à tentação e resolve ficar e ajudar as pessoas na busca da felicidade. Mara, como última tentativa, envia suas três filhas,(Desejo, Prazer e Cobiça) que apresentam-se como mulheres insaciáveis para dar e receber prazer, e como mulheres em diferentes idades, presente, passado e futuro. Porém, Siddhartha já tendo atingido um estágio de consciência superior através da evolução psicológica e espiritual, passa por esta experiência e transforma-se definitivamente no BUDA - “aquele que despertou”.

Vejam a semelhança com a passagem bíblica de Jesus quando foi tentado três vezes pelo demônio. Buda nos mostra a iluminação nesta existência, com o domínio da mente e dos desejos, tendo conduta ética, disciplina mental e sabedoria.

Buda e Jesus são avatares que nos trouxeram a experiência da iluminação, com o domínio da mente através da disciplina. Mostraram-nos que a disciplina é necessária para evolução espiritual.

Como fazer para adotar disciplina?

Através da nossa renovação interior, através do conhecimento e autoconhecimento, e do amor, para que cada pensamento, cada palavra e cada ação sejam conscientes e harmônicas, promova vida e respeito ao outro.

E, para finalizar trago esta belíssima mensagem de Sai Baba sobre a disciplina espiritual:

"A mente pode ser usada como uma ponte para conduzir a pessoa do visível ao invisível, do individual ao universaPurifique a mente e modele-a para pensamentos amorosos e idéias expansivas.

Purifique a língua e utilize-a para promover coragem e amizade.

Purifique as mãos e permita-lhes abdicar do mal e da violência.
Deixe que elas ajudem, curem e guiem.
Essa é a disciplina espiritual mais elevada.”

SADHANA SAI BABA

Obrigada pela oportunidade de estar aqui, partilhando estes momentos com vocês.


Carla Fernanda Dal-Molin

Para refletir...

"O que a maioria de nós leva para o relacionamento não é plenitude, mas a carência. Quando a carência domina o amor, a frágil teia do espírito é rompida. A carência implica uma ausência dentro de si, uma peça faltando que outra pessoa deve fornecer. A carência é uma força poderosa, capaz de criar ilusões poderosas. Ninguém realmente pode entrar dentro de você e substituir a peça que está faltando."


Contribuição: João Francisco Silveira

domingo, 13 de fevereiro de 2011

Anatomia do Corpo Mental Superior

Sabemos que todos os corpos do agregado espiritual estão interligados pelo cordão de prata e pelos cordões fluídicos dos chakras. Assim, o Mental Superior mostra em sua anatomia essa ligação energética, com bastante clareza. É preciso passarmos a conhecer a constituição anatômica do Mental Superior. Visualizá-lo depende de treinamento e constante observação.

Alguns médiuns observam este corpo com indumentária igual ao corpo físico. Mas, detendo seus sentidos por alguns instantes, poderão perceber detalhes que o caracterizam de forma particular.


Analisando a figura acima, vemos que o Mental Superior é constituído de nove pétalas mais apétala nuclear, sendo que cada pétala corresponde a um dos corpos do agregado espiritual e pode demonstrar importantes características para diagnósticos claros e precisos. Seguindo a seqüência numérica crescente, temos: Pétala numero 1 mostrando a ligação com o CORPO BUDHI e suas três almas: CONSCIENCIAL (lembranças de vidas ocorridas há mais de 700 anos); INTUITIVA (lembranças de vidas entre 300 e 700 anos) e MORAL (lembranças de vidas vivenciadas há menos de 300 anos).

Nessa pétala poderemos observar de que época estão brotando os eventos desarmônicos propulsores de dificuldade da consciência física. As alterações na abertura dessa pétala podem propiciar sérias dificuldades. A diminuição da abertura (estreitamento) significa baixo fluxo de informações e experiências já vividas necessárias ao processo de aprendizado contínuo.

Já o aumento (alargamento) da abertura superior da pétala correspondente ao CORPO BUDHI, mostra um grande fluxo de lembranças de outras vidas, podendo incorrer na esquizofrenia. Pétala número 2 mostra a ligação com o próprio Mental Superior. Nessa pétala, podemos observar sinais de obsessão, auto-obsessão ou simbiose. Estes sinais poderão ser observados nas demais pétalas, com exceção da número 1 e da número 10.

A abertura na ponta desta pétala, apresentar-se-á concomitante à abertura das pétalas 3, 8 e 9 (Mental inferior e Átmico), SOMENTE para indicar o grau de elevação espiritual. São poucos os encarnados que possuem essa abertura.

Para esclarecer: Obsessão - A obsessão é diagnosticada em algum dos corpos quando na visualização do Mental Superior, percebe-se manchas e/ou outros sinais em cores como marrom, preto, vermelho vivo ou vermelho intenso. Auto-obsessão Pode-se diagnosticá-la quando aparecerem os sinais citados na obsessão (manchas, etc).

A diferença é que na auto-obsessão, estes sinais aparecem de dentro para fora da pétala ao contrário da obsessão. Simbiose Caracterizada por traço forte em cor de vibração pesada contornando a pétala correspondente ao corpo que está sofrendo o processo obsessivo denominado simbiose.

Pétala número 3 mostrando a situação do MENTAL INFERIOR. Os sinais descritos no Mental Superior servem para este corpo e também para os demais. Pétalas números 4 e 7 mostrando a ligação com o CORPO ASTRAL. Pétalas números 5 e 6 mostrando a situação do DUPLO ETÉRICO.

IMPORTANTE

Coloração: Cores pálidas e sem vida indicam a premente necessidade de energia do corpo indicado pela pétala que se mostra desvitalizada. Vermelho vivo sempre indicará forte sensualidade. Vermelho intenso é sinônimo de vingança, raiva, ressentimento. A presença da cor verde, é sinal de energia de cura.

Tamanho das pétalas: Pétalas agigantadas mostram o domínio do corpo correspondente sobre os demais. Pétalas em tamanho reduzido evidenciam a falta de energia ou submissão ao domínio de outros corpos ou, ainda, perda energética causada por obsessão. Posição das pétalas: Um Mental Superior harmônico tem suas pétalas voltadas para o sentido anti-horário.

Pétalas números 8 e 9 raramente mostram sinais desarmônicos. São a ligação com o CORPO ÁTMICO. Normalmente estão saudáveis, evidenciando cores fortes e positivas. Em casos de espíritos mais rebeldes, vemos a presença de cores escuras e opacas brotando do centro para fora dessas pétalas. Esse sinal está relacionado a espírito reincidente no erro por mais de 3 vezes, número suficiente para levar alguém ao exílio planetário caso não haja a urgente REFORMA ÍNTIMA.

Pétala número 10 ou NÚCLEO: pode ser chamada de Centro Dinamizador. É para ele que são direcionadas as energias curativas usadas durante o processo terapêutico espiritual conhecido como doutrinação. As cores ali projetadas, irradiam cura a todo corpo Mental Superior e conseqüentemente atinge os outros corpos e níveis de consciência. No núcleo do Mental Superior, podemos observar a presença de câncer e outras anomalias.

EVOLUÇÃO DA RAIVA LESANDO A ESTRUTURA SAUDÁVEL DO CORPO MENTAL SUPERIOR

Existem várias causas geradoras de desarmonias nos níveis de consciência. Os sentimentos e vibrações vivenciados e alimentados pelo consciente físico podem gerar graves distúrbios. Dentre os quais o câncer, doença que provoca uma drenagem energética para que o espírito esteja livre das energias desequilibradoras do ódio e da raiva, por exemplo. Vamos avaliar a evolução das desarmonias causadas pelo sentimento corrosivo denominado RAIVA no Mental Superior de um indivíduo com tendências agressivas que, aparentemente estavam controladas.



A Figura D1, nos mostra a configuração do Mental Superior de um indivíduo encarnado que chamaremos de “Sr. X”. No seu dia-a-dia depara-se com as mais diversas situações e diferentes pessoas, espíritos que encontrou ou não em outras encarnações. Numa situação vivida em sua residência, um de seus familiares, numa atitude inesperada, faz o Sr. X entrar em ressonância com sua agressividade “contida”.

Ao se descontrolar, o Sr. X envia vibrações de RAIVA para seu Corpo Astral, detentor das emoções que agiganta-se, sugando as energias saudáveis do Duplo Etérico, deixando-o fraco e desvitalizado (Figura D2).

Este fato desencadeará problemas de fígado e estômago e outros órgãos da região abdominal, regidos pelo Chakra Umbilical. Não havendo o esforço da consciência encarnada em perdoar, o Sr. X alimenta a RAIVA com pensamentos negativos que inundam o Corpo Astral, afetando a Alma Moral. Não havendo a reformulação dos sentimentos, o mais provável é o surgimento de lembranças de agressividade armazenadas na Alma Intuitiva o que agravaria a situação da consciência encarnada e do seu veículo físico (Figura D3).

Ainda na Figura D3, vemos caracterizada pela energia azul, a presença de entidade espiritual incentivando e orientando seu pupilo para a máxima: “Perdoa setenta vezes sete vezes”. Como a Reforma Íntima não foi efetuada, o indivíduo denominado Sr. X candidatou-se a sofrer processos obsessivos e cancerígenos, como mostra a Figura D4.

DESCRIÇÃO DE CASOS ATENDIDOS COM VISUALIZAÇÃO DO MENTAL SUPERIOR

1º CASO: Paciente do sexo feminino com câncer no pulmão e distúrbio há hipófise, ocasionando fortes dores de cabeça. Idade 58 anos.




A paciente não retornou para outro atendimento. Mesmo assim verificou-se sensível melhora em seu quadro clínico. A Figura 1 mostra a configuração do Mental, antes do atendimento apométrico com desdobramento e dissociação dos níveis conscienciais e cromoterapia mental. Percebe-se que a origem do câncer está relacionada a várias encarnações, fato observado pela coloração das pétala das três almas.

A figura do câncer aparece na base da pétala nuclear e é visível a desarmonia das pétalas correspondentes aos corpos Mental Inferior, Corpo Astral e Duplo Etérico. Na Figura 2, temos a configuração do Mental após o atendimento. A cor azul, segundo os orientais, é a ideal para o tratamento do câncer, pois permanece envolvendo as pétalas onde anteriormente se verificava as maiores desarmonias.


2° CASO: Paciente M.R., sexo feminino, idade 31 anos. Problema: constantes crises de Epilepsia.



A Figura 3 mostra o Mental Superior antes do primeiro e único atendimento apométrico efetuado. A pétala correspondente à Alma Consciencial, detentora de lembranças de eventos ocorridos há mais de 700 anos, mostra-se com extrema desarmonia. Nos Corpos Mental Superior, Mental Inferior e Corpo Astral, representados, respectivamente, pelas pétalas 2, 3 e 4, existe a presença de obsessão vingativa (vermelho intenso de fora para dentro das pétalas citadas).

O Duplo Etérico, devido às constantes crises de epilepsia, encontrava-se bastante prejudicado. Tanto é verdade que as duas pétalas representantes do Duplo, estão resumidas a uma pétala, bastante desarmônica. Ao final do atendimento, podemos verificar as pétalas de Duplo Etérico já recompostas com auxílio das cores azul e violeta. A primeira presente de forma intensa no Mental Superior (pétala n? 2) que agora estava conscientizado de seu papel, no agregado espiritual.


3º CASO: Paciente do sexo masculino, 11 anos de idade e portador de Distrofia Muscular Duchene.


Na Figura 5, o Mental Superior do paciente antes do atendimento. As pétalas de base (4, 5, 6 e 7) estão deformadas, desvitalizadas e as desarmonias são provenientes das encarnações entre 300 e 700 anos. Na figura 6, vemos a eficiência do tratamento cromoterápico com laranja, azul escuro e verde folha, reformulando as pétalas antes prejudicadas. O núcleo do Mental Superior mostra seu trabalho de Centro Dinamizador das cores utilizadas na cromoterapia Mental.



4º CASO: Paciente do sexo feminino com 23 anos de idade, mostrando timidez excessiva e emoções muito afloradas.


A Figura 7, mostra a grande desarmonia pelo afastamento das pétalas de base que mostra o recuo diante da encarnação. Após o tratamento na Terapia de Vidas Passadas e Desdobramento Apométrico, o Mental Superior se mostra equilibrado em sua configuração.

CONCLUSÃO
“Assim, seu psiquismo é extremamente embotado, frente às realidades psíquicas de que é portador, o que vale dizer que ele não desenvolveu essas faculdades que lhe são inerentes. Embora esteja equipado pela natureza, no natural evoluir da espécie, com um sistema nervoso central bastante desenvolvido, não aprendeu a usar o prosencéfalo astral e mental.”  
(JOSÉ LACERDA DE AZEVEDO, Espírito e Matéria - Novos Horizontes para a Medicina, pág. 43, ao referir-se ao Corpo Astral.)


Assim como os Amigos do Mundo Espiritual, nós não temos a pretensão de considerar este trabalho finalizado. Existe muito mais a ser pesquisado. Cabe aos irmãos, auxiliar nesta gratificante tarefa de verificação da utilidade prática do estudo do Mental Superior.

De antemão, sabemos que este estudo pode fornecer:
  1. Diagnósticos precisos do paciente, facilitando o desdobramento apométrico pelo conhecimento prévio do foco problemático.
  2. Acompanhamento visual da evolução dos casos atendidos, como forma de comprovação da eficácia dos tratamentos anímico-espirituais.
  3. Rica fonte de informações sobre o ainda misterioso psiquismo humano.
“Que a Bondade Divina nos auxilie a prosseguir na Seara do Bem ao encontro da luz interior e da maior proximidade com Deus.”

FONTE: APOMETRIA - Mais um Instrumento. Autor: Gilberto Pellizzer.

Estudo extraído de apresentação no IV Congresso Brasileiro de Apometria, em 1997, POA, por Fabiana Donadel, integrante do Grupo Espírita Ramatis, Lages-SC.

Compilação e apresentação por Wanda Battisti, integrante do Grupo de Estudos SERVE, em Lajeado/RS, julho/2009.