sexta-feira, 17 de junho de 2011

Nossa Senhora e o poder feminino.

Hoje iremos falar de uma GRANDE MULHER!
Vejam bem,  antes de Maria ser de DEUS, ela é de José. Maria santa de José, a mesma Maria Santa de DEUS.
 A palestra de hoje, não quer outra coisa senão ligar o céu e a terra.  Quando se celebra a subida de Maria ao céu, isso quer dizer que a condição humana foi elevada.
Maria é a primeira a receber os benefícios da encarnação, Maria é a primeira a receber os benefícios do espírito, porque ela é o berço onde tudo isso começa.
Ela é o lugar onde a vida começa ser modificada pela força definitiva de DEUS.
 Porque ele já tinha feito outras intervenções, mas nada, nada como o poder de mudar a história da encarnação  e por isso é preciso que ela seja Maria de José, é por isso que é preciso que ela seja a mulher da família, por isso é preciso que ela seja uma mulher de carne osso como você.
Eu peço licença aos homens aqui presentes e também que vocês me perdoem, eu gostaria de dizer algumas coisas as mulheres de uma maneira muito especial. É claro que vocês, do sexo masculino, serão beneficiados com  a palestra, por que tudo aquilo que a gente fala das mulheres a gente precisa escutar dobrado, por que com toda a sinceridade, longe de querer desclassificar os homens, eu acho que as mulheres são muito mais aprimoradas do que os homens.
A mulher  parece carregar o dom de ser como DEUS em pequenas medidas. É impressionante o poder que vocês tem, quando bem exercido.
 De costurar a criação de novo, e dar um jeito nesta obra inacabada que muitas vezes somos nós.
 Todo mundo sabe o que tem um olhar amoroso de mãe na hora certa.
 Quando você tem aquela sensação de que o mundo está partido, é a pior saudade que podemos sentir na vida.não tenha dúvida.  É saudade de mãe porque é saudade da gente mesmo. Nada pode ser mais íntimo do que você morar durante nove meses dentro de uma mulher, nada pode ser mais profundo, nada pode ser mais siguinificativo nesta vida. Alguns mais apressados seis, sete, alguns mais demorados quase dez, daí precisa retirar à força. O lugar é tão bom que tem gente que precisa ser retirado à ferro, é a experiência de seremos gestados na água.
 O Caetano Veloso tem uma versão linda numa música que se chama água, em que ele fala na experiência de estar na água da mãe, e depois ele tem uma outra composição que se chama matriz. As duas composições estão intimamente ligadas, quando ele fala no prazer de viver na água que é a mãe, e depois de vocês se tornar uma filial da matriz.
Maria é tudo isso, é matriz, é mãe, gestou na água.
 Jesus não nasceu ou  foi colocado no mundo simplesmente. Jesus não entrou na experiência humana de qualquer jeito Passou pela experiência de ter mãe, passou pela experiência de ser gestado no colo de uma mulher, passou pela experiência de precisar ser amamentado, passou pela experiência de passar pela decisão daquela mulher e não abandonar o filho mesmo na condição em que ela estava.
 Se não fosse a disposição de José de compreender o sentido da encarnação, e aquela mulher estaria na rua, como tantas vezes fazemos com as mães solteiras que não tem marido, gente.
  Maria sentiu na carne a mesma humilhação e o desprezo que as mães solteiras de hoje, ... veja bem aquela mulher precisou
reorganizar o sentido de tudo como ela é como mulher, num tempo em que mulher não valia muita coisa, num tempo em que ela precisava reunir dentro dela todas as forças humanas para que ela pudesse suportar.
Ela passava pela experiência de ter que ser fiel, mantendo os olhos em DEUS, para que ela pudesse naquele momento histórico da sua vida, dar conta da missão que tinha. Celebrar a Nossa Senhora é você mulher ter a oportunidade bonita de  olhar com os olhos para o seu ventre e ainda que você não tenha passado pela experiência da maternidade.
 Não é preciso ser mãe pra saber o que significa. Aquela que foi sabe um pouco,  com pouco mais de prática, mas é você olhar para o seu ventre e você descobrir o específico de sua condição. É você descobrir que para fazer a realidade de hoje é você começar a gestar o mundo com uma realidade diferente. Isso parte de você, quando olha a sacralidade que há na sua condição de mulher que comanda a casa e descobre de Maria a mesma necessidade de fidelidade nas pequenas coisas, por que se não, você se perde Ter sempre os olhos voltados para os céus, ter os olhos voltados para aquilo que nos significa.
 A palavra céu ela é metáfora de tudo aquilo que pode nos significar, que pode nos elevar, tudo aquilo que pode nos fazer subir.
 É a gente poder entender que toda a dinâmica da vida de DEUS está ligada em nós e aqui diretamente a seu filho Jesus.
 Pois volto a dizer as Mariologias, toda a verdade de fé  que qualquer religião fala sobre Maria, é que estão segurando juntas na Cristologia, tudo aquilo que falamos de Maria é porque corresponde a Jesus, tem sentido por causa disso.
 As verdades sobre Maria são para reafirmar as verdades sobre Jesus, Maria não está fora da dinâmica do Cristo, ela não é quem ela é por ela mesma, é o Cristo.
Mas quando você descobre que em Cristo um jeito de ser gente, de ser humano, mãe, de cuidar do ventre, de cuidar dos seios, de cuidar do corpo, do que você é você reconhece a sacralidade que há em você.
 Então você começa a subir os degraus da dignidade humana que precisam ser galgados todos os dias. E aqui está minh o assumir a condição de Maria e, de alguma forma, um jeito você descobrir você, sua dignidade humana, e posso lhe dizer, você que é mulher, você que experimenta essa possibilidade de ser como você é, de trazer os dons que você traz, não negligencie o dom de sua condição feminina.
 A mulher tem o poder de costurar o mundo,  assim como no passado nós éramos especialistas em bordados, nós éramos especialistas em trabalhos artesanais, nós éramos especialistas em trabalhos manuais, que exigiam dedicação, sensibilidade.
 Assim como no passado a mulher foi capaz de ser marcada por ser capaz por entrelaçar linhas, assim como no passado nós mulheres éramos responsáveis pela fabricação de tudo que era artesanal no mundo, nós precisamos voltar a sermos mulheres artesanais na construção da humanidade, se vocês mulheres abandonarem o barco, que me perdoem os homens, mas eles não vão resistir por muito tempo.
 E o que me assusta é isso, nós estamos nivelando tudo muito por baixo, nós estamos esquecendo da condição de subir os degraus, de ir além, de ir acima.
 Isso que eu estou falando não é conversa fiada não. Quando temos um desajuste, algum problema com o pai, a casa ainda fica de pé, quantas mulheres aqui poderiam levantar o braço e dizer : Jaque a minha casa está de pé ainda porque eu a estou mantendo, porque se dependesse do meu marido já tinha acabado há muito tempo.
 Ele não faz o mínimo esforço para uma mudança, não faz o mínimo esforço para uma fidelidade, não faz o mínimo esforço para a superação de um vício.
 E eu não tenho medo de estar falando injustamente não, eu conheço muito bem os bastidores da humanidade e sei muito bem que há muitas casas que ainda estão de pé por causa da condição da mulher que não se entrega.
 Agora minha gente, quando a mulher quebra antes do homem, é muito pouco provável que o homem vá muito longe .
Talvez por um dom específico, por uma condição humana especializada, por a mulher ser capaz de suportar muito mais do que os homens,  talvez por um processo histórico.
 Desde menininhas vocês já começam a viver as dores das contrações, vocês começam a viver dores que os homens nunca experimentaram, vocês sofrem ciclos de dores todos os meses minhas mulheres. Às vezes da pra contar num ano, quantas vezes um homem teve uma dor.
 As mulheres sagram de vez em quando, que coisa esquisita meu PAI.
 Tivesse os homens que conviver com sangramento todo mês,  muitos teriam que ser internados Muitos não podem ver sangue, pra fazer um examesinho muitos derrubam e cai tudo.
 Se  os homens tivessem que sangrar todo mês estariam perdidos.
 O que isso tem a ver com a palestra de hoje? É a sua condição feminina, não abram mão disso.
 Mas por favor, não olhem com desdém pro seu marido não, se achando as melhores.
 Não se trata disso,  porque  a quem muito foi dado, muito será cobrado, A QUEM MUITO FOI DADO, MUITO SERÁ COBRADO, A QUEM MUITO FOI DADO, MUITO SERÁ COBRADO, da vontade de ficar falando isso o resto da noite.
 Aquilo que você tem de melhor é um DOM que Cristo lhe entrega pra você ser como a mãe dele.
 Jesus só foi o que foi, porque teve a mãe que teve, podemos dizer isso. Humanamente sim, ele seria DEUS, mesmo que tivesse nascido em outro lugar,
 de outra mãe, mas aquela personalidade, aquele jeito de ser, isso não é milagre, é fruto de uma mulher que olhou nos olhos e educou de um jeito certo, DEUS não interferiu, Deus não fez o filho dele melhor, aquela mulher honrou com todas as forças do seu dia a dia.
 Eu tenho a missão de educar o filho de DEUS, eu não posso educar esse menino de qualquer jeito, esse menino vai ter que ser grande, esse menino vai ter que ser corajoso, este menino vai morrer antes da hora, ele vai ser injustiçado, ele vai ser blasfemado, ele vai passar por muita coisa na vida, e ele não pode ser um ser humano qualquer, e isso não é milagre de DEUS, isso é DOM de Maria na vida de Jesus, é o específico da condição humana influenciando o que é divino
Isso é lindo, minha gente.
Maria não colocou Jesus dentro de uma redoma de vidro só porque ele é filho de DEUS.  NÃO!!!
Jesus deve ter dado todos os trabalhos de uma criança normal, mas aquela mulher conseguiu ser pedagoga.
 Então você pode ter certeza disso, se aquele homem foi capaz de subir ao calvário é que ele teve uma mãe que lhe ensinou a sofrer na hora certa, quantas vezes antes de subir ao calvário na condição de menino, diante dos pequenos calvários que ele precisava enfrentar, aquela mãe olhava nos olhos dele e dizia:
 Meu filho não desista, não permita que o mundo lhe destrua, acredite até o fim, quantas vezes até a subida do calvário aquela mulher precisou segurar na mão dele, como naquela cena da paixão, quando você tem aquela figura discreta de Maria.
  Até a hora de passar pelo calvário o olhar de Maria para ele é discreto, é como se dissesse: meu filho, cumpra a sua missão, QUE EU ESTOU AQUI...
Coração dilacerado, coração machucado Senhor, tu és o meu Senhor, tu és o meu Salvador, estou ao lado da tua cruz, eu não posso te tirar desse sofrimento, é porque isso seria contrariar a humanidade.
 Isso seria contrariar o destino natural de quem morre por aquilo que acredita, isso seria contrariar a vontade de DEUS.
 Por que eu tenho certeza que DEUS o nosso Pai não queria que Jesus morresse daquele jeito, mas foi o destino natural de quem lutou por que lutou, de falar o que ele falou, nós teríamos se redimido muito bem se Jesus tivesse morrido velhinho na cama, não teria nem um problema pra nossa salvação.
  A cruz faz parte do mistério da redenção porque nós humanos colocamos a cruz na história e naquele momento em que Jesus precisava abraçar a cruz, naquele momento em que Jesus precisava abraçar aquele sofrimento,  quem estava alia  era a MULHER. Maria estava ali.
 Ela estava ali do jeito que precisava ser. Quantas vezes as coisas na nossa vida não dão certo por que a mãe não está do jeito que precisa ser, quantas vezes as coisas não dão certo na nossa vida por que as mulheres das nossas vidas não estão do lado do jeito que deveria ser .
Por que nós esquecemos daquilo que é o dom natural nosso, por que nos perdemos em tantas outras ocupações, em tantas consequências naturais do mundo de hoje que cada vez mais eu me envergonho do que o mundo tem feito com a condição feminina.
 Quando as mulheres são apresentadas nuas para vender qualquer coisa desse mundo, quando as mulheres são apresentadas como se fosse um objeto qualquer, quando  elas podem ser alugadas por uma noite e tudo de maneira socializada.
 Quando se faz as coisas certas, seguindo o coração , você é convidada a subir, é pra cima que  vai.... O que tiver que entrar na sua vida terá que entrar pra fazê-la subir, para levar como mulher e elevar a tua dignidade.
 E revestidas do azul que nos recorda a mãe de DEUS,  lembrar de tudo aquilo que é humano e feminino, lembrar de tudo aquilo que é sensibilidade e que precisa ser resgatado.
Se os destinos da humanidade estão indo para onde estão indo, é porque nós mulheres estamos perdendo a força de controlar não só o berço que balança, que balança o seu filho,.
Já dizia o escritor :  as mãos que balançam o berço e
 podem segurar os destinos do mundo, e é verdade. Por que você mulher tem que descobrir que você precisa ser de aço, mas que você precisa ser de flor.
Que no momento que você condensa a força e a fragilidade, ninguém mais pode segurar você no mundo, e você só não vai balançar o destino do seu berço , você não vai apenas conduzir o destino do seu berço, mas você pode também conduzir o destino da humanidade.
 Colocando pra fora sua força de mulher, reacreditando, trazendo a experiência de bordar os tecidos, que é muito mais que bordar tecidos, mas é você ter a consciência que os bordados do mundo, as belezas da sua casa, a sensibilidade de sua família, ainda dependem de você.
 Não espere do homem. O homem vai ser tocado pela sua sensibilidade e se sensibiliza também, tanto é que a masculinidade ela só pode ser exercida com toda a sua força com todo o seu vigor se nós tivermos bem os registros da nossa mãe dentro de nós.
 Para que nós sejamos homens e mulheres, homens de sensibilidade aguçados para aquilo que você tem de sobra, mas que me toca e me faz SER também.
Mulher de aço, mulher de flor, não abre mão de ser tudo isso, não queira ser só um lado das coisas.
Eu costumo dizer que o ponto mais difícil que nós podemos alcançar na vida é sempre EQUILIBRIO, o equilíbrio é o lugar mais difícil a se chegar.
Viver a raiz do evangelho isso é ser radical, é você descobrir o equilíbrio entre os pontos. Não há justiça sem misericórdia, não há misericórdia sem justiça, não há amor sem repreensão, não há repreensão sem amor sem trabalho.
 É o que Maria conseguiu com Jesus, é o que Maria conseguiu ao colocar no coração daquele menino um jeito raro de ser gente.
 Você pode ter certeza se hoje você escuta o que escuta da palavra dita por Jesus, palavra que muitas vezes consola o seu coração  e que consola o meu.
 Por que Maria ensinou Jesus a ser daquele jeito, Maria ensinou a Jesus a ter ternura, ter misericórdia dos fracos,  a se compadecer dos mais necessitados, a ter uma predileção pelos infelizes.
 Maria ensinou Jesus a ter predileção pelos infelizes, os fracassados do mundo. Ele aprendeu com ela e para ter apredileção dos fracassados do mundo  é preciso muito EQUILIBRIO, equilíbrio humano que só pode nascer de DEUS.
 Equilíbrio é justamente a palavra que nos garante, que nós vamos ficar de pé. Quem tem equilíbrio não cai.
Tem que ser de aço, mas tem que ser de flor também.
E naquela experiência de receber da mãe o equilíbrio de ser de aço e de ser flor, Jesus começa a se construir uma pessoa pronta para alcançar o céu, o humano divinizado.
  Humano que já está vivendo as graças de ser divinizado, por causa da condição que tinha, mas também pela condição da humanidade bem trabalhada, bem equilibrada que Maria lhe deu.
Se você sustentar os seus pés e você mantiver firme a sua condição de mulher a frente da sua batalha que se chama vida, mundo, você pode ter certeza que aqueles que estão contigo permanecerão de pé também, pois quem pariu o homem, que o embale.
 Se você é origem, se você é o lugar onde nós começamos, é natural que você tenha um dedinho de responsabilidade a mais e nisso está o que você tem de melhor.
 Seja mãe de um jeito certo, não seja de mais e nem de menos, seja mãe com os dois pés no chão, não queira viver pelo seu filho aquilo que é problema dele, não queira fazer pelo seu filho aquilo que é responsabilidade dele.
Vai ser esposa, seja com os dois pés, não seja aquela que tudo quer que tudo exige e nem aquela que fica calada aceitando tudo, toda resignada, sem palavras, sem voz, NÃO.
Porque marido não pode ser empecilho para a sua subida. Se vocês caírem nessa história de serem mulheres melancias terão mais dificuldades ainda de subir, por que são pesadas.
 No dia que você cair na tentação de ter um comportamento semelhante a uma fruta, procurem um psiquiatra por que você está precisando de tratamento. Se no mundo de hoje as frutas estão motivando um jeito estranho de ser mulher, de exercer a feminilidade, aquilo que é feminino, aquilo que é bonito.
 CUIDADO, não substitua as frutas pesadas pela leveza do manto de Maria.
Revista-se da glória do céu pois é isso que você merece . Não permita que essas realidades toscas, que esses modelos equivocados, referencie a vida de seus filhos. Não permita que esse modelo de mulher entre dentro da sua casa.
Esteja de olho naquela que sobe aos céus e nos faz subir também, pela força da leveza que há no seu coração de mulher.
E se você,  que é homem inteligente, homem esperto, segura na mão dessa mulher, por que se ela subir, VOCÊ  SOBE JUNTO.


                                A HISTÓRIA DA AVE MARIA

Você sabe quem foi que primeiro falou Ave Maria?
Foi o anjo Gabriel quando anunciou a Virgem Maria .
Que  ela fora escolhida para ser a mãe de Jesus salvador.
"Ave Maria cheia de graça contigo está o senhor"
Você sabe quem foi que depois continuou a Ave Maria?
Foi a prima Isabel quando foi receber a virgem Maria
 Inspirada por Deus ela adivinhou Jesus em Maria
"Tu és bendita entre as mulheres, bendito é o teu filho"
É uma história bonita esta oração: Ave Maria, começou com Gabriel e depois continuou com a prima Isabel e agora nós todos rezamos com fé completando a oração
"SANTA MARIA, ROGAI POR NÓS, MÃE DE DEUS,POR NÓS ROGAI SEMPRE"
 É importantíssimo lembrar que a força da Ave-Maria procede unicamente de Jesus Cristo, filho de Deus e filho de Maria como ser humano. Não é uma força do pensamento.

quarta-feira, 15 de junho de 2011

domingo, 12 de junho de 2011

ALMAS ENAMORADAS

Geralmente, é na juventude do corpo que temos despertado o interesse em buscar o sexo oposto para compartilhar dos nossos sonhos.

Quando encontramos a alma eleita, o coração parece bater na garganta e ficamos sem ação.

Elaboramos frases perfeitas para causar o impacto desejado, a fim de não sermos rejeitados.

Então, tudo começa.

O namoro é o doce encantamento.

Logo começamos a pensar em consolidar a união e nos preparamos para o casamento.

Temos a convicção de que seremos eternamente felizes.

Nada nos impedirá de realizar os sonhos acalentados na intimidade.

Durante a fase do namoro é como se estivéssemos no cais observando o mar calmo que nos aguarda, e nos decidimos por adentrar na embarcação do casamento.

A embarcação se afasta lentamente do cais e os primeiros momentos são de extrema alegria.

São os minutos mais agradáveis.

Tudo é novidade.

Mas, como no casamento de hoje observa-se a presença do ontem, representada por almas que se amam ou se detestam, nem sempre o suave encantamento é duradouro.

Tão logo os cônjuges deixem cair as máscaras afiveladas com o intuito de conquistar a alma eleita, a convivência torna-se mais amarga.

Isso acontece por estarem juntos Espíritos que ainda não se amam verdadeiramente, que é o caso da grande maioria das uniões em nosso planeta.

Assim sendo, tão logo a embarcação adentra o alto mar, e os cônjuges começam a enfrentar as tempestades, o primeiro impulso é de voltar ao cais.

Mas ele já está muito distante...

O segundo impulso é o de pular da embarcação. E é o que muitos fazem.

E, como um dos esposos, ou os dois, têm seus sonhos desfeitos, logo começam a imaginar que a alma gêmea está se constituindo em algema e desejam ardentemente libertar-se.

E o que geralmente fazem é buscar outra pessoa que possa atender suas carências.

Esquecem-se dos primeiros momentos do namoro, em que tudo era felicidade, e buscam outras experiências.

Alguns se atiram aos primeiros braços que encontram à disposição, para logo mais, sentirem novamente o sabor amargo da decepção.

Tentam outra e outra mais, e nunca acham alguém que consolide seus anseios de felicidade. Conseguem somente infelicitar e infelicitar-se, na busca de algo que não encontram.

* * *

Se a pessoa com quem nos casamos não é bem o que esperávamos, lembremo-nos de que, se a escolha foi feita pelo coração, sem outro interesse qualquer, é com essa pessoa que precisamos conviver para aparar arestas.

Lembremo-nos de que na Terra não há ninguém perfeito, e que nossa busca por esse alguém será em vão.

E se houvesse alguém perfeito, esse alguém estaria buscando alguém também perfeito que, certamente, não seríamos nós.

* * *

Os casamentos são programados antes do berço.

Assim, temos o cônjuge que merecemos e o melhor que as Leis Divinas estabeleceram para nós.

Dessa forma, busquemos amar intensamente a pessoa com quem dividimos o lar, pois só assim conseguiremos alcançar a felicidade que tanto almejamos.

Redação do Momento Espírita.
Disponível no CD Momento Espírita, v. 5. ed. Fep.

sexta-feira, 3 de junho de 2011

O PRAZER DE VIVER

PALESTRA DIA 02/06/2011
       
Leitura do Evangelho: A Felicidade não é deste mundo-  Os tormentos voluntários

QUESTIONAMENTOS:

1) VC SENTE PRAZER EM VIVER?
2) EU MERECO SER FELIZ?

                        Iniciaremos a reflexão fazendo uma auto análise para detectar em que momento da vida cada um se encontra, C ada um terá a sua resposta, a minha, eu qualifico como meia idade, que vai dos 35-55 anos, aproximadamente, é um período de muitos questionamentos e também crises.

1)     Qual a importância espiritual da meia idade? Faixa etária considerada pelos especialistas dos 35-55 anos de idade é o período em que atravessamos crises de intensa reavaliação da existência.
2)     Tudo passa a ser reavaliado, nossas crenças e valores, sobre o queremos da vida e o que  estamos fazendo com ela através das escolhas que fazemos e principalmente, se somos felizes.
3)     Toda a reavaliação se sustenta para que descubramos a mais cobiçada das conquistas humanas que É O PRAZER DE SER FELIZ. 

Neste período de questionamentos que nos assolam, como quem somos nós, o que queremos da vida, qual a nossa missão prioritária diante da reencarnação, se estamos verdadeiramente felizes, também sobre as nossas escolhas, profissões, relacionamentos, amigos, arrependimentos e
muitos outros questionamentos surgem.

2) Como vêm as crises ?  Eu particularmente venho há certo tempo,  questionando tudo na minha vida. Mas, em regra, as crises vêm através das perdas, doenças e as provas diversas por que passa  nosso espírito.
                       
Porque somos prisioneiros, não somos livres, escolhemos segundo nossos pais, amigos, grupos e convenções sociais. Na meia idade nos damos conta que fizemos raras escolhas PESSOAIS E CONSCIENTES. Reveja sua vida, suas escolhas na área profissional e pessoal. Se estiver infeliz, mude!

DE REGRA ASSUMIMOS DUAS POSTURAS diante da vida:
A) DE ACOMODAÇÃO- NA ZONA DE CONFORTO- nos acomodamos e passamos os dias com medo de perder o que conquistamos- há descuido de viver, deixamos de viver. “Se deixar tudo como está fica bom”. Nos iludimos, de que a vida pode permanecer do jeito que queremos, visão de falsa segurança, dessa forma aprisionamos nossas relações, companheiros, filhos, colegas de trabalho, amigos....pelo medo de perder, TENTAMOS CONTROLAR através da posse, do ciúme e outros sentimentos.

B) QUE A VIDA ACABOU E RESTA SOMENTE A INFELICIDADE onde criamos as doenças/patologias mentais, são as fugas, porque idealizamos quem não somos. Neste grupo, deixa-se de viver. As pessoas são aprisionadas pela infelicidade num processo depressivo intenso.

O que é a angustia? A angústia nos leva a depressão. A angústia é o lamento da alma que suplica novos rumos, também um convite a integração às leis divinas criadas para o nosso bem, para que assumamos as rédeas das nossas vidas.

Estas crises nos sacodem para FAZERMOS ESCOLHAS PESSOAIS íntimas e intransferíveis. Neste período somos DEVOLVIDOS A NÓS MESMOS. Então, a GRANDE LIÇÃO QUE NOS ESPERA É APRENDER A OUVIR A CONSCIÊNCIA, QUALIFICANDO AS ESCOLHAS.

3) Qual é a característica fundamental da MEIA IDADE?  A autenticidade, porque neste período deveremos ser autênticos conosco, sermos verdadeiros, escolhendo de forma honesta o que realmente desejamos/queremos, é o encontro com eu real o divino.

4) Como fazer proveito desta etapa da reencarnação da meia idade?  Com coragem, paciência e dignidade nas nossas escolhas.

Se me vejo apenas como este corpo, formado por matéria, com a ilusão que posso controlar a vida, as pessoas que amamos no sentimento de posse e dominação mergulhamos nas crises intensas.

ACEITAR e COMPREENDER A IMPERMANÊNCIA- de que nada é para sempre, não existe segurança, tudo passa, tudo é como um sonho, como arco íris que se desfaz, é um caminho para conscientização e qualificação nas nossas escolhas.

Somos humanos, e ser humano é gente que erra e acerta, temos aprender quem somos fazendo o nosso melhor em cada dia.

Parar de perguntar PORQUE ACONTECE CONOSCO E ENTENDER PARA QUE ACONTECE nos dá um sentido maior, porque podemos fazer tudo ficar melhor,  depende da forma como olhamos e percebemos cada situação e as lições aprendidas.

PRAZER DE VIVER É A MAIOR CONQUISTA DE PESSOAS LIVRES E CONSCIENTES. Quando estamos inteiros há prazer de viver, enfrentando e compreendendo nossos desejos, sentimentos de forma honrosa e digna conosco, inteira e centrada no agora.

Condutas conscientes, como nos livrando das culpas assumindo a responsabilidade por nossas vidas, pela construção da nossa felicidade. Viver de modo inteiro cada momento da encarnação, PORQUE SOMOS HUMANOS EM CRESCIMENTO ESPIRITUAL.

ESTAR NO CORPO FISICO É UMA BENÇÃO porque ESTAMOS EM CONDIÇÃO PRIVILEGIADA. ESTAMOS NUM PROCESSO INTENSO DE MUDANÇAS DE REGENERAÇÃO DA HUMANIDADE, e SEGUNDO ERMANCE DUFOUX SOMOS UMA POPULAÇÃO DE 6 BILHÕES DE ENCARNADOS RODEADOS POR 30 BILHÕES DE ALMAS NA CROSTA TERRESTRE AGUARDANDO A OPORTUNIDADE DE REENCARNAR.  Então, desperdiçar a oportunidade da encarnação é muita “burrice/ignorância”. 


Vanderlei de Oliveira, na obra Prazer de Viver através da psicografia de Ermance Dufoux auxilia a pensar sobre os caminhos para alcançar nossas metas e que as nossas reencarnações sejam melhores vividas e aproveitadas através de algumas atitudes:
a)     acordar todos os dias com a chama da esperança acesa;
b)     acreditar que merecemos ser felizes;
c)     qualificar as nossas escolhas, saber escolher os caminhos para construir os nossos sonhos de modo digno;
d)     gostar do mundo e das pessoas com elas são;
e)     ter uma relação de amor consigo mesmo;
f)       saber sorrir nos momentos mais difíceis;
g)     ser grato e alegre em todas as situações;
h)    Alcançar leveza no ato de viver. 

Tudo está na nossa cabeça. Lembrem da reflexão anterior sobre onde estamos vibrando, se for no positivo, este será intensificado, se for no negativo, nas doenças, no sofrimento, este será intensificado.
 Vamos pedir ao Divino, ao nosso anjo da guarda para nos ajudar, estreitar esta relação com nosso anjo que é o nosso amigo há muito tempo.

Vamos entregar e confiar ao Divino tudo, fazendo o melhor que podemos em cada situação, com aceitação total. Entregar-se e deixar-se conduzir é um ato de confiança e amor a Deus.
O que importa é a forma como estou vivendo o agora,  aceitando tudo.

Ter prazer de viver, ser feliz, é sentir-se livre, com amor e gratidão por tudo e todos. A espiritualidade nos ajuda quando pedimos ajuda. A verdadeira prece é pedir perdão pelo que haja em nós que causou a circunstancia externa, porque a prece é religar-se ao divino e o resto é acreditar que o divino irá curar. Vamos purificar nossas projeções mentais, criando um campo  energético de prece compassivo, generoso e pacifico, esta é grande oração. Se responsabilizando por tudo, pedindo perdão, se perdoando, afirmando com o coração que sentimos muito por qualquer provocado no outro, manifestando amor e gratidão por tudo. Emanar amor sem ter desejo pelo resultado obtido é compaixão.    

“CONCEDAM-SE O DIREITO DE SER FELIZ”

SOMOS OS CRIADORES de nossa própria felicidade e de nosso sofrimento, porque todas as coisas, tem origem na mente. Assumir a responsabilidade por tudo de bom ou ruim que experimentamos é buscar a consciência do ser que somos.   Nossa mente atrai e o universo realiza.

“A MELHOR CONTRIBUIÇÃO QUE POSSO DAR PARA A HUMANIDADE É ME TRANSFORMAR”

                                                                                                          Namastê!

                                               


Bibliografia: OLIVEIRA, Wanderlei de. Prazer de Viver. Obra Psicografada por Ermance Doufox. Ed.