domingo, 12 de agosto de 2012

Palestra SERVE - Os Princípios Básicos do Espiritismo


Evangelho Segundo o Espiritismo – CAP I

Eu não vim destruir a Lei

Os princípios básicos do Espiritismo
O conhecimento do espiritismo começa nos primórdios da humanidade. Sócrates e Platão, filósofos do mundo antigo, são os precursores da ideia cristã e do espiritismo. Foi Alan Kardec, que codificou a doutrina espírita, no século 19.
O espiritismo tem como objetivos consolar e esclarecer as criaturas ou auxiliar bi progresso moral, por meio do aprimoramento do conhecimento intelectual e o estabelecimento da diferença entre o bem e o mal. Ainda a possibilidade de o homem fazer escolhas (o livre arbítrio).
A doutrina espírita projeta luz sobre todos os problemas humanos, inclusive sobre a problemática da obsessão, no que se refere ás causas, efeitos e formas de terapia, por meio de passes magnéticos e água fluidificada, além da oração e de procedimentos curadores.
Encontramos nas obras fundamentais os princípios básicos da Doutrina Espírita:

1)   O Livre dos Espíritos – 1857
2)   O Livro dos Médiuns – 1891
3)   O Evangelho Segundo o Espiritismo – 1864
4)   O Céu e o Inferno – 1865
5)   A Gênese – 1868
6)   O que é Espiritismo – 1898
Obras Póstumas – 1890 (escrita por um discípulo de Kardec)

O espiritismo é uma filosofia com bases cientificas e com consequências ético-morais que têm como objetivo bem definido: Estudar a natura e origem dos espíritos, também seu destino, bem como as suas relações com o mundo corpóreo.

A Filosofia Espírita (Livro dos Espíritos)
A Experimental, científica (Livro dos Médiuns)
A Moral (No Evangelho Segundo O Espiritismo)

Essas três vertentes fundamentais e indissociáveis são imprescindíveis na abordagem e análise completa de qualquer assunto, à luz do espiritismo.
Os princípios do espiritismo
·       A crença em Deus
·       A existência do Espírito
·       A reencarnação
·       A comunicabilidade dos Espíritos
·       A pluralidade dos mundos habitados
·       A lei Divina ou Natural – evolução e Lei do Progresso

1)   Crença em Deus
No Livro dos Espíritos, os espíritos definem Deus como a inteligência suprema, causa primeira de todas as coisas.
Como afirma Alan Kardec, A prova da existência de Deus está no axioma “Não há efeito sem causa”. Vemos incessantemente uma multidão de inumeráveis efeitos cuja causa não está na humanidade, uma vez que a humanidade está impossibilidade de reproduzi-los e mesmo como explicá-los. A causa está, pois, acima da humanidade. “Livro dos Espíritos” – Cap. I.

2)   A Existência do Espírito
O espírito é principio inteligente, individual criado por Deus, submetido às leis evolutivas. Podemos compreendê-lo como uma chama, uma centelha capaz de aumentar, ampliar seu poder de irradiação à medida que evolui. Corpo/períspirito e espírito físico formam o ser humano encarnado. Quando há desencarne o corpo físico, material, perece e o espírito segue sua jornada no mundo espiritual onde continua sua trajetória evolutiva.

3)   A Reencarnação
Os espíritos acreditam na reencarnação do Espírito. O espírito está em evolução, em crescimento moral, e a reencarnação é o retorno do espírito a vida corporal, isso faz parte da evolução espiritual dos homens e sua existência é importante na aplicação da justiça Divina.
O principio da reencarnação é uma sequencia necessária a lei do progresso. Esta evolução tem como destino DEUS e nos dá diversas oportunidades de aprendermos e crescermos corrigindo nossos erros. E assim, através da reencarnação pode ser compreendida a causa dos sofrimentos dos homens, de suas dificuldades e a existência de desigualdades na Terra. Faz nos alcançar o melhoramento progressivo até chegarmos a perfeição. Isso não acontece em uma única existência, por mais longa que seja. As vidas são diferentes, mas solidárias entre si. Dessa forma todos os espíritos terão a garantia de evoluírem mesmo com mais vagar, todos conseguirão.
Além de tudo, a reencarnação nos comprova a justiça divina, o amor de Deus e forma igual a todos.

4)   A Comunicabilidade dos Espíritos
No Livro dos Espíritos, Alan Kardec diz que: O espírito é um ser real, em certos casos, se torna apreciável pela vista, pelo ouvido ou pelo tato. As comunicações dos espíritos com os homens são ocultas ou ostensivas. As ocultas se verificam pela influencia boa ou má que exercem sobre nós , à nossa revelia cabe a nós discernir as boas das más aspirações.
As comunicações ostensivas se dão por meio da escrita, da palavra ou de outras manifestações materiais quase sempre pelos médiuns que lhes servem de instrumento.

5)   A Pluralidade dos Mundos Habitados
Os espíritos acreditam que o planeta Terra é apenas um dos planetas habitados no universo. Está no Evangelho (João, CAP XIV) “Na casa do meu pai há muitas moradas”.
Nas reencarnações um mesmo espírito permanece no mesmo mundo até que haja adquirido a soma de conhecimentos conforme a necessidade do crescimento espiritual. Isso quer dizer que podemos viver em mundos felizes e também em mundos de natureza inferior, caso em caráter de missão, sempre buscando o a progressão, seguindo a trajetória evolutiva. A constituição física dos mundos não é a mesma e os seres que o habitam possuem organismos adequados ao ambiente de cada mundo.
6)   A lei Divina ou Natural
A lei natural é a lei de Deus. É a única e verdadeira para a felicidade do homem. Indica-lhe o que deve fazer ou deixar de fazer e ele só é infeliz quando dela se afasta. Todas as leis da natureza são divinas, pois que Deus é o autor de tudo. A lei de Deus está escrita na consciência, mas nem todos conseguem compreendê-la mas com o progresso evolutivo rodas a compreenderão um dia. O amor ao próximo, ensinado por Jesus, é um preceito que resume a lei de Deus. Esse preceito encerra todos os deveres dos homens uns para com os outros.

A lei natural pode ser dividida em 10 partes (a de Moisés)

·       Lei da Adoração
·       Lei do Trabalho
·       Lei da Reprodução
·       Lei da Conservação
·       Lei da Destruição
·       Lei da Sociedade
·       Lei do Progresso
·       Lei da Igualdade
·       Lei da Liberdade
·       Lei da Justiça, Amor e Caridade


Brechó do C.E Rosa dos Ventos - Fotos


Clique para ampliar!