quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Aprendendo a se AMAR

Naquele tempo, o Senhor escolheu outros setenta e dois discípulos e os enviou dois a dois, na sua frente, a toda cidade e lugar aonde ele próprio devia ir.
E dizia-lhes: “A messe é grande, mas os trabalhadores são poucos”. Por isso, pedi ao dono da messe que mande trabalhadores para a colheita. Eis que vos envio como cordeiros para o meio de lobos. Não leveis bolsa nem sacola nem sandálias, e não cumprimenteis ninguém pelo caminho! Em qualquer casa em que entrardes, dizei primeiro: ‘A paz esteja nesta casa!’ Se ali morar um amigo da paz, a vossa paz repousará sobre ele; se não, ela voltará para vós. Permanecei naquela mesma casa, comei e bebei do que tiverem, porque o trabalhador merece o seu salário. Não passeis de casa em casa.
Quando
entrardes numa cidade e fordes bem recebidos, comei do que vos servirem, curai os doentes que nela houver e dizei ao povo: ‘O Reino de Deus está próximo de vós’.
Mas, quando entrardes nu­ma cidade e não fordes bem recebidos, saindo pelas ruas, dizei: ‘Até a poeira de vossa cidade que se apegou aos nossos pés, sacudimos contra vós. No entanto, sabei que o Reino de Deus está próximo!’ Eu vos digo que, naquele dia, Sodoma será tratada com menos rigor do que essa cidade”.

Esse evangelho , tem uma versão de Jesus, no momento que ele faz o envio de seus amigos, porque ele vos amava e certamente ele queria cuidar bem deles, que ele manda que seus amigos passem de casa em casa levando seu anuncio
 Naquele lugar que eles foram rejeitados, que eles sacudam a poeira do pé, que eles joguem tudo fora e que não levem nada de ruim daquilo que o povo quis entregar.
Como é que nós vamos ser felizes no mundo se a gente carrega um peso desnecessário que muitas vezes nos foi colocado pelo próprio ato de andar, de viver, de ser quem a gente é, o tempo todo você passa pela experiência de receber do outro as influências e as informações do outro e nesta mistura que você vai se construindo como pessoa no mundo, a gente não consegue ser só o que a gente quer , a gente é também um pouco do que o outro quis pra gente e a matemática inteligente é a gente equilibrar bem, o que eu quero pra mim com aquilo que o outro quis também e ai eu vou me construindo como pessoa
. Deixando me influenciar por aquilo que é bom, quanto é que Jesus disse:
Se você for bem recebido, alimente-se daquilo que a pessoa tem pra lhe dar,  e aqui Jesus não fala apenas de coisas material não minha gente, se você for bem recebido, se você percebeu que o outro tem capacidade de fazer você crescer nesta vida, permaneça ao lado dele, permita que o outro deposita em você aquilo que ele tem de bom sobre você.
Agora se você percebe que aquilo que ele ta te entregando não fará bem a você, tire até a poeira do seu sapato para que você não leve nada daquilo que o outro tentou te deixar de estragado.
Se te tratou bem, se foi benéfico com você, se você sentiu nos olhos dele que ele estava comprometido com a sua felicidade, absorva o máximo, coma, beba, fique, permaneça, seja amigo. Agora se você descobriu que o outro está lhe dando um alimento que não é favorável a sua saúde física, a sua saúde espiritual, retire até mesmo a poeira do sapato, porque poeira pode trazer uma série de malefícios, tudo que está empoeirado corre o risco de estar contaminado.
Muitas vezes entregamos para o outro as poeiras da alma, muitas vezes causamos um malefício danado na vida do outro ,com uma frase que a gente diz ,e tem pessoas que adoecem com o que escutam dos outros.
A palavra tem o poder de empoeirar o nosso ambiente, Jesus tem muita sabedoria no momento que ele fala e você tem que sacudir mesmo, NÃO LEVE com você aquilo que foi malefício, NÃO LEVE com você aquilo que não valeu a pena.
Sabe porque minha gente, nós estamos falando de amizade, nós estamos falando de doação pro outro, mas o primeiro movimento da amizade, é a gente com a gente mesmo.
A pessoa que se ama, ela se cuida o tempo todo . A pessoa que não se ama, ela vive a deriva, a pessoa que não se ama, ela não se cuida, ela não está nem ai se aquele que está entrando na vida dela vai deixar um benefício ou vai deixar um malefício, porque pra ela não faz diferença.
A falta de amor próprio lhe coloca no mundo como vítima de tudo que lhe acontece, não está nem um pouquinho preocupada e nem um pouco comprometida com a sua felicidade porque ela já se acostumou a perder, ela internalizou todos os inimigos que ela teve na vida e ela foi vencida por eles naquele instante e continuará sendo vencida a vida inteira.
Então você precisa ser dono de você e você precisa dispor de você aqueles que estão do seu lado, ai então você é pessoa, caso contrário você é apenas indivíduo.
Nós não nascemos pessoas, nós nascemos indivíduo e no processo da maturidade a gente vai alcançando a condição de pessoa, por isso que quanto mais maduro a gente está, maior a nossa facilidade de lidar com o sofrimento.
Por que você vai tomando posse do que você é, tudo aquilo que você tem de bom com tudo aquilo que você tem de ruim, comprometendo-se a valorizar-se nas pequenas coisas, lançar um olhar amoroso sobre si mesmo todos os dias, porque só entende de perdão, aquele que sabe lançar um olhar de misericórdia sobre si mesmo todos os dias.
O que é a depressão, a angústia e a ansiedade. É a falta de amor por si mesmo, é a perda do sentido da vida, é a incapacidade de olhar-se com um pouquinho mais de amor, é aquela pessoa que aceita qualquer coisa da vida.
É aquela pessoa que não tem mais nenhum cuidado consigo, porque ela já perdeu o valor referencial do que ela tem como pessoa.
Gente, por exemplo uma pessoa que vive uma vida de promiscuidade sexual, cada dia ela está com um, um dia ela transa com um, um dia ela transa com outro e você pode dizer, há,  mas isso é a vida moderna. Certo, mas é a conseqüência pior da vida moderna que é a perda do sentido da vida e do corpo e do valor como pessoa.
É a pior coisa quando você descobre que a pessoa deixou a sua dignidade para se tornar uma praça pública. Existem pessoas que são semelhantes as praças públicas, todo mundo passa, joga o seu lixo e ninguém volta pra cuidar depois.
E ai você encontra estas pessoas socializadas dentro dos nossos meios, em nome de uma modernidade, em nome de uma autonomia, em nome de uma liberdade que a mulher conquistou e ela se sente no direito de passar a sua vida inteira experimentando e o pior, os outros fazendo dela, tornando-a, transformando-a em espaço público que não merece ser respeitado.
Porque você não tem placas proibido pisar na grama, proibido agredir, proibido usar e depois ir embora, vocês não tem essas placas. Nós não saímos por ai com as plaquinhas. Não abuse de mim, me respeite, porque essa placa não está escrita em palavras, ela está escrita nos seus olhos.
É você com o seu jeito de olhar, com o seu jeito de ser gente, é o caráter que está exposto no seu rosto que vai dizer ao outro o que ele pode fazer com você ou não, nós é que no momento em que nos construímos como pessoas é que sinalizamos o nosso território.
Caso contrário as pessoas virão, acharão que nós podemos tudo e farão tudo que querem conosco mesmo. Eu sempre digo, as mulheres que são agredidas fisicamente pelos seus maridos, no dia em que ela recebe a primeira agressão, ela que vai determinar para ele, se ele vai ter o direito de agredi-la pela vida inteira ou não. É o jeito de como ela olha pra ele, não é nem uma palavra e nem um grito que vai dizer lhe não me bata, mas é o seu jeito de ser mulher.
O agressor, só se torna agressor, porque a vítima o autoriza e nós precisamos tomar consciência disso, porque quando a falta de amor próprio se instaura dentro de nós, nós nos tornamos incapacitados de lutar por nós mesmos, nós nos tornamos territórios baldios, e é assim, território baldio funciona desse jeito, você passa e vê que já está sujo mesmo e você precisa colocar o seu lixo fora, o que você faz, não tem ninguém olhando mesmo, já está cheio de lixo, não vai fazer a diferença, um pouquinho de lixo a mais, um pouquinho de lixo a menos, joga tudo ali, este é o grande problema do terreno baldio.
Porque ninguém está responsável por cuidar, ninguém está fazendo sentinela para que os outros não continuem tratando como terreno baldio, todo mundo vai jogando o seu lixo e vai ficando.
Minha gente, é lamentável que em muitos momentos de nossa vida, a gente assume a condição de terreno baldio , porque os outros percebem em nós, esse ali você não precisa respeitar muito não, você olha e já vê logo que aquela menina ali é fácil, é lamentável isso.
Você olha para o rapaz e percebe, é aquele ali não é muita coisa não. É lamentável que a gente vai colocando na nossa cara a condição de homens e mulheres que não se amam e por isso não serão respeitados e por isso não serão amados.
Tanto é que hoje existe uma questão que me preocupa muito,os rapazes estão todos dispostos a viver as suas aventuras mas ninguém quer namorar,
Você pergunta, você ta namorando? Mais ou menos.
 O que é o mais ou menos no namoro? Não sabe se ta, se não ta, se um dia ele liga, vem ou não vem, é um terreno baldio, viu em você um terreno baldio que não precisa nem dar notícia.
Quando ele passa e acha que faz bem jogar o lixo ele joga, depois passa um tempo fora e depois volta de novo e você aceita, ainda faz carinha boa na hora que ele chega, ai você vai vivendo a condição de terreno baldio.
Se ele percebe que a moça é séria, depois de uns 3, 4 dias que ele ficou com ela, que ele sabe que não vai poder enrolar o que ele fala? Olha, você é uma pessoa muito simpática, muito bacana, MAS...
Ele só não tem coragem de complementar, mas ele deveria falar assim, desculpa a palavra, eu prefiro uma vadia. Eu prefiro aquela que viva a condição de prostituta no mundo de hoje sem saber que é. Na verdade o que ele precisa dizer com coragem é isso.
Porque ele não faz a opção pela moça que vai dar mais trabalho a ele, porque ele quer continuar-se a aventurar-se, e se ele percebeu nos olhos daquela mulher que não é uma qualquer que ele não vai poder sair e chegar na hora que ele quiser.
 Que ele vai ter que manter compromisso  e isso ele não quer, porque é muito mais fácil viver na aventura, ele não precisa fazer muito esforço.
A maioria das pessoas estão dispostas a viverem as aventuras, pra que ele vai comprometer-se com alguém, se ele está ai aos 20, 22 anos de idade e ele está louco para aproveitar a vida, ir atrás de todas as micaretas que acontecem no Brasil por ai a fora e grudar o chiclete nos pés e grudar o chiclete no asfalto, chiclete, chiclete, chiclete.
 Sou praieiro,tô solteiro, não tem uma coisa assim?Estão todos com as suas lanças nas mãos, e o pior, acerta o seu coração que não quer viver essa condição e daqui a pouco você se sujeita a comer essa comidinha de terceira ou quinta categoria, porque você acha que ele vai se ajeitar um dia.
E ai minha gente, nós vamos perdendo essa primeira amizade que nós temos que ter com nós mesmos, esse primeiro amor pelo qual a gente não consegue ser gente. Essa banalização que é própria do mundo de hoje ela atinge de cheio a nossa casa, ela atinge a nossa mentalidade.
 E por isso que cada vez eu me convenço: Tem Povo que reza, mais não pensa, não adianta, se a oração não fizer conexão com a mudança da mentalidade, não adianta absolutamente nada, o que agrada o coração de Deus é uma conduta correta e conduta só pode ser correta, a partir do momento em que a nossa mentalidade saiu do horizonte desta história.
Quando nós já não começamos a aceitar aquilo que é a regra do mundo para a nossa vida, por que todo mundo faz você tem que ir também? Atrás do trio elétrico já não vai quem já morreu? Então que deixe os mortos ir, por que eu quero continuar viva, eu quero continuar viva por que eu ainda acredito no meu valor como pessoa, não estou dizendo que a gente não tem que ter as nossas diversões na vida, eu gosto mesmo, gosto de assistir uma boa música, gosto de estar com as minhas amigas, mas não preciso cair na condição de ser uma mulher, uma prostituta pra poder viver isso, nós não precisamos disto não.
E se você ainda está vivendo a condição de encalhada, agradeça a DEUS minha filha. Por incrível que pareça, o encalho no mundo de hoje é um sinal de que você é exigente, que você não aceita qualquer coisa, não é? É muito melhor que ele olhe pra você e diga, olha você é muito simpática, mas...
E tem outra, tem muito homem bom que está do outro lado, por que ele também pensa assim, ele também está precisando de alguém que o leve a sério, não é só a mulher que vive esse problema não, os homens também estão banalizados.
Você já viu aquele carnaval na Bahia, aquele corredor que vai todo mundo beijando na boca, sabe aquela musiquinha. Já sei namorar, já sei beijar de língua agora só me resta sonhar, eu sou de ninguém, sou de todo mundo e todo mundo é meu também. Não tem uma coisa assim? É a mentalidade, eu não posso acreditar que uma pessoa que tenha respeito por si mesma, possa viver essa perspectiva.
Precisamos  viver o namoro na hora certa, depois o namoro tem tanto sabor, é tão diferente,a gente vê o quanto eles esperam por aquele momento, mas quanto maior a distância para se chegar, maior a satisfação para obter o resultado, essa é a luta, restaurar dentro de você o processo de amor próprio.
Daí umas pensam, há mas eu sempre fui uma mulher fácil. Fica difícil agora, sua vida não acabou, reconstrua a sua história, por que quando Jesus entra na nossa vida, a primeira coisa que ele faz com a gente, é fazer a gente a se amar.
A filosofia cristã diz: quem não se possui, não poderá ser disponível, não poderá estabelecer relações saudáveis e isso vale para todos os aspectos da vida, as vezes a gente não consegue ser amigo do outro, por que a gente não é amigo da gente mesmo.
A psicologia nos diz, que até mesmo os nossos defeitos físicos, se você não se reconciliar com ele, você não vai conseguir ser feliz, tem gente que tem horror do nariz que tem,  e as vezes com razão, mas fação um processo de amar esse nariz , não tem jeito, ta ai e o pior que é bem no meio da face e a primeira coisa que os outros vê.
 Viva essa reconciliação, por que se não todo mundo vai achar feio mesmo, por que você só sabe que tem nariz, você fixa toda a sua atenção no seu nariz e você esquece do resto. Você é o seu próprio inimigo intimo e é fácil combater os outros, mas a si próprio é difícil.
E tem tanta gente que quando você percebe que ela está reconciliada consigo mesma você diz, gente ela é feia mas é bonita e as vezes você encontra gente linda que são sem graça, sem tempero.
Ai é que nos recordamos as palavras de Jesus, não valeu a pena aquilo que você viveu, tire até mesmo a poeira dos seus sapatos para que nada mais lhe recorde aquele acontecimento e por incrível que pareça os defeitos da alma não incomodam tanto como os defeitos físicos  e isso é lamentável, por que estamos muito mais preocupados com uma silhueta perfeita do que com o nosso caráter.
 O caráter é que faz a diferença na vida, o caráter é que faz a pessoa permanecer do nosso lado a vida inteira, por que o corpo perde o seu atrativo, uma coisa é você ser capaz de despertar no outro o prazer temporário e outra coisa é você fazer com que ele queira permanecer no seu lado o resto da vida e o atrativo do corpo ele passa muito rápido, basta você conquistar.
Ta ali linda e maravilhosa enquanto está inatingível, depois o que alimenta, o que faz o elã do casal é muito mais do que um corpo bonito, é a satisfação de você sentir que sua alma foi acompanhada.
Gente o amor nos faz abrir os olhos pra gente descobrir jardins por dentro de nós que a gente não sabia que tinha, é maravilhoso você ver que o outro aponta com o jeito dele alem de ser namorado, marido, mas amigo. E o grande problema nos casamentos é quando eles só conseguem ser amantes e não são mais amigos e ai você tem a sensação que seu corpo é o objeto de prazer dele. Vamos ver no outro não um objeto de prazer mas alguém que da esperança da gente viver o resto dos dias de nossas vidas.
Se alguém não consegue se amar, ele nunca vai ser a expressão do amor de deus na vida dos outros, amem-se, cuidem-se, descubram que a primeira amizade a ser vivida é você com você mesmo.
 De não permitir que os invasores entram quando querem. Não permitem que baguncem a sua alma, que façam o que quiserem com você, amem-se.
Tem defeitos, TEM, todos nós temos e o bonito é a gente descobrir que nós só temos o direito de transformar no outro o que de fato precisa ser transformado, lembram aquela musiquinha do Balao Magico que a Simony cantava.
Se tem bigodes de foca, nariz de Tamandua, também um bico de pato, jeitão de sabia. Mas se é amigo, não precisa mudar, e tão lindo deixa assim como está e eu adoro é claro, bom mesmo é a gente encontrar um bom amigo.
Você já se sentiu meio assim, inadequado pro mundo? Quando você descobre-se assim e consegue amar o que você é, é como quebrar um vaso e querer dar um jeito nele depois, vamos restaurar então, vamos unir as peças para que não se percam.
 O problema é quando a gente descobre que é assim e a gente desanima e a gente vive com aquele retrato ruim de nós mesmos,
Agora  quando a gente descobre que os nossos defeitos não devem ser a ponte da nossa destruição, é ao contrário, sair daquilo que nos destrói para ir ao encontro daquilo que nos salva.
A opção mais fácil é a gente não gostar da gente mesma, não precisa nenhum esforço pra desistir, dizer chega, tenho bico de pato e jeitão de sabia e não sei o que eu sou, acha que ninguém pode se apaixonar por você, acha que ninguém vai querer ficar com você o resto da vida, é por que você ainda não esta querendo ficar com você o resto da vida, porque o dia que o amor de Deus se transformar em uma realidade na sua vida, você pode ter certeza que você será diferente, as pessoas durarão mais ao seu lado, você não será abandonado no final da vida, por que você soube viver a experiência do seu amor próprio.
A gente não precisa amarrar ninguém em nós pra que eles não vão embora, a gente não precisa querer possuir, a gente não precisa querer tomar posse da vida do outro pra nós termos segurança de que não vamos ficar sozinhos, não, basta você investir bem no seu crescimento, basta você investir na sua maturidade, por que o mundo hoje está carente de pessoas maduras, o mundo hoje esta carente de pessoas que façam a diferença , o mundo está carente de pessoas que tem respostas sábias, nós precisamos nos transformar em sabedorias que os outros possam buscar.
Chega de viver de qualquer jeito, não importa qual foi a vida que você teve até o dia de hoje, não importa o que você fez de seus dias até agora, vamos sacudir a poeira do Pé, é Jesus que está nos enviando hoje esta mensagem bonita de você conquistar o primeiro território nesta vida que precisa ser conquistado que é  você mesmo, não queira evangelizar o mundo sem antes ter passado pela evangelização, não queira tocar o outro se antes o seu coração não viveu a experiência profunda do toque do senhor.
O que você fez com você ate o dia de hoje? Já foi seu amigo o suficiente, ta sabendo ser o amigo que você precisa? Está se desafiando na hora certa? Está se propondo a viver o que você precisa viver? Ou você está legitimando o poder do inimigo dentro de você, no momento que você não acredita no que você pode, no que você é capaz, porque DEUS entra na nossa vida capacitando-nos para que possamos vencer.
Pense, se hoje você pode considerar-se amigo de você mesmo, se você esta lutando a favor de você. E o que o Senhor quer é soprar-nos esta notícia, chega de sentir-se no último lugar, ainda há uma festa preparada pra você.
Agora rezem a Deus, peça a ele que você tenha a graça de tornar-se seu amigo, peça a Deus para que você tenha a graça de descobrir o valor de você ser quem você é, você que tantas vezes não soube sinalizar o seu território, que tantas vezes foi saqueado pelos poderes do inimigo, você que tantas vezes insistiu de carregar a poeira do desafeto pra dentro de casa.
 Que tantas vezes insistiu de levar consigo a marca do desamor, as marcas das feridas, do amor não amado, do abuso sexual. Do desrespeito pelo seu corpo, você que tantas vezes foi vítima do amor dos outros, que tantas vezes foi vitimado pela incapacidade de ser gente do outro, que tantas vezes não soube colocar cerca no seu território, não soube proteger-se e foi saqueada de maneira tão injusta.
Peça a Deus a graça para que você volte a se amar, peça a Deus a graça de retomar hoje o amor por si mesma, que você esqueça tudo aquilo que foi passado e não valeu a pena.
Ninguém pode tornar-se amigo de si mesmo e  assumir essa maturidade se não for pelos poderes de Deus, são as 3 divindades, ao pai o atributo de criar, ao filho o atributo de salvar e ao espírito o atributo de santificar, e sabe o que é santificar, é colocar amor, por que o espírito é o amor que transborda entre o Pai e o Filho que gera uma terceira pessoa, por isso que todo o processo de santificação na nossa vida, começa pela força do espírito.
Santificar é você demarcar o território, já não sou terreno baldio, se você já viveu como um terreno baldio, mas não precisa ser mais, você demarca o território e a partir de hoje você diz, só entra aqui quem retirar as sandálias dos seus pés, só vai entrar nesta vida se for para corroborar o amor de Deus em mim, se for pra me lembrar quem eu sou, não pra me fazer esquecer, mas se for pra me lembrar a pessoa que eu sou e aquilo que Deus quer que eu seja.
Pela força do espírito Santo, nós começamos a demarcar o nosso território e o mais bonito, a gente começa a fazer sentinela para que ninguém venha ultrapassar os muros da nossa cidade e venha banalizar as nossas praças e banalizar aquilo que pra nós é importante.
Por que na força do altíssimo, nós declaramos que nós não somos terrenos baldios, que o nosso corpo não é território do profano, que nós somos é território do sagrado e que a nossa vocação primeira é buscar as coisas do alto, e viver em busca desta eternidade que já começa acontecer aqui em nós, que já começa acontecer aqui no momento que nós santificamos a santidade de Deus na nossa vida e proclamamos com todas as forças do nosso coração.
 Eu quero ser aquilo que Deus quer e só vai entrar nas suas vidas aquelas pessoas que quiserem o mesmo que Deus quer pra você.
O cano pode estar enferrujado, mas a água que passa dentro tem que ser pura.

domingo, 4 de setembro de 2011

MOTIVOS DA RESIGNAÇÂO

PALESTRA do dia 01 de setembro de 2011


EVANGELHO:



            " Vinde a mim, todos os que andam em sofrimento e vos achais carregados, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração, e achareis descanso para as vossas almas. Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve. (Mateus, XI: 28-30)"

             Todos os sofrimentos: misérias, decepções, dores físicas, perdas de seres queridos, encontram sua consolação na fé no futuro, e na confiança na justiça de Deus, que o Cristo veio ensinar aos homens. Sobre aquele que, pelo contrário, nada espera após esta vida, ou que simplesmente duvida, as aflições pesam com todo o seu peso, e nenhuma esperança vem abrandar sua amargura. Eis o que levou Jesus a dizer: “Vinde a mim, vós todos que estais fatigados, e eu vos aliviarei”.
            Jesus, entretanto, impõe uma condição para a sua assistência e para a felicidade que promete aos aflitos. Essa condição é a da própria lei que ele ensina: seu jugo é a observação dessa lei. Mas esse jugo é leve e essa lei é suave, pois que impõe como dever o amor e a caridade.

Nesta noite foi feito um relato de uma experiência vivenciado por uma trabalhadora da SERV, onde
após ter sido vítima de um AVC, compartilhou com o público sua experiência de aflição porfé e resignação.
Apontou seus  procedimentos de orar com fé e agradecer por todos os anos que tivera a oportunidade de ensinar , como professora e ter chegado e expositora espírita, função exerceu sempre com muito amor e cuidado com colocando o máximo de qualidade nesta tarefa fe evangelização.

Ter sido abençoada com a cura prossegue no seu trabalho com dedicação enquanto a espiritualidade assim o desejar.

SERV, 01 de setembro de2011

' O homem pode abrandar ou aumentar o amargor das suas provas, pela maneira de encarar a vida terrena. Maior é o eu sofrimento, quando o considera mais longo. Ora, aquele que se coloca no ponto de vista da vida espiritual, abrange na sua visão a vida corpórea, como um ponto no infinito, compreendendo a sua brevidade, sabendo que esse momento penoso passa bem depressa. A certeza de um futuro próximo e mais feliz o sustenta encoraja, e em vez de lamentar-se, ele agradece ao céu as dores que o fazem avançar. Para aquele que, ao contrário, só vê a vida corpórea, esta parece interminável, e a dor pesa sobre ele com todo o seu peso. O resultado da maneira espiritual de encarar a vida é a diminuição de importância das coisas mundanas, a moderação dos desejos humanos, fazendo o homem contentar-se com a sua posição, sem invejar a dos outros, e sentir menos os seus revezes e decepções. Ele adquire, assim, uma calma e uma resignação tão úteis à saúde do corpo como à da alma, enquanto com a inveja, o ciúme e a ambição, entregam-se voluntariamente à tortura, aumentando as misérias e as angústias de sua curta existência.'


QUE ASSIM SEJA