quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

RESULTADO DOS GANHADORES DA AÇÃO ENTRE AMIGOS "SERV"

 
 

 
1º PRÊMIO  Nº 372  - MARIA ALICE GUIMARÃES
 
2º PRÊMIO  Nº 186 - JURACI A SARTA
 
3º PRÊMIO  Nº 528 - GREICY ALMEIDA
 
4º PRÊMIO  Nº 473 - ANDRÉIA DE A DA SILVA
 
5º PRÊMIO  Nº 685 - POLLIANA W MACHADO
 
 

         

sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

PALESTRA DO DIA 15 DE DEZEMBRO DE 2011

JESUS: O MESTRE DOS MESTRES

Evangelho Segundo o Espiritismo, cap. 1  “Eu não vim destruir a lei.”

      Jesus é incontestável!
     Não se duvida da sua existência nem da importância que tem na nossa vida.
     Jesus é fato! Esteve encarnado entre nós e continua e continuará sempre presente.
     Nunca, nem antes, nem depois dele alguém ostentou uma personalidade tão rica, misteriosa e fascinante. Ele destilava sabedoria e era exímio na arte de pensar.
     Jesus abalou os alicerces da história humana através da sua própria história. Seu viver e seus pensamentos atravessaram gerações, varreram os séculos, embora ele nunca tenha procurado status social ou político.
     Mesmo sem se submeter à cultura do seu tempo, produziu pensamentos de inconfundível complexidade e perturbou a inteligência dos homens cultos da sua época.
     Jesus nasceu em uma família pobre, vestia-se com muita simplicidade, andou descalço a maior parte da sua vida, não teve nenhum privilégio  econômico e social. Conheceu intimamente as dores da existência, contudo, ao invés de se preocupar com seu sofrimento e suas necessidades, ele se preocupava com as dores e as necessidades alheias.
     Sofreu a intolerância política e foi tolerante e dócil com seus opositores. Vivenciou perseguições desde a infância, foi incompreendido e rejeitado, zombaram dele, cuspiram em seu rosto, foi ferido física e psicologicamente. Apesar de tudo não desenvolveu nenhuma emoção agressiva e ansiosa, pelo contrário, exalava tranquilidade e ainda tinha fôlego para discursar sobre o amor, no seu poético sentido, ultrapassando todos os limites da previsibilidade psicológica.
     Tinha plena consciência do que fazia, Era seguro, determinado, flexível e extremamente educado. Informava pouco e educava muito.
     Jesus é a vida em representação máxima do Criador, como modelo para a humanidade em todos os tempos.
    Jesus é o governador da Terra, cuida e zela por ela.

SÃO CARACTERÍSTICAS DA PERSONALIDADE DO MESTRE JESUS


*Filtrava os estímulos estressantes
*Não fazia da sua memória uma lata de lixo das misérias existenciais.
*Não gravitava em torno das ofensas e rejeições sociais.
*Pensava antes de agir.
*Era convicto no que pensava e gentil na maneira de expor seus pensamentos.
*Transferia a responsabilidade de crer nas suas palavras e segui-lo, aos próprios ouvintes.
*Vivia a arte do perdão. Podia retomar o diálogo a qualquer momento com as pessoas que o frustravam.
*Era um investidor em sabedoria diante dos invernos da vida. Fazia das suas dores, poesia.
* Não fugia do sofrimento, mas enfrentava-os com lucidez e dignidade.
*Quanto mais sofria, mais sonhava.
*Não reclamava nem murmurava. Supervalorizava o que tinha e não o que não tinha.
*Geria com liberdade seus pensamentos. As idéias negativas não tinham lugar na sua mente.
*Era um agente modificador da sua história e não vítima dela.
*Não sofria por antecipação.
*Rompia todo cárcere intelectual. Era flexível, solidário e compreensível.
*Brilhava no seu raciocínio, pois abria as janelas da sua memória e pensava todas as possibilidades.
*Contemplava o belo nos pequenos eventos da vida.
*Não gravitava em torno da fama e jamais perdia o contato com as coisas simples.
*Vivia cada momento da vida com intensidade. Não havia sombra de tédio, rotina e angústia existencial.
*Era sociável, agradável, relaxante. Estar ao seu lado era contagiante e estimulante.
*Vivia a arte da autenticidade.
*Sabia compartilhar sentimentos e falar de si mesmo.
*Vivia a arte da motivação. Conseguia erguer os olhos e ver as flores antes que as sementes tivessem brotado, antes de cair  das primeiras chuvas.
*Não esperava muito das pessoas que o rodeavam, nem das mais íntimas, embora se doasse  intensamente por elas.
*Tinha enorme capacidade de encorajá-las, ainda que fosse com um olhar. Usava os seu erros como adubo da maturidade e não como objeto de punição.
*Sabia estimular as suas inteligências e conduzi-las a pensar em outras possibilidades.
*Conseguia ouvir o que as palavras  não diziam e ver o que as imagens não revelavam.
**A ninguém considerava seu inimigo, embora alguns o considerassem uma ameaça para a sociedade.
*Conseguia amar com um amor incondicional, um amor que ultrapassava a lógica do retorno.

Grande parte do que é conhecido sobre a vida de Jesus é contado por seus apóstolos: Matheus, Marcos, Lucas e João nos livros do Novo Testamento..
     O Mestre Jesus é hoje o instrutor do mundo e continua trabalhando, incansavelmente, pelo despertar da consciência crística da humanidade. Como homem encarnado ofereceu-nos um espelho para a visão mais gloriosa de nós mesmos, a de filhos de Deus, capazes de amar incondicionalmente e de transcender todos os limites da matéria sobre a morte.
     “ Aquilo que eu faço, Também  vós sois capazes de fazer, e outras coisas ainda maiores.”
Com   essas palavras, afirmou mossa potencialidade divina. Jesus fez apenas sete sermões e quarenta e nove parábolas, mas concluiu com êxito sua missão de ancorar a energia crística de amor e sabedoria no planeta e garantir o desperta da humanidade.
     Foi graças aos seus ensinamentos de amor ao próximo e a Deus sobre todas as coisas que a ciência, a filosofia e as religiões puderam evoluir. Ele está  presente na solidariedade que vemos quando as pessoas são atingidas por tragédias.


“AMAI-VOS UNS AOA OUTROS, COMO EU VOS AMEI”.

“Vinde a mim, todos vós que estais aflitos e sobrecarregados, que eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei comigo que sou brando e humilde de coração e achareis repouso para as vossas almas, pois é suave o meu jugo e leve o meu fardo.”

“Que o Mestre dos Mestres” lhe ensine que nas falhas e lágrimas se esculpe a sabedoria.
“Que o “Mestre da Sensibilidade” lhe ensine a contemplar as coisas simples e a navegar nas águas da emoção.
“Que o “Mestre inesquecível” lhe ensine que os fracos julgam e desistem, enquanto os fortes compreendem e têm esperança.

Que assim Seja!

Bibliografia:
O Mestre dos Mestres: Augusto Cury
Os poderes de Jesus: Lauro Trevisan
Textos da INTERNET
O Evangelho Segundo o Espiritismo

Maria Alice Guimarães

segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

ESCOLHAS DETERMINAM SUA VIDA


É com muita alegria que nesta noite eu tenha a oportunidade de pegar as duas últimas frases dessas palavras do evangelho, desperta tu que dormes.
Minha gente, estas palavras são uma riqueza, a comparação com a luz é sempre muito bem vinda para todos nós, todos nós  sabemos o efeito que causa em nós o processo de escuridão.
Estar na escuridão é muitas vezes a opção de estar sem escolher, se você está num grande ambiente repleto de pessoas e você tem ali inúmeras saídas, mas se de repente as luzes que indicam a saída de emergência também são apagadas nos momentos das trevas, você não tem pra onde ir, você não tem como escolher.
O processo de escolher é uma riqueza tão grande, quando nos é dada a oportunidade de escolha, pode observar, o processo de educação dentro de casa, ele é mais rico, na medida em que os nossos pais nos educam para as escolhas, não para as determinações.
É muito triste você ser educado a partir de regras que determinam. É aquela velha história, NÃO PODE e você pergunta, mas porque não pode ? Não pode porque não pode. É a regra sem argumento, é a imposição sem a possibilidade da escolha, é quando nós estamos diante de um imperativo que não nos da a oportunidade de escolher.
As vezes eu fico tão intrigada, porque as pessoas entendem o Espiritismo ou qualquer outra religião como uma imposição de regras e NÃO é. Deus é especialista em nos dar a possibilidade de escolher, quem gosta de imposição é o Capeta, os obsessores, porque eles nos impõe uma única regra  que é a DESTRUIÇÃO.
Os obsessores não nos dão a possibilidade de escolher, o processo de imposição na vida humana dos obsessores, é sempre nos levar para baixo, para um lugar que nós não poderemos escolher depois, é restringir as possibilidades das escolhas, é fazer o ser humano viver a total domesticação aquilo que ele impôs .
É como você colocar um cachorro amarrado sem lhe dar água, sem lhe dar comida, e porque ele está amarrado, ele não tem a possibilidade de correr atrás, ele não tem a possibilidade de escolher a comida.
O processo de Deus em nós é diferente e por isso eu lhes parabenizo pela escolha que vocês fizeram de estarem praticamente todas as quintas aqui. O evangelho nos fala que a escolha por Deus, a escolha pelos caminhos santos, consiste você fazer o tempo todo a experiência de ser iluminado.
Estamos iluminados, estamos num caminho de luz, isso é, um caminho que nos oportuniza, que me dá oportunidades de escolhas e por isso que aqui na nossa casa espírita todas as crenças são bem vindas, fazendo o bem, não interessa a sua religião.
Minha gente, é tão fascinante você perceber o encontro de Jesus com as pessoas, quando Jesus coloca as pessoas na possibilidade de escolher, quando Jesus coloca sempre aquela pessoa na oportunidade de fazer uma escolha, é tão rico escolher.
Se a gente não escolhe na hora certa, a gente corre o risco de ficarmos condenados a levar aquilo que nos sobrou e é por isso que o evangelho nos fala de maneira Tão bonita, olha se você fez a opção pela LUZ, faça de tudo para que a luz permaneça acesa o tempo todo.
 Não volte atrás, não retroceda, porque o processo de Deus em nós é nos levar para encontrarmos os legumes frescos, a comida de boa qualidade, a água limpa, é a gente ter sempre a atitude de fazer a escolha certa no momento certo, para que depois a gente não venha a viver a dureza, a tristeza de estar condenados a não poder escolher mais.
Gente a palavra de Deus está sempre colocada para nos ajudar a escolher da melhor forma. O espiritismo só pode ser vivido de maneira saudável se ele for um exercício de escolhas, não é uma condenação, Deus não nos condena absolutamente nada, Deus nos propõe o tempo todo e a qualidade dessas escolhas é que vão determinando a nossa felicidade ou não.
Fazer escolhas é lançar luz sobre a realidade. Se você agora vive na luz do Senhor, comportai-vos como verdadeiras luzes. Onde você estiver seja testemunho da  luz que foi acesa no seu coração.
Nós temos que tomar cuidado para que o nosso território santo não seja uma hipocrisia religiosa que nos coloca como se nós fossemos melhores do que os outros. Ninguém está salvo, a palavra de Deus está aqui, se você acender a luz um dia, faça esforço para que esta luz seja mantida em você nos mais pequenos detalhes da sua vida.
Minha gente, cada vez mais eu me convenço que o grande desafio do espiritismo, é a gente ser a gente mesmo em qualquer lugar que a gente está.
A autenticidade é a palavra que vai nortear a nossa vida.
Eu sou espirita em qualquer lugar, eu sou espirita em qualquer situação. Porque o espiritismo não é uma máscara que eu uso pra usar em determinado lugar. Agora eu sou espirita e agora eu vou tirar a máscara porque aqui eu não preciso ser.
NÃO. Esse tipo de cristão não faz diferença , nos centros espíritas, porque ele não vai transformar absolutamente nada, ele é dispensável assim como funcionário mal é dispensado na empresa em que trabalha.
Você não tem como retirar a sua identidade de pai ou mãe, você não pode passar 4 dias da sua vida que você fala, meu filho esqueça que hoje eu não sou seu pai ou sua mãe. Você algum dia teve direito de fazer isso? Não tem.
Ninguém tem o direito de esquecer aquilo que é, e é isso que as palavras do evangelho fala, uma vez que esta luz está internalizada, uma vez que esta luz está conectada em nós, nós não temos mais como fugir desta perspectiva, então agora cuidado, porque você será observado como tal.
Se você é espirita, assumiu o compromisso de ser, você terá que ser em todas as situações da sua vida.
 Eu preciso de vocês, vocês são voluntários de Cristo comigo, lá na sua casa, na sua rua, na escola, no seu trabalho, você divide o ministério de Cristo no trabalho que você realiza, lá no escondidinho do seu lugar.
Lá você está dando testemunho em que a luz foi acesa em você e você não tem medo que esta luz seja apagada, sabe porque? Porque você zela por essa luz.
Não há como viver o espiritismo hoje sem a perspectiva do zelo. Eu sinto na minha carne minha gente, eu sinto na minha pele, as pessoas ficam querendo banalizar aquilo que eu acredito e é nessa hora que eu tenho que falar com os obsessores e dizer:
Deus entra na nossa vida e nos coloca bom gosto, e em qualquer lugar que nós estivermos, nós seremos capazes de fazer a triagem, isso me serve, isso não me serve. Nós não temos como criar o mundo só pra nós. Eu tenho que ter o desafio de ser espirita no mundo de hoje e pronto.
Nós poderíamos estar muito bem quietos nos nossos cantos, eu lá na minha casa e você na sua, mas Não. Nós não queremos ficar acomodados nas nossas casas, porque nós temos que contagiar a nossa cidade, a nossa cidade precisa saber que na nossa casa espírita   existe uma obra de evangelização, existe um trabalho social onde todo mundo pega junto, traz roupas, calçados, comidas e distribui aos mais necessitados, existe aqui nesta casa uma obra social que diz.
AQUI O EVANGELHO MANDA, aqui nós somos seguidores de Jesus na maneira que nós administramos o nosso dinheiro, na maneira que nós recebemos as pessoas que nos chegam, na maneira como nós celebramos, na maneira como nós nos despedimos, na maneira de como nós enfrentamos a fila dos passes, na maneira que nós enfrentamos a fila da biblioteca, o nosso testemunho perpassa tudo, porque nós estamos centralizados na certeza de que a fé em Jesus, ela nos coloca como homens e mulheres iluminadas no dia de hoje.
Eu não tenho o direito de pregar diferente e você não tem como querer ouvir diferente. Deus nos educa para as boas escolhas da vida.
A palavra de Jesus é tão certa quando ele da o exemplo da casa construída sobre a rocha e  da casa construída sobre a areia, como é que nós ficamos diante disto? Será que a minha experiência de Deus, é uma casa construída sobre a areia? Será que a minha experiência de Deus é uma casa construída sobre a rocha? Tudo depende das escolhas que nós vamos fazendo ao longo da nossa vida.
Tudo depende daquilo que a gente vai permitindo que entre no contexto das nossas escolhas. Aquilo que você escolheu hoje, ontem ou a dez anos atrás, isso vai virando um mosaico.
 As vezes você encontra uma pessoa derretida de infelicidade e se perguntando  como começar a recuperar aquilo tudo? Nós não podemos fazer milagre, eu não posso bater na sua cabeça e dizer seja feliz, não tem nenhum jeito de fazer isso e o processo das nossas escolhas que vão criando o espírito dentro de nós, e elas vão crescendo na medida que a gente alimenta tudo isso ou não.
Não há nem uma regra que nós vamos baixar e a tristeza e o desânimo vai embora de nós. É luta, não existe espiritismo sem luta, não existe cristianismo sem escolhas. E escolher é muito difícil minha gente.
O grande filósofo, ateu até, Sartre, ele dizia que as nossas angústias nascem das nossas escolhas, quando nós precisamos escolher, nós nos angustiamos, você ter duas possibilidades vai sempre gerar uma angústia em você. Mas essa angústia é saudável, ela nasce de um processo bonito de você ter possibilidades. Infeliz daquele que não pode escolher, que foi condenado a ser o que é.
E é por isso que o espiritismo ele é uma proposta de idéias para abrir a nossa cabeça para ver o que a gente escolhe no dia de hoje. É como se fosse um filtro que a gente coloca pra enxergar a realidade um pouco mais dilatada, pra gente ver melhor as coisas.
A minha religião é um óculos, é um filtro que eu coloco diante dos meus olhos para ver um pouco mais de amplitude as minhas escolhas. Será que eu estou agindo certo como mãe ou pai, será que eu estou dando aos meus filhos aquilo que verdadeiramente eles precisam de mim? Isso é o espiritismo dentro do cristianismo. Cada vez que se faz uma pergunta para poder enxergar se há luz ou se há trevas, ele está movido pelo espírito santo.
O espírito santo nos ilumina para a gente ter coragem de fazer essas perguntas. Nós precisamos mudar o tempo todo, se não o espírito não terá ação em nós
 Deus não terá chance na nossa vida se nós não quisermos escolher.  E o grande perigo mora ai, porque a gente para de escolher e os outros começam a escolher por nós.
Geralmente quando nós começamos a deixar que o outro escolha por nós, nós estamos confiando a nossa vida nas mãos de pessoas que a gente não sabe quem são. Esta é a luz que você mãe e pai, precisa acender na sua cabeça todos os dias. Como é que eu estou educando meu filho? O que é que eu estou colocando como herança definitiva para essa criança?
Sabem aquela frase famosa? Adote seu filho antes que um traficante o adote.
 Porque a maior influência que uma criança pode ter na vida chama-se PAI e MÃE, o resto é bobagem.
Agora você pode ter uma certeza, uma criança, um filho, não vive sem influências. Se você não for a influência dele, ele terá outras e as vezes essas influências virão de pessoas que você nunca soube quem são elas.
Nós o tempo todo como espiritas precisamos educar os nossos filhos para o cristianismo e educar, não é simplesmente abrir a Bíblia e ficar lendo a palavra de Deus no ouvido dele, Não, ele não tem nem estrutura para isso, ele não vai ter paciência para isso.
Ele vai precisar que você simplifique esse evangelho através de condutas. Dizer pra ele, meu filho seguir Jesus é você abraçar o coleguinha quando ele chegar aqui em casa. Seguir Jesus, é você receber bem as pessoas que estão entrando aqui em casa mesmo que você não as conheça, se está conosco é porque é nosso amigo, então você vem e cumprimenta todo mundo, não precisa ser um bicho do mato.
Você não precisa quebrar a metade da casa pra chamar atenção, NÃO. Educar na hora certa, nos evita ter que bater depois de grande. A palavra do evangelho é clara para nós, há uma conduta oferecida cada vez que nós acendemos a luz dentro de nós.
Na paternidade, na maternidade, na fraternidade, o jeito como nós somos amigos. Qualquer que seja a condição, nós precisamos zelar pelo o que é nosso e por aquilo que é precioso para nós. É por isso que o Evangelho fala, se a luz foi acesa ela tem que ser permanecida para ser LUZ.
 Eu não posso permitir que a luz que Deus colocou em mim, me faça convencer na condição de trevas. Por isso que em outra palavra Jesus diz, a luz foi acesa para ficar sobre a mesa.
Mas será que eu tenho o direito de dizer: Senhor, eu vou entrar neste lugar hoje aqui, mas eu prefiro por favor, eu prefiro ficar de baixo, não quero mostrar muito quem sou eu, não quero mostrar que sou espirita.
Ser Cristão não tem hora. Nós não temos o direito de escolher as horas que eu quero ser Cristão, da mesma forma como você não tem o direito de dizer: Hoje eu não sou a sua mãe ou seu pai, eu estou estressada, eu preciso ir ao shopping fazer algumas compras ou assistir ao futebol. Eu não estou agüentando ser casado com a sua mãe ou com o seu pai.
E isso tudo a criança ouvindo, esquece que eu existo pelo amor de Deus. E vocês já notaram que no mundo animal isso não existe. Nunca vi uma leoa deprimida dizendo que vai passear pela selva porque está cansada da cria. Ela sabe quem ela é.
Quando nós esquecemos quem nós somos, o outros nos fará a ser qualquer coisa. Por isso precisamos saber escolher, se escolhemos matar também morreremos, se escolhermos viver, também viveremos.
O Evangelho que nós pregamos aqui, é para nos ajudar no processo das nossas escolhas e quando vocês saírem daqui, é responsabilidade vocês levar essa luz acesa dentro de você, os obsessores vão continuar lá, atraente sedutor dando risada e querendo atrair vocês, mas são vocês que devem rir deles e dizer, eu não quero você por mais que você me queira.
A nossa capacidade de fazer escolhas na vida, eu sei que você é sedutor, mas eu fico pensando nos malefícios que você pode me causar e eu fico pensando que é melhor te renunciar.
Minha gente, há dentro de cada um uma estrutura humana, que quando você muda o essencial, tudo começa a girar com mais facilidade. Tem gente que pensa que para mostrar aos outros que Jesus entrou na sua vida, precisa colocar no pescoço uma cruz enorme para que todos vejam.
Mas se Jesus não muda o essencial, não adianta, porque se nós não mudarmos por dentro, o que é pior continua, não adianta sair com a Bíblia embaixo do braço.
Você acha que Deus está preocupado com o sapato que você está usando? Deus quer o nosso coração convertido, a capacidade de acolher o outro, esta capacidade de dividir o que a gente tem e o que a gente é, isso sim é agradável a Deus.
O Evangelho está dizendo, o que vai realmente fazer diferença no mundo, são o tanto de luzes que a gente acende com o nosso jeito de viver. Para de perder tempo com as bobagens que você acha que Deus vai ter que mudar na sua vida.
Deus, ele não pode fazer absolutamente nada com as nossas obras, se antes ele não for dono do nosso coração. Olha que coisa linda isso.
Uma obra, um evangelizador, ele só vai ter eficácia, na medida que ele fala do essencial, pregar sobre bobagens, isso não faz diferença. E você pode ter certeza que uma vez que você mexer no que é essencial na sua vida, você começa a ter os benefícios da mudança, você começa a viver o bom da vida, e você vai cada vez mais se fortalecer para que a luz permaneça acesa.
A luz já está acesa, mas nós precisamos mandar energias boas para que ela continue acesa, para que não vire blecaute e que no momento da escuridão a gente não tenha mais saídas.
Despertas tu que dormes. Desperta ainda TU que continuas achando que vai ser moleza. Não é moleza não e se você quer moleza, mude de religião, por favor, faça uma opção por alguma religião que não seja cristã.
Se você quiser moleza, mude para algum outro lugar que o Cristianismo ainda não chegou e vai viver lá. Agora se você fala, não Jaque, eu quero ser a referência de um ser humano que faz a diferença na vida. E o que eu lhes respondo.
 VEM SER CRISTÃO, porque nós estamos precisando de gente assim. Molenga não, gente molenga o mundo já está cheio. Nós queremos gente determinada e que diz, a partir de hoje eu vou fazer o meu esforço, porque eu quero as coisas melhores na minha vida e eu vou correr atrás e vou lutar por que eu sei que a graça de Deus está me auxiliando na luz que ela me acende.
Eu sei que eu posso chegar lá, por que Deus já desejou isso pra mim. Eu não vou permitir que os obsessores venham a me seduzir. Volto a dizer, escolher não é fácil, requer determinação.
E eu finalizo com essa frase de Albert Einstein, um físico alemão, renomeado no mundo e ele disse:
"Não tente tornar-se pessoas de sucesso. Prefiram tornar-se pessoas de valor." 


JAQUELINE FINKLER BRANDÃO