sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

PALESTRA DO DIA 16 /02/2012

AS PESSOAS SADIAS NÃO PRECISAM DE MÉDICOS MAS OS DOENTES SIM 


É muito difícil acreditar que uma pessoa que age por debaixo dos panos e faça falcatruas poderá um dia entregar o seu coração a Jesus.

Também é difícil imaginar que uma pessoa que pratique só o mal, um dia poderá ter a sua vida totalmente transformada. Porém pelo poder de Deus tudo é possível. 

Hoje quero tratar de um assunto palpitante. Faz muito bem ao nosso coração pensar e sentir que Deus está profundamente interessado em Seus filhos.

O tema da palestra de hoje é: AS PESSOAS SADIAS NÃO PRECISAM DE MÉDICOS MAS AS DOENTES SIM

A Bíblia relata a história de um homem chamado Zaqueu, que teve a sua vida transformada porque se encontrou com o Salvador Jesus. Está em Lucas Cap 19 versículos de 1 a 10.
O Senhor havia entrado na cidade de Jericó e a atravessava. A multidão arrastava Jesus de um lado para o outro. E havia ali um homem que queria ver o Mestre. Este fato não chama muita atenção porque durante sua vida e ministério muitas pessoas buscaram ver Jesus.

O que chamou a atenção é que aquele homem era um dos maiorais dos publicanos. Ele era de pequena estatura, mas , muito rico, e por causa da multidão, saiu correndo à frente e subiu numa árvore, por onde certamente Jesus haveria passar.

É certo que não conhecemos bem os planos de Deus para nossa vida, mas podemos pelo menos tentar nos colocar numa posição onde possamos ser alcançados por Jesus. E foi o que Zaqueu fez.

Deus em Sua sabedoria e providência tomou todas as precauções para que pudéssemos ser salvos. Podemos imaginar
Jesus passando pela avenida, apertado pela multidão, e quando chega exatamente debaixo da árvore sobre a qual Zaqueu está, Jesus pára.

Toda a multidão para juntamente com Ele. Todos em silêncio querem ver e saber porque Jesus parou. Zaqueu que está no meio dos galhos da árvore nem consegue se conter ao ver Jesus bem de pertinho.

Zaqueu pensa consigo mesmo: que privilégio o meu. Jesus parou bem aqui! De súbito, porém lembra-se de que é um maldito ladrão cobrador de impostos, odiado por seus próprios irmãos, seus concidadãos.

Enquanto está pensando em sua vida como uma verdadeira tragédia, considerando-se um homem vazio, Jesus olha pra cima, na sua direção.





Zaqueu tenta se esconder no meio da ramagem, mas o olhar de Jesus não lhe permite. Mais do que isso, Jesus lhe dirige a palavra e o chama pelo nome e diz: “Zaqueu, desce depressa, pois me convém ficar hoje em tua casa.” 

Eu queria que agora você imaginasse como  Zaqueu  deve ter se sentido quando ouviu Jesus pronunciar seu o nome. Penso que uma corrente de energia passou por todo o seu corpo, por todo o seu ser. E mais emocionado ainda deve ter ficado ao Jesus dizer que era necessário ir à sua casa.

Zaqueu não se sentia digno de receber em sua residência o Príncipe do Universo, O Rei dos reis, o filho de Deus. Não porque sua casa fosse simples, pelo contrário era um homem muito rico. Talvez porque se sentisse pecador.

A despeito deste sentimento, a Bíblia diz que Zaqueu desceu a toda pressa e O recebeu com alegria. Na verdade acho que Zaqueu saltou lá de cima.

Deve ter ido pra casa com um sorriso enorme nos lábios e com muita alegria no coração. Todo o povo ficou em suspense.
Como poderia Jesus, se hospedar na casa de um traiçoeiro? Ladrão do seu próprio povo? (Porque os cobradores de impostos eram empregados dos romanos).
 O que a multidão não sabia é que as pessoas sadias não precisam de médicos, mas as doentes sim.

Jesus não repreendeu a Zaqueu por ser um homem altamente desonesto. O próprio Zaqueu reconheceu que sendo amigo de Jesus, deveria agora mudar de vida e antes que Jesus dissesse qualquer coisa Zaqueu tomou uma decisão. Resolveu dar metade dos seus bens aos pobres e devolver quadruplicadamente ao que fora defraudado.

Ao que Jesus replicou: Hoje houve salvação nesta casa. A verdade é que Jesus está interessado em procurar os perdidos.

Em Lucas Cap 19 Vers.10, Ele diz: “Porque o filho do homem veio buscar e salvar o perdido.”. Está lá também em Gên Cap 3 Vers 9 -  Deus procurou Adão: “Adão onde estás?”  E em Reis Cap 19 Vers 9 - Deus procurou Elias: “O que fazes aqui Elias?”

Mas, há outra coisa bonita  neste relato que não pode ser esquecida: A presença de Jesus mudou a vida de Zaqueu. Deus nunca espera que nos entreguemos a Ele depois de nos tornarmos santos e bons.

Ele espere que nos entreguemos a Ele tais como somos. É Ele quem vai nos transformar e nos modificar.

Talvez hoje eu esteja falando para alguma pessoa que está completamente distante de Deus. Lembre-se meu amigo, lembre-se minha amiga, Jesus veio buscar e salvar os perdidos. Jesus está passando hoje e deseja pousar em sua casa.

Convide-o para entrar. Peça que perdoe seus pecados, porque por Seu amor Jesus nos salvou.
Vá a Jesus agora. Aceite-o como Salvador e Senhor.

Diga a Jesus neste momento: Tal qual estou, eu venho a Ti.
A sagrada escritura está cheia de pessoas que encontraram Jesus, viram nele um jeito diferente de ser gente.

Zaqueu disserto, vivia essa vida desregrada e sem solução, porque ele ainda não havia escutado falar de um Deus que preferia os pobres e miseráveis.

Zaqueu nunca tinha escutado alguém falar que Deus é capaz de preferir os que estão sofridos, tanto que ele não teve como estruturar a sua personalidade e ter um caráter que valia a pena, era um ladrão de impostos.

E ele por curiosidade sai de casa porque sabe da fama de Jesus e ele sobe em uma árvore pra ver se consegue enxergar, porque é pequeno de mais.
A tanto significado nesta pequenez, a tanto significado neste gesto de subir na árvore.
Mas o significado mais bonito ainda, é o gesto de descer, porque subir na árvore qualquer curioso sobe, mas descer da arvore e aceitar o convite de Jesus, precisa ser muito corajoso, porque difícil é você descer e aceitar o desafio de ser gente agora, porque esse Deus prefere você.

Agora anuncia para o ser humano, que apesar dele ser o pior de todos, ele é amado e ele é esperado para que ele desça da árvore e viva a intimidade do encontro.
Como é que eu fazendo o que faço, sendo o que sou e vivendo na surdina, Deus possa olhar para mim e querer alguma coisa comigo.

Como é que você pode acreditar em sendo você quem você é e sendo Deus quem ele é, possa existir em vocês uma historia de amor.
Eu sei que na sua cabeça está o fantasma de Deus lhe dizendo que você só é amado quando você faz tudo certo. Você cresceu acreditando que qdo troveja,Papai do Céu  está zangado com alguma coisa.
É muito mais fácil nós acreditarmos em um Deus que se vinga.

Mas ai, aquele que sobe na árvore é olhado nos olhos e quando a gente é olhado nos olhos, alguma coisa acontece dentro de nós, não da pra ser o mesmo.
Quando alguém nos olha nos olhos e nos enxerga, é como se nós fossemos empacados por um poder de revelar a nós mesmos.

E ai a gente reconhece, o que eu estou fazendo aqui em cima, o meu lugar é lá embaixo, eu preciso descer do meu orgulho, da minha pretensão, eu não quero só assistir o espetáculo, mas eu quero ser olhado por esse homem de perto e é o que Jesus faz.

Prende os olhos, nos olhos de Zaqueus e depois que foi olhado por ele, não tem como voltar mais.
E além de ser olhado, Jesus diz uma expressão que é, desce, porque hoje eu vou ficar na tua casa, não vou só dar uma passadinha ou tomar um cafezinho,tomar um chimarrão, eu vou é ficar.

Aquele que veio, veio para ficar e quando Deus fica na nossa vida, nós somos encontrados e um processo de transformação que vai acontecendo em nós.

Nós saímos da religião do espetáculo e vamos começar a caminhar os duros passos da religião da intimidade.
Como é que você como pessoa humana pode estabelecer intimidade com alguém? É acendendo luzes ou apagando?

 Se você quer de fato encontrar alguém e criar intimidades com essa pessoa, você precisa criar disposição para o encontro.

Não tem como ficar amigo, se a gente não se olha nos olhos, não tem como ser marido e mulher se a gente não se olha nos olhos, pq é olhando nos olhos que uma mãe sabe que seu filho está mentindo.

A mentira cai é no momento que nós olhamos nos olhos, não tem outro jeito.
O que fez Zaqueus ter mudado é ele ter olhado Jesus nos olhos e o fato de Jesus ter ficado com ele.

Somente depois do encontro e da caminhada é que nós temos a liberdade de dizermos que conhecermos a Deus.
Todos nós queremos encontrar alguma coisa, os infelizes a felicidade, os infiéis a fidelidade, os ladrões a honestidade.

 Mas é preciso dar passos para que esse encontro aconteça e todos nós errando ou acertando, precisamos ser encontrados e viver essa fecundidade desse encontro com Deus.

É muito mais bonito descermos da árvore e caminhar em direção aquele que nós precisamos pedir perdão.
Quem tem coragem de dizer, eu estou precisando de muito pouco, estou precisando de um olhar amigo, apenas alguém que seja capaz de encontrar vocês com os olhos.

As vezes um olhar amigo é tudo e o pouco que nós precisamos. A Pior coisa que tem na vida é você conviver com uma pessoa que tem espírito de vítima, ela está sempre assim: Nada da certo pra mim , to péssima, eu não vou nem falar pq você não tem tempo pra me ouvir mesmo e já sai.

Espírito de vítima é aquela pessoa que só se queixa da vida mas não faz nada para melhorar.
Sabe quem é o Deus dessas pessoas? É um ídolo, pq essas pessoas querem que a vida chova emprego, chova namorado rico bonito, sarado, chova mulher bonita sarada, inteligente, formada.

Nada presta, nada serve, nada está do jeito que ela precisa, porque ela tem o complexo de vida que se chama doença que não foi encontrado e que não tem coragem de encontrar também.

Porque no dia que de fato essa pessoa se encontrar, conhecer-se com responsabilidade, ela vai ter vergonha com o que ela está fazendo com ela mesma.

Todos nós de certa forma temos uma tristeza a ser aliviada ou uma angústia a ser jogada fora. Somos todos iguais. Se nós temos a maturidade de perceber que precisamos encontrar a Deus e viver com fé indo a seu encontro, de fato já fomos encontrados.

Eu não tenho outro destino de descer da árvore e ir atrás de Deus, porque eu sei que ele é o caminho, a verdade e a vida e você tem duas escolhas, ou você fica na árvore, ou você desce para o encontro.

Porque aquele que está te olhando e querendo fazer você descer, é um DEUS que te promete salvar e não um Deus que te ilude, e isso ele está te prometendo hoje e te promete sempre. Jesus quer salvar o seu coração.

Não perca mais tempo com aquilo que lhe impede de viver de fato, não perca mais tempo com rancor, com inveja, com o materialismo. Desça da árvore e procure um Deus que olhe nos seus olhos e lhe convida para viver de fato, amando e respeitando uns aos outros.E como dizia Renato Russo, é preciso amar as pessoas como se não houvesse amanhã, porque se você parar para pensar, na verdade não há.


Jaqueline Finkler Brandão 

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

APEGO

Palestra do dia 2 de fevereiro de 2012


O apego está relacionado ao agarrar-se. Agarrar algo é um ato superficial, não existencial.
Todos nós somos apegados a alguma coisa e sabemos o quanto sofremos quando temos que abrir mão daquilo a que estamos apegados.
O apego limita nossos verdadeiros desejos.
Quando estamos apegados somos mesquinhos, egoístas e não estamos seguindo o fluxo da natureza.
A natureza é desapegada.
Ex: a mãe que cuida dos filhotes (pássaros) e depois deixa-os voar livres, buscar seu próprio caminho.

PROPOSTA:
Faça uma reflexão interna e perceberá qual apego que está hoje me sua vida e que você está disposto a deixar fluir.

APEGO AO EGO.
Relaciona-se a ideias e pensamentos fracos, as pessoas apegadas ao EGO são menos compreensivas e mais preconceituosas.

APEGO ÀS OPINIÕES ESTREITAS
Esse é o tipo de apego em concepções, a opiniões fixas em relação à vida e as pessoas que se acham donos da verdade.

APEGO AO PRINCÍPIO DO PRAZER E DA DOR
São pessoas dependentes de bebidas, chocolates, vícios, drogas e até romances que não dão certo. Há inda o apego dentro da família. O caso da esposa que confesso que apanha do marido e que este maltrate os filhos. Mesmo assim ela confessa: “ Apesar de meu marido bater em mim e nos meus filhos, ele é trabalhador e não deixa faltar nada em casa”.

SÃO OS RELACIONAMENTOS DOLOROSOS que fazem sofrer.
Ficamos neles por apego, e não sabemos como  soltá-lo.

APEGO A RITOS E RITUAIS
Pessoas que se agarram em dogmas vazios, não sendo capazes de abrirem suas mentes e pensar por si mesmos, acreditam naquele que lhes foi dito ou que está escrito em um livro.
Visão limitada, capaz de enxergar a partir de um único ponto de vista.

O APEGO nos causa muitas dores, afeta negativamente nossas vidas. Nos leva à raiva e nos causa problemas emocionais e também às pessoas às quais estamos apegados.
O APEGO derrota a nossa baixa auto-estima: dependemos dos outros para gostar de nós mesmos.
O APEGO nos faz sujeitos sempre ao julgamento dos outros.
O APEGO é um hábito comportamental passível de ser modificado. Quando o apego for muito forte, não temos força para destruí-lo, mas é preciso encontrar maneiras de livrar-se dele, pois compromete nossa caminhada. É preciso DESAPEGAR-SE. O afastamento, a indiferença à determinada situações ou a algo material oportuniza o desapego.

DESAPEGAR-SE não é romper, nem deixar de amar, mas deixar que os outros vivam e desenvolvam seus projetos, seu crescimento espiritual tornem-se maduros e responsáveis por si mesmos, que possam exercer o livre-arbítrio.

O APEGO ÀS COISAS MATERIAIS
Quando nos apegamos demais às coisas materiais, nossa casa começar a virar um grande depósito de coisas inúteis, energias estagnadas. Isso acontece com as nossas vidas também.
A verdade é que a energia precisa circular, movimentar-se livremente, mudar de padrão, renovar-se. A verdade é que precisamos criar hábitos de desapego, de troca de renovação. Você pode gostar das coisas que conquistou, ter amor pelo que é seu, mas guardar o que não usa, é abrir espaço para que coisas novas cheguem às nossas mãos.
Esvaziar os armários, doar o que estivar em bom estado, e descartar aquilo que não tiver mais aproveitamento. Tudo isso sem o sentimento de que está perdendo alguma coisa. Aproveite e jogue fora cartas e fotos antigas de relacionamentos que não lhe deixam boas recordações. Estará se desfazendo também daquele sentimento negativo e de lembranças dolorosas.
Faça o mesmo com sentimentos perturbadores e paixões que te preenchem os espaços emocionais, impossibilitando teu crescimento interior.
Todos os exageros que homens e mulheres no que se refere à forma a física, com cirurgias, implantes, ginásticas modeladoras, anabolizantes, dietas rigorosas e técnicas de rejuvenescimento podem até adiar o fenômeno do desgaste orgânico, mas não conseguirão impedi-lo.
O corpo físico é transitório, o espírito é permanente, imortal. É preciso compreender que a evolução do espírito é que precisa ser a nossa prioridade, sem, contudo, queremos negligenciar a importância de cuidados ao nosso corpo físico, pois é ele a morada do espírito, um presente que o Criador nos deu para que cumpramos nosso trajetória nessa encarnação.
Quero abordar rapidamente sobre a CREMAÇÃO que já é muito comum nos nossos dias. Mesmo sendo um assunto que merece uma abordagem mais detalhada, tem muito a ver com nosso assunto de hoje, o DESAPEGO.
 Para que alguém possa optar pela cremação, deve ter muita consciência do desapego à matéria, caso contrário, o espírito recém desencarnado sofrerá com esse processo
.
Para concluir quero ilustrar com o que coloca Allan Kardec no “Livro dos Espíritos” (895) com referência ao apego:

“ O apego às coisas materiais constitui sinal notório de inferioridade pois quanto mais o homem se apega aos bens deste mundo, tanto menos compreende seu destino. Pelo desinteresse, ao contrário, ele prova que vê o ponto de vista mais elevado.

Assim seja!

Maria Alice Guimarães