sexta-feira, 3 de junho de 2011

O PRAZER DE VIVER

PALESTRA DIA 02/06/2011
       
Leitura do Evangelho: A Felicidade não é deste mundo-  Os tormentos voluntários

QUESTIONAMENTOS:

1) VC SENTE PRAZER EM VIVER?
2) EU MERECO SER FELIZ?

                        Iniciaremos a reflexão fazendo uma auto análise para detectar em que momento da vida cada um se encontra, C ada um terá a sua resposta, a minha, eu qualifico como meia idade, que vai dos 35-55 anos, aproximadamente, é um período de muitos questionamentos e também crises.

1)     Qual a importância espiritual da meia idade? Faixa etária considerada pelos especialistas dos 35-55 anos de idade é o período em que atravessamos crises de intensa reavaliação da existência.
2)     Tudo passa a ser reavaliado, nossas crenças e valores, sobre o queremos da vida e o que  estamos fazendo com ela através das escolhas que fazemos e principalmente, se somos felizes.
3)     Toda a reavaliação se sustenta para que descubramos a mais cobiçada das conquistas humanas que É O PRAZER DE SER FELIZ. 

Neste período de questionamentos que nos assolam, como quem somos nós, o que queremos da vida, qual a nossa missão prioritária diante da reencarnação, se estamos verdadeiramente felizes, também sobre as nossas escolhas, profissões, relacionamentos, amigos, arrependimentos e
muitos outros questionamentos surgem.

2) Como vêm as crises ?  Eu particularmente venho há certo tempo,  questionando tudo na minha vida. Mas, em regra, as crises vêm através das perdas, doenças e as provas diversas por que passa  nosso espírito.
                       
Porque somos prisioneiros, não somos livres, escolhemos segundo nossos pais, amigos, grupos e convenções sociais. Na meia idade nos damos conta que fizemos raras escolhas PESSOAIS E CONSCIENTES. Reveja sua vida, suas escolhas na área profissional e pessoal. Se estiver infeliz, mude!

DE REGRA ASSUMIMOS DUAS POSTURAS diante da vida:
A) DE ACOMODAÇÃO- NA ZONA DE CONFORTO- nos acomodamos e passamos os dias com medo de perder o que conquistamos- há descuido de viver, deixamos de viver. “Se deixar tudo como está fica bom”. Nos iludimos, de que a vida pode permanecer do jeito que queremos, visão de falsa segurança, dessa forma aprisionamos nossas relações, companheiros, filhos, colegas de trabalho, amigos....pelo medo de perder, TENTAMOS CONTROLAR através da posse, do ciúme e outros sentimentos.

B) QUE A VIDA ACABOU E RESTA SOMENTE A INFELICIDADE onde criamos as doenças/patologias mentais, são as fugas, porque idealizamos quem não somos. Neste grupo, deixa-se de viver. As pessoas são aprisionadas pela infelicidade num processo depressivo intenso.

O que é a angustia? A angústia nos leva a depressão. A angústia é o lamento da alma que suplica novos rumos, também um convite a integração às leis divinas criadas para o nosso bem, para que assumamos as rédeas das nossas vidas.

Estas crises nos sacodem para FAZERMOS ESCOLHAS PESSOAIS íntimas e intransferíveis. Neste período somos DEVOLVIDOS A NÓS MESMOS. Então, a GRANDE LIÇÃO QUE NOS ESPERA É APRENDER A OUVIR A CONSCIÊNCIA, QUALIFICANDO AS ESCOLHAS.

3) Qual é a característica fundamental da MEIA IDADE?  A autenticidade, porque neste período deveremos ser autênticos conosco, sermos verdadeiros, escolhendo de forma honesta o que realmente desejamos/queremos, é o encontro com eu real o divino.

4) Como fazer proveito desta etapa da reencarnação da meia idade?  Com coragem, paciência e dignidade nas nossas escolhas.

Se me vejo apenas como este corpo, formado por matéria, com a ilusão que posso controlar a vida, as pessoas que amamos no sentimento de posse e dominação mergulhamos nas crises intensas.

ACEITAR e COMPREENDER A IMPERMANÊNCIA- de que nada é para sempre, não existe segurança, tudo passa, tudo é como um sonho, como arco íris que se desfaz, é um caminho para conscientização e qualificação nas nossas escolhas.

Somos humanos, e ser humano é gente que erra e acerta, temos aprender quem somos fazendo o nosso melhor em cada dia.

Parar de perguntar PORQUE ACONTECE CONOSCO E ENTENDER PARA QUE ACONTECE nos dá um sentido maior, porque podemos fazer tudo ficar melhor,  depende da forma como olhamos e percebemos cada situação e as lições aprendidas.

PRAZER DE VIVER É A MAIOR CONQUISTA DE PESSOAS LIVRES E CONSCIENTES. Quando estamos inteiros há prazer de viver, enfrentando e compreendendo nossos desejos, sentimentos de forma honrosa e digna conosco, inteira e centrada no agora.

Condutas conscientes, como nos livrando das culpas assumindo a responsabilidade por nossas vidas, pela construção da nossa felicidade. Viver de modo inteiro cada momento da encarnação, PORQUE SOMOS HUMANOS EM CRESCIMENTO ESPIRITUAL.

ESTAR NO CORPO FISICO É UMA BENÇÃO porque ESTAMOS EM CONDIÇÃO PRIVILEGIADA. ESTAMOS NUM PROCESSO INTENSO DE MUDANÇAS DE REGENERAÇÃO DA HUMANIDADE, e SEGUNDO ERMANCE DUFOUX SOMOS UMA POPULAÇÃO DE 6 BILHÕES DE ENCARNADOS RODEADOS POR 30 BILHÕES DE ALMAS NA CROSTA TERRESTRE AGUARDANDO A OPORTUNIDADE DE REENCARNAR.  Então, desperdiçar a oportunidade da encarnação é muita “burrice/ignorância”. 


Vanderlei de Oliveira, na obra Prazer de Viver através da psicografia de Ermance Dufoux auxilia a pensar sobre os caminhos para alcançar nossas metas e que as nossas reencarnações sejam melhores vividas e aproveitadas através de algumas atitudes:
a)     acordar todos os dias com a chama da esperança acesa;
b)     acreditar que merecemos ser felizes;
c)     qualificar as nossas escolhas, saber escolher os caminhos para construir os nossos sonhos de modo digno;
d)     gostar do mundo e das pessoas com elas são;
e)     ter uma relação de amor consigo mesmo;
f)       saber sorrir nos momentos mais difíceis;
g)     ser grato e alegre em todas as situações;
h)    Alcançar leveza no ato de viver. 

Tudo está na nossa cabeça. Lembrem da reflexão anterior sobre onde estamos vibrando, se for no positivo, este será intensificado, se for no negativo, nas doenças, no sofrimento, este será intensificado.
 Vamos pedir ao Divino, ao nosso anjo da guarda para nos ajudar, estreitar esta relação com nosso anjo que é o nosso amigo há muito tempo.

Vamos entregar e confiar ao Divino tudo, fazendo o melhor que podemos em cada situação, com aceitação total. Entregar-se e deixar-se conduzir é um ato de confiança e amor a Deus.
O que importa é a forma como estou vivendo o agora,  aceitando tudo.

Ter prazer de viver, ser feliz, é sentir-se livre, com amor e gratidão por tudo e todos. A espiritualidade nos ajuda quando pedimos ajuda. A verdadeira prece é pedir perdão pelo que haja em nós que causou a circunstancia externa, porque a prece é religar-se ao divino e o resto é acreditar que o divino irá curar. Vamos purificar nossas projeções mentais, criando um campo  energético de prece compassivo, generoso e pacifico, esta é grande oração. Se responsabilizando por tudo, pedindo perdão, se perdoando, afirmando com o coração que sentimos muito por qualquer provocado no outro, manifestando amor e gratidão por tudo. Emanar amor sem ter desejo pelo resultado obtido é compaixão.    

“CONCEDAM-SE O DIREITO DE SER FELIZ”

SOMOS OS CRIADORES de nossa própria felicidade e de nosso sofrimento, porque todas as coisas, tem origem na mente. Assumir a responsabilidade por tudo de bom ou ruim que experimentamos é buscar a consciência do ser que somos.   Nossa mente atrai e o universo realiza.

“A MELHOR CONTRIBUIÇÃO QUE POSSO DAR PARA A HUMANIDADE É ME TRANSFORMAR”

                                                                                                          Namastê!

                                               


Bibliografia: OLIVEIRA, Wanderlei de. Prazer de Viver. Obra Psicografada por Ermance Doufox. Ed. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário