domingo, 31 de julho de 2011

CRESCIMENTO ESPIRITUAL E TRANSFORMAÇÃO PESSOAL

PALESTRA
DATA: 28/07/2011

Questionamento proposto: Qual é o seu objetivo na vida?
                                                           “Quando nós mudamos, o mundo muda.”

                        Se eu fizer uma pergunta a vocês : Qual é o seu objetivo da vida? As respostas serão muitas e das mais variadas. Acredito que essencialmente as respostas conduzirão para a melhoria como pessoas/seres humanos.   E essa melhoria se dá pela transformação pessoal e nos nossos relacionamentos.
                        Como posso fazer este caminho? Como enfrento os obstáculos da vida? Pode ser um obstáculo simples ou muito complexo. Podemos citar muitos exemplos como uma simples frustração, a perda do emprego, de um relacionamento, a perda de pessoas amadas nas enchentes na nossa região como foi noticiado nos últimos dias, ou ainda a perda das casas, bens pessoais e muitos outros.     
                        De regra ficamos tão apavorados que não sabemos como lidar. Nos deparamos com o mais cruel dos sentimentos que são os nossos medos e também com as expectativas, e, neste momento perdemos o equilíbrio interno ou a estabilidade.
                        Os obstáculos nas nossas vidas aparecem para que sejam  ultrapassados. É a oportunidade que nos é dada.  Exige de nós atitudes para mudarmos, para haver superação da situação e nosso crescimento.
                        Por que perdemos a estabilidade? Por que de regra somos endurecidos e resistimos e sentimos muito medo das mudanças profundas, porque elas nos exigem atitudes.
                        O caminho para enfretamento e superação dos obstáculos se dá  através da conexão com o Divino, em buscar a nossa luz interna para encontrar o equilíbrio e a estabilidade. Vamos pedir ao Divino que nos ajude a compreender porque cada situação se materializa em nossas vidas para fazer o aprendizado.                       
                   São as grandes oportunidades das melhores lições como o perdão, a tolerância, o respeito pelo outro, o amor verdadeiro, a generosidade, a compaixão, esta é a nossa transformação como seres humanos e revela nosso crescimento espiritual.
                        Lembremos que somos seres espirituais numa experiência humana e a qualquer momento sairemos da roupagem humana e retornaremos ao nosso verdadeiro lar e levaremos unicamente os aprendizados desta experiência, o quanto crescemos espiritualmente.
                        A raja yoga é um ramo do yôga que busca o autoconhecimento através do domínio da mente, e a Brahama Kumaris é uma organização internacional que atende em 120 países de forma voluntária e que trabalha com o raja ioga, e, que ajuda cada individuo a compreender e a expressar sua força e valores interiores, através de alguns símbolos busca a revalorização do ser humano e a melhoria dos relacionamentos. Os símbolos são:
                        Pérola: revela o valor inerente precioso do ser humano. Todos possuímos defeitos, mas, busco perceber que eu sou ser humano valioso em razão das minhas atitudes. Sentir as nossas qualidades positivas e belas propicia o ressurgimento da força interior.
                        Cisne: significa as nossas melhores escolhas, porque o cisne escolhe o melhor material para construir seu ninho, diferente da cegonha que faz seu ninho no meio do lixo. Possuo a capacidade de escolher meus pensamentos que trazem paz e harmonia e assim determino como vou agir e sentir, porque dos pensamentos surgirão as palavras e das palavras as minhas ações e das ações a melhoria nos relacionamentos.
                        Quando escolho pensamentos para fazer as escolhas para eu ser uma pessoa mais feliz, esta ação fará todo o universo fluir neste sentido. Elevar os nossos pensamentos ficando livre dos obstáculos. Desenvolver a flexibilidade de perceber a vida por diversos ângulos, criar experiências diferentes no nosso ambiente. Crie na sua mente e vivencie no seu coração que este dia que acabou de começar será maravilhoso. 
                        Diamante:  significa aceitar os desafios, porque o diamante para ficar com aparência que possui passa por um processo de lapidação sem perder sua essência para aparar suas arestas e deixar polidas, isto significa acreditar na nossa essência e na nossa humanidade e a superação dos nossos desafios é que conduzem ao crescimento.
                         Flor de Lótus: revela o poder do desapego/desprendimento, porque nos ensina que embora esta flor de raízes muito profundas nasca no lodo as sua flores brancas são imaculadas ou não são manchadas pelo lodo permanecendo com uma pureza total, significando o poder do desprendimento em não se deixar conduzir pela negatividade muito próxima de nós. Significa por exemplo quando estamos no meio de uma situação de raiva ou mágoa possuímos o poder de nos distanciar para ver as coisas de uma maneira adequada, buscar o eixo interno e perceber onde fazer a mudança. Outro exemplo é quando uma pessoa nos ofende e ficamos remoendo esta ofensa, o problema não é a pessoa que nos ofendeu, mas a mágoa em nosso coração, porque fomos nós que colocamos este sentimento dentro do nosso coração.  
                        Lua: significa a possibilidade da plenitude, porque assim como a lua, também passamos por várias fases em nossas vidas. As fase da lua estão relacionadas quanto a sua posição ao sol, logo, nós precisamos buscar o sol maior ou espiritual para aumentar a nossa luz interior e a nossa capacidade de melhorar nossos relacionamentos, para crescer espiritualmente, amar incondicionalmente, para atingir a plenitude como seres humanos. 
                        Praticar e aplicar no dia-a-dia através do perdão e do amor é o nosso maior desafio e vai revelar a nossa maturidade como seres humanos. Se errarmos, tropeçarmos nos nossos obstáculos e reprovarmos nestes testes, teremos muitas chances em refazê-los, por milhares de reencarnações, porque o Divino que nos ama incondicionalmente, aguarda nosso despertar espiritual, porque somos livres e divinos. Desejo uma boa pratica e um excelente aprendizado para cada um com um abraço amoroso! 
                        Namastê! Que todos os seres sejam beneficiados pelas lições aprendidas.
                        BIBLIOGRAFIA
Brahma kumaris - Raja Yoga- Meditação Orientada-


                        

Nenhum comentário:

Postar um comentário