terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Grupo de Estudos Espíritas Allan Kardec

No dia primeiro de abril de 2009, aconteceu o primeiro encontro do Grupo de Estudos Espíritas Allan Kardec. Neste primeiro contato, foi apresentado o propósito da criação do grupo, os meios para atingir este propósito e o modelo a ser seguido.


Propósito: contribuir com a evolução espiritual de cada participante do grupo.

"Aplique o homem o Espiritismo em aperfeiçoar-se moralmente, eis o essencial. O mais não passa de curiosidade estéril e muitas vezes orgulhosa, cuja satisfação não o faria adiantar um passo. O único meio de nos adiantarmos, consiste em nos tornarmos melhores."

ALLAN KARDEC.

Meios:
  • Autoconhecimento: é impossível que o indivíduo consiga realizar a reforma íntima proposta pela Doutrina Espírita sem conhecer a si mesmo (vide questão 919 de "O Livro dos Espíritos").
  • Estudo aprofundado das Leis Divinas à luz da Doutrina Espírita:
"A verdadeira Doutrina Espírita está no ensinamento dado pelos Espíritos, e os conhecimentos que esse ensinamento comporta são muito graves para serem adquiridos de outro modo que não por um estudo sério e continuado, feito no silêncio e no recolhimento, porque só nessa condição se pode observar um número infinito de fatos e de nuances que escapam ao observador superficial e permitem assentar uma opinião."

ALLAN KARDEC.

Modelo: JESUS
Jesus é o Maior Mestre que Deus nos concedeu e sua mais preciosa lição é o amor que devemos ter uns para com os outros. Qualquer grupo ou Casa Espírita que relega a caridade a segundo plano, está condenado ao fracasso. Por isso, o respeito (uma das formas do amor) entre si deve guiar as ações de cada participante do grupo. (Vide questão 625 de "O Livro dos Espíritos")
Tenho observado, com certa tristeza e perplexidade, que tanto a busca pelo autoconhecimento quanto o estudo das obras básicas da Doutrina Espírita têm sido relegados a segundo ou terceiro planos - ou, às vezes, totalmente ignorados - pelas Casas Espíritas. Neste contexto, a proposta do Grupo de Estudos Allan Kardec é o estudo das obras básicas da Doutrina Espírita ("O Livro dos Espíritos", "O Evangelho Segundo o Espiritismo", "O Livro dos Médiuns", "O Céu e o Inferno" e "A Gênese") direto de sua fonte. Sem resumos, sem apostilas, que por melhor que sejam ainda são superficiais se comparadas à profundidade das obras nas quais foram baseadas. Sem esquecer as obras complementares de Leon Denis, William Crookes, Gabriel Dellane, André Luiz, Emmanuel, Manoel P. de Miranda, Ramatis e tantas outras ignoradas por espíritas que há anos "estudam" Espiritismo...
Os encontros são realizados às quarta-feiras, 20 horas, na Sociedade Espírita Rosa dos Ventos.

Sejam bem-vindos!

João Francisco

Nenhum comentário:

Postar um comentário