terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Palestra: Leis Físicas e as Leis Divinas (14.05.2009)

Um dos maiores ensinamentos de Jesus é: “a semeadura é livre, mas a colheita é obrigatória.” Só colhemos o que plantamos. Essa é a justeza de Deus. Pensar diferente é desprezar a Justiça Divina, na sua função de dar a cada um segundo sua obra, como ensinou o Cristo. Esta parábola de Jesus se referia à lei da causa e efeito.

As leis são conjunto de regras, criadas pelo homem de acordo com os costumes, as crenças, os valores morais num determinado momento. Elas determinam o que se deve fazer ou deixar de fazer -- regras estas que são modificadas constantemente de acordo com cada lugar e cada momento e cada sociedade. Por isso são imperfeitas.

As leis universais são as estabelecidas por Deus, por esta Consciência Cósmica Universal, por toda a eternidade. Portanto, são leis eternas e imutáveis, como o próprio Deus.


Quais são as leis universais?
Lei da Natureza; harmonia; correspondência, evolução, polaridade, manifestação e Amor.

Onde estão escritas as leis universais?
Na consciência do homem, porque ele é parte da consciência maior (cósmica e universal).
Jesus teve como missão na Terra, ensinar-nos serenidade e harmonia, para entrarmos em comunhão com “Deus em nós”.

O que ocorre se infringimos as leis físicas/humanas?
Pela violação das leis humanas, de regra, tentamos nos safar: buscamos um jeitinho para não cumpri-las. Ao violar as leis de trânsito, mentir, roubar e por vezes também matando, contratamos bons advogados, nos eximimos da responsabilidade com as mais absurdas justificativas, atribuindo aos outros a culpa por nossas atitudes.

E quando as leis universais são violadas ou infringidas o que ocorre?
As leis universais estão armazenadas na nossa consciência. Podemos nos furtar das conseqüências? Podemos enganar?NÃO, absolutamente não podemos nos safar e ou esquivar das conseqüências. Quando há violação das leis universais ocorre o desequilíbrio, a doença, a dor o sofrimento, a auto-destruição, auto-punição, a dor é o maior sinal de alerta que estamos em choque, com as leis universais.
Então, algo precisa ser mudado em nós. Dentre as leis universais faremos uma reflexão sobre Lei da Ação e Reaçãoque está dentro da Lei da Natureza, porque é a base a codificação dos nossos corpos físicos onde se encontram as condutas instintivas responsáveis para gerar, manter e defender as nossas vidas.


Qual é a maior de todas as responsabilidades que possuímos?
É aquela que temos para com nós mesmos, porque somente nós experimentamos o resultado das nossas ações através das reações. Tudo o que sofremos, gozamos, percebemos e experimentamos nada mais é do que o reflexo de nós mesmos. A nossa existência terrena no corpo físico se faz através de um processo interminável de escolhas, do exercício do livre arbítrio. Logo, toda e qualquer ação que nós temos frente a qualquer coisa vai gerar uma reação. Assim, os acontecimentos exteriores de nossa vida são o resultado das nossas atitudes internas.

Lei da Causa e Efeito, também chamada Lei de Ação e Reação, é uma lei universal que traz em si mesma os efeitos dos nossos atos. Atos bons trazem como conseqüência efeitos bons. Atos maus, efeitos maus. Assim, quem planta ventos colhe tempestades. Quem planta amor colhe amor. A semeadura é livre, a colheita é obrigatória. Todos, absolutamente todos, colhemos sempre apenas e tão somente o que plantamos.

Cada atitude, por menor que seja, gera uma reação. Mesmo a falta de atitude é uma ação e somente nós vamos responder por cada uma delas. Ser responsável por cada ato, ter consciência dos acertos e erros, isso descomplica nossa vida porque nós somos os promotores do nosso destino, das nossas condições atuais e das futuras experiências que teremos. Da construção da nossa condição de vida na próxima encarnação. O livre arbítrio, a livre escolha, a livre opção nos permite responder a cada situação e aprender com o seu resultado.

Como ocorre o aprendizado para o homem?
O homem só aprende com as relações com o outro. Somente assim a consciência evolui. O homem precisa aprender a dominar/controlar seus instintos e se relacionar respeitosa e harmonicamente com os demais.



Porque existem as dificuldades na nossa vida?
As dificuldades existem para permitir pequenas compreensões das leis universais. São uma ferramenta de transformação para evoluir.

As circunstâncias difíceis se repetem na vida até que se aprenda com elas; e somente quando compreendemos as leis que violamos é que ocorre o aprendizado. As circunstâncias difíceis que enfrentamos são parte da construção para se aprender o que não sabe.

São através das experiências terrenas que se deve viver para compreender as leis essenciais do universo. Toda a situação difícil tem o propósito de aprendizado. O desafio traz a oportunidade de ser superado.

O que é difícil é o que viemos aprender?
Os problemas são oportunidades de aprendizado: conhecer, aceitá-los e transformá-los são a nossa capacidade divina de superação rumo à evolução. Cada ser colhe o que semeou nas suas experiências, para que sejamos conscientes de cada palavra, ato ou pensamento em razão dos seus efeitos.
“Esteja pronto para tomar a responsabilidade pela própria miséria, alegria, negatividade, positividade, possibilidade de inferno ou paraíso. Quando essa responsabilidade é entendida e aceita a mudança começa acontecer. Esteja aberto a uma possibilidade”
OSHO

CADA UM TEM EXATAMENTE O QUE PRECISA PARA APRENDER E EVOLUIR.


TUDO ACONTECE POR AMOR QUE É A SUPREMA LEI UNIVERSAL.

Carla Fernanda Dal-Molin

Nenhum comentário:

Postar um comentário