sexta-feira, 20 de maio de 2011

IRRADIAÇÃO: Dia 19 de maio de 2011


A vida, esse acontecimento de toda hora, essa reunião de coisas contrárias que nós precisamos arrumar a cada dia, a cada instante.
A felicidade é fruto de um acordo que fazemos com o tempo.
São tantas coisas que a gente viveu no dia de hoje, são tantas situações que passaram por nós, são tantos momentos e acontecimentos que estão aqui registrados dentro de nós. Situações, que muitas vezes são contrárias ao nosso querer, ao nosso desejo.
Você hoje mesmo esbarrou por situações que você não gostaria que tivesse acontecido, só que você não tem como modificar isso, a vida está ai e agora é preciso fazer a reciclagem de hoje para que você vá dormir mais leve, para que você não vá dormir com o peso de tudo aquilo que você gostaria que não tivesse acontecido hoje.
Questão de sabedoria, a sagrada escritura nos diz de uma maneira tão bonita. Que para cada tempo, a sua dor e a sua alegria, para cada dia, a sua preocupação.
Por isso que nós não temos o direito de levar pra cama hoje, as preocupações que serão de amanhã e as que foram de hoje.
Nós precisamos ter o DOM de inaugurar a nossa vida todas as manhãs, como se a vida de fato estivesse começando ali,  com essa sabedoria de saber deixar o que passou e de saber inaugurar o que DEUS tem preparado pra nós.
A gênesis de muita infelicidade está em justamente a gente não permitir que o tempo passe e a gente não saber fazer o acordo com o tempo e a gente insistir que a matéria prima de nossa vida hoje, seja os acontecimentos do passado.
São portas que nós precisamos abrir como se fosse uma casa e que nós precisamos conhecer, não temos o direito de ficar parado somente naquela sala que a gente conhece, a casa é enorme, inúmeros cômodos precisam ser abertos, e nós não temos o direito de fecharmos naquela sala e dizer que o nosso destino final é aquele. Não, nem porque foi bom demais e nem porque foi ruim demais, porque são duas situações que nos dão a tentação de querer ficar fixados.
A gente pára em acontecimentos que foram muito ruins e a gente pára em acontecimentos que foram muito bons, nem um dos dois merece a nossa permanência, nós precisamos saber absorver tudo que é próprio daquele instante, se é pra sofrer a gente sofre a ponto de esgotar todo o aprendizado daquele sofrimento pra que a gente saia dali com alguma coisa resolvida dentro de nós, para que não seja uma peça fora de encaixe.
Se foi bom demais, a mesma coisa, não podemos fixar a nossa vida naquele momento, só porque foi muito bom, precisamos saber passar, porque se a gente fica triste e agoniado em ver que aquele momento bom acabou, a gente perde a oportunidade de ver o que está acontecendo agora.
E a sabedoria de DEUS na nossa vida é isso, é nos ajudar a olhar o tempo presente.
Carlos Drumond de Andrade em um de seus poemas fala de maneira bonita, vamos de mãos dadas, a vida é esse tempo presente, não nos afastemos muito, vamos juntos nesta experiência de fazer juntos a descoberta da beleza de cada instante.
O poeta também já dizia, que quem descobre que o tempo passa, descobre subitamente a beleza de um tempo que nunca mais será, este momento que nunca mais será, merece ser saboreado agora, saia da pressa, descanse o seu tempo, descanse suas horas nesses intervalos que valem a pena na vida.
De você, ser capaz de solver a vida de tudo aquilo que ela está lhe oferecendo naquele instante, de você não ficar perdendo tempo querendo a vida que não é sua, por isso que a inveja é um sentimento destrutivo, porque a inveja retira a pessoa da propriedade da própria vida, ela deixa de possuir-se pra ficar imaginando a vida do outro, e no momento que a gente fica invejando o outro, de querer ter o que o outro tem e o que o outro faz, a gente perde a bonita oportunidade de descobrir o sabor da nossa vida.
A gente tem que se alegrar com que o outro tem, mas a gente tem que descobrir a graça de se alegrar com que a gente é, com os defeitos que a gente tem, com as qualidades que a gente tem, com os contrários que somos nós.
Inveja é um sentimento que nos paralisa no tempo, por causa disso, a inveja é um sentimento que nos faz mudar, a gente sai da nossa casa e vai pra casa do outro, e o pior, a casa que não é da gente, nós vamos ficar de aluguel lá dentro, nós vamos ficar na alma do outro, alugando a alma do outro, quando na verdade eu tenho que viver a minha alma, a minha vida, aquilo que eu tenho de mais especial e o que eu tenho de propriedade.
Por isso que a vida Cristã é sempre um convite, toma posse daquilo que você é, não importa que exista defeitos, não importa que exista limites, não importa se a vida passada não valeu tanto a pena, não importa se os dias passados tenham sido de muitos erros, não importa.
O que importa é aquilo que podemos fazer a partir de agora com a vida que nós temos. É esse olhar novo de DEUS a cada dia na nossa vida, a nos reinaugurar, a nos dar coragem de nós olharmos pra nós mesmos e saber que nós erramos, mas que mesmo assim ainda existe uma vida bonita a ser vivida.
Olhar para as outras pessoas e dizer: se ali há superação, eu também posso superar as minhas, se ali ouve dificuldades que foram vencidas, que eu também posso vencer as minhas, enfim, um jeito bonito de colocar toda a nossa vida na mesa, e  descobrir que todos somos iguais, só moramos em lugares diferentes, mas as dores são as mesmas, as alegrias são as mesmas, as preocupações são as mesmas, e este é um lugar de partir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário