sexta-feira, 13 de maio de 2011

SAI BABA, O AVATAR DO AMOR INCONDICIONAL


Palestra dia 12/05/2011


Leitura do Evangelho: Cap. XI Amar o próximo como a si mesmo. A Lei do amor. *. Amar ao próximo como a si mesmo: fazer para os outros o que quereríamos que os outros fizessem por nós. (...)  O amor resume inteiramente a doutrina de Jesus, porque é o sentimento por excelência.                                                                        
“Mãos que servem, são mais santas que lábios que oram”-
“Dois deveres o homem deve realizar: um trabalhar para o bem do mundo, e outro, trabalhar pela liberação da consciência”
Sathya Sai Baba

Questionamento proposto: Como eu me vejo?

                        As respostas são muitas e diferentes
de pessoa para pessoa. Alguns como um homem ou uma mulher gordo demais, magro demais, feio..., mas essencialmente, nós humanos, nos vemos de uma forma muito inferior e negativa.
                        Alguém já se viu como uma manifestação da divindade? O nosso amado Sai Baba, sim!
                        A visão de inferioridade reside na falta da verdadeira  educação e conhecimento  de nós mesmos, segundo Sai Baba.
                        O homem se vê de forma individual, e separado do que o cerca, numa visão dualisata, e se vê como um pecador, um merecedor do sofrimento.
                        No domingo da Páscoa Sai baba    desencarnou , considerado na Ìndia um Iluminado, encarnação de Deus na terra, encarnação divina na forma humana, um Avatar. Sai Baba, nasceu na India, era descendente de hindu com muçulmano e desencarnou aos 85 anos de idade. Inspirou e inspira milhões de pessoas que levaram uma vida moral e coerente,  acredita-se, que possui 75 milhões de seguidores em todo planeta.
                        Sai Baba viveu essencialmente a manifestação do amor incondicional a todos os seres, através de seu exemplo, suas ações, palavras e ensinamentos.

1)     Mensagem de Sai Baba para humanidade  
Ele explica a necessidade da compreensão do ciclo da ação e da reação que rege tudo, cada ato, gesto, palavra, pensamento gerado pelo individuo é uma causa e terá um efeito. O nosso futuro é a conseqüência de nossos pensamentos, palavras e ações no presente. Ao compreender este fluxo, MUDAMOS NOSSO COMPORTAMENTO, e buscamos fazer boas ações, agir com gentileza, cortesia, respeito, consideração visando o bem do próximo. Isto é o desabrochar da espiritualidade no individuo.
            Praticar o bem é o caminho da espiritualidade, e o destino deste caminho é a plenitude, a felicidade absoluta, quando a dualidade não existe mais, e experimentamos Deus integralmente.
            Sathya Sai Baba afirmou, “O homem vive na terra para aprender antes de tudo a arte de ser homem e depois a arte de ser divino. Vista assim, a vida é uma aventura, onde, cada ação, cada pensamento, cada palavra do homem pode manifestar a divindade latente. Logo, não devemos nos vitimizar com pensamentos pequenos e mesquinhos sobre nós mesmos. O ser humano abriga o próprio Deus dentro de si, e, porque sofre?”
            Segundo Sai Baba, “tentamos descobrir Deus buscando-o por todo o universo, mas deixamos de investigar sua existência em nosso interior, como a própria essência e o principio básico de nosso ser. Com a descoberta de nós mesmos, de nosso ser, toda a lamentação cessa e atingimos a felicidade suprema. Este é o verdadeiro autoconhecimento.”

Os ensinamentos de Sai Baba: 

1)     Universalidade das religiões: “´só existe uma religião, a religião do amor, uma única casta,  a da humanidade, uma única linguagem, a do coração!
2)     Conhecimento de que a centelha divida que habita todos os seres humanos é a base da fraternidade do homem e da paternidade de Deus.
3)     Deus é amor e o caminho mais direto até ele é exercendo o amor, amando cada vez mais a todos os seres;

Os pilares dos seus ensinamentos:

1)     Sathya- verdade: conhecer o que somos e não aquilo que pensamos ser, libertarmos da ilusão e mergulhar dentro de nós mesmos;
2)     Dharma- prática de conviver harmoniosamente com todos os seres e vibrar pela iluminação de todos- somos a unidade;
3)     Shanti- equilíbrio- a paz interior independe do cenário externo que estamos inseridos;
4)     Prema: sentimento do amor como caminho para realização absoluta de Deus, Sai Baba dizia: Iinicie seu dia com amor, preencha seu dia com amor, termine seu dia com amor, este é o caminho mais rápido e direto para Deus”.

            A vida de Sai Baba é o maior exemplo de dedicação total às melhorias das condições físicas, mentais e espirituais dos seres humanos, na Índia e em todo planeta. A organização fundou projetos sanitários e educativos em toda a Índia, como de distribuição de água potável, criou escolas, hospitais e universidades.
            Sai Baba apontou a necessidade da educação espiritual, a educação do coração, para aprendermos que quanto mais pessoas você faz feliz, mais feliz você fica!
            A transformação do indivíduo através dos valores da verdade, da retidão, paz, amor e não violência.
            Muitos estudiosos afirmam que Sai Baba é a encarnação dos três princípios divinos como, pai, filho e espírito santo. Nas suas mensagens falava da vida anterior como Shirdi, um iluminado que pregou a unidade de todas as religiões, e na próxima encarnação como Prema, referindo que após sua morte reencarnaria de 01-08 anos no feminino e provaria ser a reencarnação de Sai Baba revelando provas que deixou neste sentido.
            Era considerado um avatar porque comunicava em qualquer idioma, demonstrava profundo respeito a todos os seres, era seleto na alimentação, conseguia estar presente em dois locais ao mesmo tempo, dominava os cinco sentidos e cinco elementais da natureza.

Sobre as manifestações mediúnicas e materializações realizadas por Sai Baba
            Muitas histórias são contadas sobre Sai Baba, como as primeiras manifestações mediúnicas aos 05 anos de idade, as experiências na escola com levitações de objetos e pessoas, ensinamento de mantras e peças teatrais espirituais, a picada  de um escorpião aos 14 anos que o levou a ficar 24 horas desacordado, e ao acordar falar para família que sairia de casa para realizar a sua missão, a fundação de um ashram, comunidade para praticar seu ensinamentos. Materializava objetos e flores ao esfregar as mãos e o vibuthi, uma cinza sagrada para realizar curas.
            Quando era perguntado por que ele fazia milagres respondeu que fazia isso para chamar atenção das pessoas e orientá-las. Dava as pessoas o que elas desejavam para que mais tarde dessem a ele o seu desejo que é o amor a Deus.
            Tem histórias fantásticas com Sai Baba que podem ser encontradas nos livros, na internet e uma dela é na conversa com o americano John Hislop, Sai Baba se inclinou, juntou graveto do chão e por uns 10 segundos esfreou e materializou o crucifixo de madeira com a imagem de Jesus Cristo em metal na cruz e disse que o crucifixo representava exatamente a aparência de Jesus na cruz. E que a madeira era difícil de materializar porque havia se decomposto na terra. O americano levou para os cientistas para o teste do carbono para precisar a data e foi confirmado que tinha 2000 anos.

5)     Sobre o nosso momento atual e as mudanças no planeta
Sai Baba afirma que o mundo não irá terminar em 2012 e na verdade o planeta esta sempre mudando a sua vibração e estamos vivenciando uma grande oportunidade de mudar nossas vidas.
            Houve a alteração dos pólos magnéticos da terra já sentidos pelo sistema de aviação que necessitou se adequar as novas coordenadas. Com a alteração magnética na terra surge uma mudança de consciência com  exigência de mudanças físicas para a nova vibração.A vibração planetária é afetada e intensificada pela consciência de todos os seres humanos. Cada pensamento, cada emoção, cada ser humano que desperta para a consciência de Deus e eleva a vibração do planeta. Está ocorrendo o aumento de luz no planeta.
            Quando questionado pelo aumento da violência no planeta do sofrimento e dos dramas, Sai Baba responde que cada um escolhe onde colocar a atenção e se for no negativo, só verá a escuridão. Necessário liberar a mente do negativo para abrir espaço para elevar a consciência. Quanto maior a intensificação da luz maior acirra a escuridão.  
            Sai Baba para explicar o aumento de luz do planeta compara a troca de uma lâmpada de 40 wats para 100 wats, o que fará vermos sujeira e desordem que não imaginávamos que havia no local. Hoje, percebe-se as mentiras e ilusões mais rapidamente, nos relacionamentos em todas as esferas, que não estiverem sustentados de forma verdadeira não permanecerão. 
            As pessoas estão mais depressivas e doentes, as dores estão intensificando no corpo, o estress, são as emoções negativas acumuladas. Muitos acordarão a noite, sem conseguir dormir, este momento de mudança de alteração de consciência.
            Para perceber mais a luz precisamos mudar física e mentalmente, nos organizar, limpar nossos quartos e mentes para receber mais luz.  Depende da nossa fé.

            Que tipo de realidade eu desejo experimentar?
Se escolher a dor, o drama, a doença, estes aspectos serão intensificados. 
Se escolher o amor, este será intensificado.  
                        Segundo Sai Baba “(...) estamos vivendo a melhor época de todos os tempos, seremos testemunhas e agentes da maior transformação de consciência jamais imaginada! Despertemos para esta realidade e sejamos participantes ativos deste processo”.
                        Para encerrar este momento de reflexão, em direção da nova consciência desperta para a luz, sugiro a utilização dos ensinamentos de amado Sai Baba, centrado na fé e na unidade, para nos vermos como realmente somos em nossa essência, muito além do corpo e mente, aprendendo a ser humanos, com virtuosas e boas ações, trabalhando e servindo ao próximo da melhor forma para compreender nossa divindade e entender a mensagem de Jesus, ao afirmar “Eu sou o caminho, a verdade e a vida”!

                                                                                                                      Namastê!
                                                                                 

Bibliogarafia:
Sites:

   

                        

2 comentários:

  1. Querida amiga-irmã Carla Fernanda!
    Que privilégio ter estado presente na irretocável palestra que fizeste sobre Sai Baba. Foi um momento de muita aprendizagem e reflexão sobre esse grande mestre.
    Adorei.
    Abraços amorosos
    Maria Alice

    ResponderExcluir
  2. Minha amiga Carla. Parabéns por esta palestra tão informativa. É bom termos a oportunidade de escutar palavras que fluem em nossas almas, assim como os dizeres de seres tão evoluídos como Sai Baba.
    Cada pensamento, cada palavra e cada ação têm seu reflexo, sua ressonância e sua reação. É um sinal de fraqueza culpar os outros por seus problemas. Você deve suportar as conseqüências das suas próprias ações.

    Sathya Sai Baba

    ResponderExcluir