quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Palestra SOLIDÃO - 27/10/2011

A solidão é um estado interno, um sentimento de que algo ou alguém está faltando. É o estado de quem se sente ou está só. 

Este estado provoca, na maioria das vezes, reflexos negativos na postura humana, como isolamento, desânimo, indisposição, tristeza sem razão aparente, baixa estima e até mesmo pode levar ao suicídio. 

Joana de Angelis, autora espiritual do livro “O homem integral” psicografado por Divaldo Franco, afirma: 

“A solidão é espectro cruel que se origina das paisagens do medo e, na atualidade, é um dos mais graves problemas que desafiam a humanidade.” 

O homem solitário é todo aquele que se diz em solidão, alguém que se receia encontrar, que evita descobrir-se, conhecer-se, assim ocultando a sua identidade na aparência de infeliz, de incompreendido e abandonado. 

Sofremos de solidão quando nos distanciamos da vocação natural da nossa alma e criamos o autodesprezo. Sentimo-nos em solidão, mesmo quando rodeados das pessoas mais importantes e mais queridas da nossa vida. 

O sentimento de solidão provoca muita dor e leva, invariavelmente, a pessoa por caminhos cada vez mais tortuosos: 

Drogas, álcool, excesso de comida, relacionamentos amorosos frustrantes, angustia, auto depreciação, a depressão, pensamentos negativos e como já disse, até a suicídio. 

A depressão desencadeia no corpo físico um processo de degeneração celular, arrasando o nosso sistema imunológico abrindo espaço para muitas doenças. 

· Qual, então, o meio de modificar nosso posicionamento diante da vida para que não sejamos atacados pela solidão ? 

Antes de tudo temos que compreender nosso momento de vida e aceitá-lo. Isso quer dizer que, em algum momento de nossa trajetória, poderemos estar vivendo um tempo de “estar só”. 

Estar só, morar sozinho, perder a companhia dos filhos já crescidos que foram cuidar de si mesmos, a viuvez, a separação de um companheiro, não nos faz vítimas da nossa própria sorte. É o curso da vida. Não nos tornamos pessoas que Deus esqueceu num canto qualquer. 

Ele é Pai e jamais nos abandonará. Não estamos, por isso, atirados à solidão. É um momento mágico de oportunidade de crescimento, de conhecer-se e conviver com essa pessoa que é você mesmo, ligar-se ao seu “Eu Superior”. 

· Como fazer isso ? 

Antes de qualquer coisa, olhar ao seu redor e valorizar tudo o que a vida lhe proporcionou de bom. Temos a tendência de olhar para o que não possuímos e achar que somos “mais coitadinhos” do mundo. Aprender a amar a si mesmo e todos os que você é, que moram dentro de você. Quando você muda, tudo a sua volta também mudará. Aumenta a conversa consigo mesmo e você se encontrará conversando com seu Eu. Um outro nível de comunicação se estabelecerá com você mesmo. Seu coração irá se expandir, brilhará, vibrando com o calor amoroso. 

Liberte a criança interior, desperte a criança que há em você, que chegou a essa encarnação para evoluir, aproveitar essa oportunidade única. Temos que ser gentis com ela. O importante que sua criança interior se sinta amada por você. 

Da fato, não estamos sós ! Somos parte do todo universal, todos provenientes da mesma fagulha Divina. Esteja onde estivermos, temos sempre a nossa companhia. É muito bom quando aprendemos a conviver com nós mesmo, apreciando um bom libro, navegando na Internet, assistindo os programas preferidos na televisão, cuidando das nossas plantas, se as tivermos, dos animais de estimação, se for de nosso agrado, se deliciar com um banho de chuveiro sem hora para acabar, cozinhar nossa própria comida, se deliciar com um banho de chuveiro sem hora para acabar, cuidar da nossa casa. Tudo isso é fonte de prazer a ser desfrutado por nós com nós mesmos. E ainda há muitas outras coisas para se fazer. Cada um terá que descobrir o que gosta e se convidar a ser feliz. 

Uma pessoa feliz atrai amigos, são mais convidadas a conviver com outras pessoas, atraem relacionamentos satisfatórios e são jovens e saudáveis por tempo indeterminado. 

Você se surpreenderá quando aprender essa, entre as muitas lições, que a vida lhe oportunizará viver. Solitude é algo prazeroso, a solidão é patológica, negativa. Ninguém precisa sentir solidão. É só dar uma sacudida no seu interior e achará disposição para positivar sua vida, se pensa que vive em solidão. 

Cultivar amigos, ser voluntário em uma instituição, relacionar-se consigo mesmo fará você capacitado para ser feliz, sem sentimentos de solidão. 

Que assim seja ! 

Maria Alice Guimarães

Nenhum comentário:

Postar um comentário