segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Paletra A TRANSORMAÇÃO PESSOAL - 13/10/2011

A terça-feira a noite foi abençoada porque tive a grata satisfação de assistir uma palestra sobre Sai Baba, conhecer mais sobre a sua vida, obra e a organização Sai, que funciona em muitos países. Foi uma bênção ouvir uma pessoa que esteve na índia por várias vezes conheceu Sai Baba e divulga os princípios de sua filosofia. Referiu que um dos ensinamentos de Sai Baba é sobre nossa transformação pessoal, que é o tema proposto para a reflexão. Não basta ler centenas de livros, a diferença se dá na aplicação que fazemos destes ensinamentos em nossas vidas, isto é o que nos transforma em seres melhores.

O despertar espiritual ou a iluminação significa profunda transformação interior, ou seja, tornar-se mais integralmente humano.

Sathya Sai Baba afirmou, “O homem vive na terra para aprender antes de tudo a arte de ser homem e depois a arte de ser divino. Vista assim, a vida é uma aventura, onde, cada ação, cada pensamento, cada palavra do homem pode manifestar a divindade latente. Logo, não devemos nos vitimizar com pensamentos pequenos e mesquinhos sobre nós mesmos. O ser humano abriga o próprio Deus dentro de si, e, porque sofre?” Não há o que buscar lá fora, entre para o recinto interno. Portanto, somos seres divinos. De uma forma muito sintética os ensinamentos resumem-se a palavra “Watch” significa relógio e também vigiar: pensamentos, palavra, ações, hábitos e caráter.

Lembremos que somos seres espirituais numa experiência humana e a qualquer momento sairemos da roupagem humana e retornaremos ao nosso verdadeiro lar e levaremos, unicamente, os aprendizados desta experiência, as nossas virtudes, o quanto crescemos espiritualmente.

Tudo está centrado nos nossos pensamentos, palavras, ações e suas consequências. Assim, necessitamos compreender o ciclo da ação e da reação que rege tudo, cada ato, gesto, palavra, pensamento gerado pelo individuo é uma causa e terá um efeito. O nosso futuro é a conseqüência de nossos pensamentos, palavras e ações no presente. Ao compreender este fluxo, MUDAMOS NOSSO COMPORTAMENTO, e buscamos fazer boas ações, agir com gentileza, cortesia, respeito, consideração visando o bem do próximo. Isto é o desabrochar da espiritualidade no individuo.

O que importa é o hoje, como estamos vivendo e o que estamos fazendo no aqui e agora, porque o passado já passou e o futuro está por vir, não que há o que se preocupar com ele. E hoje eu posso me transformar num ser melhor, é a grande oportunidade.

O que vocês acham que dirige as nossas vidas? O Divino ou as crenças que residem no nosso inconsciente que são as memórias? O ser humano tem duas maneiras de viver a vida: A partir das memórias ou da inspiração divina.

As memórias são os dados guardados no nosso inconsciente, são lembranças da nossa mente de situações que já vivenciamos, são antigos programas que voltam a ser executados. Por exemplo, se você tem um problema com uma pessoa, não é com a pessoa, você está reagindo à memória daquela experiência e não a pessoa. Outro exemplo, quando vivemos uma situação de perda acionamos aquelas memórias guardadas na nossa mente e anteriormente vividas, paralisamos de medo, porque causou um situação traumática de sofrimento. Ficamos repetindo este padrão porque nós o conhecemos por ter experimentado. Então, os nossos problemas SÃO AS MEMÓRIAS que se repetem e aparecem para nos dar mais uma chance de enxergar com os olhos do Amor e agir a partir da inspiração, que conduz ao amor por nós mesmos, através do processo de perdão, arrependimento e transformação.

Por sua vez a inspiração, é o divino transmitindo uma mensagem, e a única maneira de ouvir o divino e receber a inspiração e LIMPANDO/PURIFICANDO AS MEMÓRIAS. O criador deste método é o havaiano Dr. Hew Len que afirma que temos a total responsabilidade por tudo criamos tudo o que acontece nas nossas vidas. Consiste em aceitar tudo o que está em nossas vidas com base no perdão e no amor. Consiste no método do HO’PONOPONO que significa REPARAR OU CORRIGIR ERRO . Ela nasce dos pensamentos contaminados por memórias dolorosas do passado que podem causar o desequilíbrio e a doença.TODOS OS PROBLEMAS QUE TEMOS SÃO SIMPLES MEMÓRIAS REPETIDAS NO NOSSO INCONSCIENTE.

HO’PONOPONO é uma antiga arte de cura que se baseia no PERDÃO, no amor a si mesmo e na TOTAL RESPONSABILIZAÇÃO POR NOSSAS VIDAS, na entrega total ao divino para recebermos a inspiração, porque o que nos separa do divino são as memórias. PORTANTO, somos responsáveis por tudo que acontece no interno, ao nosso redor e todo externo.

Cabe a cada um de nós fazer o processo purificação e de CURA. QUANDO PERDOAMOS liberamos ao que estávamos presos, vamos para ponto zero que é Deus. O perdão desfaz as crenças com ajuda do Espírito Santo ou Eu Superior e VOLTAMOS AO AMOR.

Imagino que há um questionamento de vocês em qual é a relação de cura com a reflexão sobre a transformação interior e a nossa criança interior. Pois bem, iniciemos pelo fato de que ontem era o dia das crianças, e eu gostaria de perguntar para vocês como está a criança interior de cada um?

Muitas serão as respostas, alguns vão estranhar a pergunta, outros vão olhar internamente e perceber que existe uma criança no interior de cada um.

A nossa verdadeira natureza como seres humanos e espirituais é o amor. Tudo o que nós queremos é ser amados. O amor muda as pessoas e esta é uma regra que não tem exceção. Enviar amor para qualquer situação nos traz harmonia e nos remete ao nosso centro, ponto de equilíbrio. A oração é enviar amor para a pessoa por quem rogamos ao divino. Enviar amor para uma situação perigosa, desagradável ou abusiva é a única coisa que podemos fazer se estivermos buscando uma cura desprovida de drama e uma mudança/transformação profunda, porque não estaremos interferindo no livre arbítrio do outro, e não impondo o nosso desejo, somente enviando a energia do amor para diminuir o medo e aquela pessoa possa fazer suas escolhas e decisões baseadas na intuição do eu superior.

Dr. Hew Len acredita que a única resposta para tudo é o amor e devemos começar pela nossa criança interior. È a nossa criança interior que armazena todas as memórias.

Uma das técnicas é visitar a criança interior e nela encontraremos muitas das respostas das nossas limitações, traumas e dificuldades de lidar, de nos relacionar e ser felizes.

A proposta é fazer uma parceria com a criança interior para fazer a limpeza das memórias. Você na condição atual conectar e pedir ajuda para criança interior liberar todas as memórias de sofrimento e tristeza, porque nós ficamos tristes e bravos porque guardamos muita coisa e somente com ajuda do Pai do céu e do nosso anjo da guarda podemos liberar estas memórias. Então, manifeste amor, carinho, e atenção para sua criança interior, converse com ela e peça ajuda para soltar estas memória e liberá-las, somente o divino pode dissolver esta energia presa e levar estas memórias embora. Se vincule com sua criança interior. Você pode dar um presente para sua criança interior como uma varinha mágica ou balinhas de goma e peça para criança interior para fazer o compromisso de ajudar você na condição de adulta a dissolver a energia presa e quando ela perceber que você está repetindo um padrão do passado peça para usar a varinha e liberar e depois vocês terão mais tempo para brincar e ser felizes. Prometa visitar mais vezes sua criança interior e manter aberta esta comunicação e quando sua criança interior precisar de ajude diga a ela para pedir ao divino que a ajudará. Abrace e se despeçe-se da criança interior e agradeça ao Divino a oportunidade de liberar estas memórias. Contar a minha experiência, ocorrida na escola na primeira série, quando a professora não deixou ir no banheiro porque era horário da reza antes de sair da aula, e, eu fiz xixi nas roupa escorrendo pelas pernas e fazendo uma poça do lado dos pés, situação que gerou uma memória de humilhação e exposição. Fazer paralelo às minhas dificuldades de me expor/humilhação. Apliquei a técnica abraçando e acolhendo, manifestando meu amor para a minha criança interior e pedi ajuda ao divino e para levar embora esta memória.

Todos conhecem o ditado que uma “criança enche uma casa” porque extravasa em alegrias. Quando Jesus disse deixai vir a mim as criançinhas se referia a pureza, a leveza a docilidade e a alegria da criança. A criança confia e se entrega aos pedidos que fazemos a ela, em razão disso a técnica proposta traz resultados . Igualmente, alguns relatos revelam que as crianças ao desencarnar são dóceis e facilmente conduzidas pelos seres espirituais porque se entregam e confiam.

Para concluir este momento de reflexão gostaria de agradecer a atenção de todos e manifestar a sugestão de aplicação das preciosas lições de Sai Baba de que vigiar nossos atos, palavras, ações e hábitos lapidando nosso caráter para nos transformar em seres humanos melhores, cuidarmos e amarmos a nossa criança interior que nos ajudará a realizar os processos de cura interna, aceitando tudo o que nos acontece e nos entregando ao divino para conduzir nossas vidas, porque o divino tudo realiza para o nosso crescimento espiritual e para retornarmos a nossa origem de plenitude divina.

Namastê! “Que possam todos os seres se beneficiar pelos ensinamentos recebidos”

Carla Fernanda Dal-Molin

Nenhum comentário:

Postar um comentário