sexta-feira, 8 de junho de 2012


GRATIDÃO/ INGRATIDÃO
                                                                       Evangelho Cap. XII, fl. 118,
Pagar o Mal com o Bem.
O que significa para cada um de nós a palavra gratidão – Gratidão é uma espécie do gênero CARIDADE, simboliza felicidade, plenitude, satisfação. (exercício de comportamento, atitude, ato de compartilhar, estado de espírito...).
É uma forma de oração. Antes de pedir devemos agradecer.
Podemos exercitar o hábito da gratidão de inúmeras formas:
Ao acordar agradecer ao Criador pela dádiva de mais um dia vida (oportunidade) neste planeta a fim de cumprir nossa missão;
Ao deitar agradecer pela família, pelo dia de trabalho, alimento, teto, convívio, provas e experiências vividas;
Agradecer tudo que nos acontece, seja positivo (dádiva, presente) ou negativo (oportunidade)
Habituar-se a compreender os acontecimentos como um presente ou uma oportunidade, aceitar as limitações existentes, seja de cunho, emocional, profissional, financeiro, moral etc... (vivemos em constantes instabilidades de sentimentos – no aclive satisfação, felicidade, na linha do declive, dor, medo, ódio, desilusão)
Habituar-se a ser disponível, gentil, caridoso, ouvinte, humilde, compreensivo, participativo para com todos que nos rodeiam. A família se constitui a menor célula de uma sociedade, eis a razão de primeiro apreendermos a conviver em harmonia e equilíbrio neste grupo, para que tenhamos respeito e sucesso nos demais grupos que participaremos (trabalho, religião, casamento)  
Conscientizar-se que também devemos dizer não para questões que coloquem em risco nossa integridade física, psíquica, moral e intelectual, pois o corpo físico é um presente divino, um instrumento, para nossas experiências e aprendizado enquanto espírito encarnado, razão pela qual devemos cuidá-lo e amá-lo . (vicissitudes);
De que forma ensinamos o hábito da gratidão aos nossos filhos ?  Fazendo com que sintam participantes e integrados ao núcleo familiar, ensinar-lhes os valores familiares. Construir uma atmosfera de participação, ensinar-lhes a compartilhar as tarefas domiciliares, criar hábito de dialogo familiar, habituar a reunir a família no mínimo uma vez por semana para confraternizar; tornar-los participativo nas decisões familiares ( exemplo do pai que levou a família para decidir no escritório) .
Muitos casais de namorados, no início do relacionamento um faz tudo pelo outro, até nos primeiros anos do casamento, depois, com o tempo, este ser cansa por não serem correspondido, daí surgem as cobranças, insatisfações, desilusões, na maioria das vezes acabam em separações.
Muitos pais, protegem tantos os filhos a ponto de não lhe permitir conhecer ou experimentar qualquer experiência diferente, ou que gere desilusões.
Ao assim agirem estes pais formam filhos egoístas, egocêntricos,insatisfeitos, ingratos, sem qualquer senso de solidariedade e compaixão. Não podemos esquecer que enquanto país somos responsáveis pela proteção, educação  e formação de caráter destes espíritos. Somos os instrutores e responsáveis pelo aprimoramento intelectual e moral destes seres.

Por que temos dificuldades para lidar com a ingratidão ?
Porque somos educados a sermos bajulados, elogiados, sempre receber um favor em troca de uma atitude.(ego inflado).
Somos ensinados a recebermos compensação por tudo que fizemos. Hábito da recompensa.
Habituamos a receber mais do que fazer ou dar;
A maioria dos pais imaginam que amar é dar ou fazer tudo pelos filhos. É protegê-lo a ponto de não permitir que vivam experiências negativas ou frustrantes. Não deixamos ou ensinamos a lidar com os fracassos e insucesso corriqueiros e naturais.
Construímos filhos, super protegidos, sem hábitos de solidariedade, caridade, que, em razão do tipo de educação que recebem, sempre culpam seus pais ou amigos ou qualquer pessoa pelos seus fracassos ou deslizes.
Não sabemos lidar com a indiferença das pessoas que ajudamos, por conta de nosso ego e egocentrismo. Outras vezes não percebemos que muitas pessoas não possuem o hábito de agradecer, ou são despercebidas desta atitude.
Temos que ter o discernimento que a caridade ou qualquer forma de ajuda ao próximo não pode ficar vinculada a gratidão ou reciprocidade, pois é uma expressão ou ato de amor incondicional.

Portanto, temos que desenvolver o hábito da gratidão diária com todos os acontecimentos de nossa vida, seja de cunho positivo ou negativo, contudo temos que estar preparados para lidar com o esquecimento ou ingratidão das pessoas que fizemos o bem, porque gratidão é expressão de amor e caridade que não exige qualquer compensação ou recompensa .


Palestrante: Alberto Dalmolin


Nenhum comentário:

Postar um comentário