sexta-feira, 8 de junho de 2012


O ESPIRITO E OS PLANOS FÍSICOS E ESPIRITUAL              31/05/2012
                                               O Evangelio Segundo o Espiritismo , cap. XVII, pg. 175
Cada espírito possui um ciclo de experiências para ser vivenciadas, que compõe o plano físico e espiritual. Em ambos os planos lhe é oportunizado realizar melhoramentos, visto que possui o dever de instruir-se intelectualmente, realizar tarefas habituais (trabalho) e colocar em prática o amor (viver experiências que colocarão em prática o conhecimento e o amor).
Cada espírito atrai espíritos da mesma vibração e tendências, portanto vivem entre os afins e suas experiências decorrem desta mesma vibração e tendências. Ex. se vibra com as vicissitudes do materialismo, dominação, raiva, orgulho, inveja, ciúme, vingança, dureza de perdão, trapasas, terá experiências habituais com estes afins. Contudo, poderá em determinados momentos passar por sua vida espíritos de luz que lhe possibilitarão mudanças ou movimentos de reforma, as quais poderá ser percebida desde que este espírito não seja intransigente ou excessivamente orgulhoso e irredutível.
Todas as noites quando dormimos nosso espírito viaja para inúmeros planos, dentre eles para o plano espiritual onde recebemos instruções e auxílios de espíritos de luz, (mentor espiritual, anjo de guarda) onde também estudamos e nos aprimoramos intelectualmente, e pode nos ser permitido o desdobramento para recordar outras encarnações, tudo objetivando auxiliar nos para o melhoramento moral e espiritual da encarnação que estamos vivenciando.  Estes sonhos na maioria das vezes não são lembrados pelo nosso espírito ao acordar, tudo em função da nossa dureza conseqüência natural do orgulho, vaidade, egoísmo, egocentrismo e baixo padrão moral.
O mesmo ocorre quando temos um problema de saúde grave, sendo que nosso espírito é tratado e assistido nos hospitais, e, muitas vezes somos curados, contudo, quando retornamos para o plano físico nossa dureza espiritual e/ou nossas vicissitudes não permitem que a cura seja passada do plano espiritual para o físico, eis a razão de que muitas pessoas não conseguem a cura de doenças terminais enquanto que outras recebem esta dádiva.
Portanto, irmãos, temos que estar aberto para mudanças e aceitar as experiências ruins que nos acontecem, pois estas têm por objetivo dobrar ou amenizar nosso orgulho, vaidade, enfim nossas vicissitudes. Compreender os designos do Criador, passa necessariamente pela nossa reforma íntima e, principalmente, pelo nosso auto conhecimento; portanto não podemos ser duros e exigentes demais conosco e com os nossos semelhantes. O Espírito possui a primeira experiência material é com o seu próprio corpo físico, assim se ele compreende, aceita e respeita este envoltório (instrumento), terá grande avanços para aceitação e compreensão para com o seu próximo. (Ex. a maioria das pessoas detesta ou quer modificar algo no seu corpo).
Portanto a dureza com que este espírito age enquanto encarnado será a mesma que levará consigo após o desencarne. Se ele desejou vingança e não conseguiu, levará consigo este ódio para o outro plano, e atrairá afins no umbral ou submundos de baixa vibração e luz (cavernas – inferno - ).
Quando o espírito encerra seu ciclo no plano espiritual ele é preparado para a reencarnação. Muitos não aceitam reencarnarem, porque precisam conviver com espíritos que lhe causou mal ou devem obrigações e necessitam reconciliarem para seu crescimento espiritual e moral. Eis muitos casos de aborto espontâneo e explicações segundo a doutrina espírita do porquê que isso ocorre.
A vontade do espírito no tocante a não aceitação da reencarnação não é obedecida, porque todos devem passar pela reencarnação com o objetivo de chances de melhoramento.  Assim o espírito é preparado - forçado (doutrinado) a reencarnar. Muitos destes espíritos pela intransigência quanto a não aceitação da reencarnação desenvolvem problemas de saúde no corpo físico, que podem ser gravíssimos, graves e médios.
Óvulo – espermatozóide – fecundação – início da reencarnação – uma célula possui 46 cromossomas.  – 1 cromossoma –plano físico – 45 cromos. Plano espiritual.
0 mês__________06 meses – Formação do Eu;  (doença graves – esquizofrenia  gravíssima– internação e medicação (espírito maior parte da células estão no plano espiritual) – Espírito é adulto. Bebê dorme 20 a 22 horas diárias.
06m_______03 anos–Formação do Outro (pai, mãe, irmão)– formação do cérebro; esquizofrenia  grave – medicação e eventual internação; (espírito – grande partes das células estão no plano espiritual e a outra metade no plano físico) – Altismo negação completa da reencarnação. O espírito é adulto e passa para a fase do esquecimento com a formação do cérebro encarnado. A criança dorme 12 a 16 horas diárias.
03 a_______07 anos – Formação da Rede Social  - esquizofrenia – (eventual medicação – eventual internação); (metade das células estão no plano espiritual e a outra metade no físico. Espírito criança. A criança dorme 08 a 10 horas diárias.
07 anos em diante –  bipolaridade- eventual medicação – psicotrópicos (todas as células estão no plano físico). Completa a reencarnação acoplamento célula por célula.
A dureza do espírito será determinante para a aceitação ou não da experiência no plano físico e o surgimento dos problemas de saúde em função da oposição a reencarnação.
Até os cinco anos de idade determinadas crianças que são espíritos encarnados possuem lembranças freqüentes da última reencarnação, que podem ser reproduzidas pela fala normalmente (nome de pessoas, lugares, acontecimentos, datas marcantes), ou podem ser demonstradas pela aptidão de determinadas habilidades sem que tenham recebido qualquer instrução ou orientação a respeito. (pinturas, música, cálculos, manifestação de línguas diferentes e etc.).
Quando isso ocorrer não precisam os pais ficarem assustados pois é natural e não causará nenhum problema para a criança, sendo que a partir do cinco anos de idade o espírito esquece totalmente o passado e começa a desenvolver a consciência espiritual criança. (Dos três anos em diante a criança passa para a fase de esquecimento do passado e inicia-se a formação da consciência espiritual criança.
Até os 14 anos idade temos muita influência da nossa última reencarnação, via intuição ou desejos eis a explicação porque muitas crianças e jovens já possuem desejos de profissões e projetos definidos.    
Ocorre que muitas vezes estes desejos ou sonhos jamais serão concretizados mesmo que esta pessoa insista uma vida inteira, porque não lhe será permitido reviver esta experiência profissional, pois completou-se o ciclo ou porque esta foi motivo de tropeço para aquele espírito. (Eis a justificativa pq muitas pessoas passam e perdem valioso tempo de suas vidas tentando conquistar este sonho ou objetivo e muitas vezes jamais conseguirão). Exemplo concursos, desejo de ser empresários, jogadores de futebol, atletas, atores, cantores. Etc.
Caros irmãos se porventura temos alguém vivendo esta experiência próximo de nós temos a obrigação, em razão desta informação, de auxiliar-lhe a compreender que muitas vezes desistir é um ato de grandeza e lhe trará inúmeras outras possibilidades que lhe garantirão harmonia e felicidades.
Portanto, que estas informações nos auxiliem a compreender melhor os acontecimentos e experiências que nos são colocadas em nosso caminho e desejo que cada um reveja seus conceitos e preconceitos a fim de possibilitar a reforma íntima, tornando-se menos duros consigo e com os outros e compreendam que para nossa acessão moral e espiritual temos o dever de estarmos aberto  ao conhecimento e aceitação dos designos do CRIADOR.
Temos que ter a consciência que somos instrumentos e agentes de auxílios aos nossos irmãos, e, quando somos chamados a viver determinadas experiências estejamos preparados para dizer sim, aceitando, compreendendo, e agradecendo a possibilidade a chance de contribuir para o nosso crescimento bem como o do irmão que é colocado em nosso caminho. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário