sexta-feira, 29 de abril de 2011

CASAMENTO

Palestra do dia 29 de abril de 2011




"Casamento, para ser sólido, há de ser uma união de almas afins, mas, sem espírito de tolerância, casamento algum vai adiante”. 
Chico Xavier 



Nós, homens nos caracterizamos por ser o sexo forte, embora muitas vezes caibamos por debilidade.
Lembro que um dia, minha irmã chorava em nossa casa...
Com muita saudade, observei que meu pai chegou junto dela e perguntou o motivo de sua tristeza.
Escutei-os conversando, por horas. Lembro-me especialmente de sua frase que meu pai lhe disse naquela conversa e que me enche de força a cada manhã.
Meu pai acariciou o rosto dela e disse:
“Minha filha, apaixone-se por um GRANDE HOMEM e nunca mais voltará a chorar”.
Depois disso, perguntei-me inúmeras vezes qual seria a fórmula exata para chegar a ser esse GRANDE HOMEM e não me deixar vencer pelas coisas pequenas...
Com o passar dos anos, descobri que se todos nós homens lutássemos por ser grande de espírito, grandes de alma e grandes de coração, o mundo seria completamente diferente”.
Aprendi que um GRANDE HOMEM não é aquele que compra tudo o que deseja, porque muitos de nós compramos com presentes a afeição e o respeito daqueles que nos cercam.
Meu pai lhe dizia:
Não se apaixone por um homem que só fala de si mesmo,
De seus problemas, sem preocupar-se com VOCÊ...
Enamorar-se de um homem que se interesse por você, que conheça suas forças, suas ilusões, suas tristezas e que ajude a superá-las.
Não creia nas palavras de um homem cujos atos dizem o oposto.
Afaste de sua vida um homem q não constrói com você um mundo melhor... Ele jamais sairá do seu lado, pois você é a sua fonte de energia.
FOGE de um homem enfermo ESPIRITUAL e emocionalmente. É como um câncer, matará tudo o que há em você (emocional, mental, física, social e econômicamente).
Não de atenção a um homem que não seja capaz de expressar seus sentimentos, que não se ame saudavelmente.
Não se agarre a um homem que não seja capaz ou reconhecer a sua beleza interior e exterior e suas qualidades morais.
NÃO deixe entrar em sua vida um homem a quem tenha q adivinhar o que quer, pq não é capaz de se expressar abertamente.
NÃO se enamore de um homem que ao conhecê-lo, sua vida tenha se transformado em problema a resolver e não em algo para desfrutar”.
NÃO creia em m homem que tenha carências afetivas de infância e que trata de preenche-las com a infidelidade, culpando-a quando o problema não está em você, e sim nele, porque Não sabe o q quer da vida, nem quais as suas prioridades”.

Por que querer um homem que a abandonará se você não for como ele pretendia, ou se já não é mais útil???
Por que querer um homem que a troca por um cabelo ou uma cor de pele diferente, ou por uns olhos claros, ou por um corpo mais esbelto???
Por que querer um homem que não saiba admirar a beleza que há em você, a verdadeira beleza... a do CORAÇÃO...

Quantas vezes me deixei levar pela superficialidade das coisas, deixando de lado aqueles que realmente me ofereciam sua sinceridade e integridade e dando mais importância a quem não valoriza o meu esforço???

Custou-me muito compreender que GRANDE HOMEM não é aquele que chega no topo; nem o que tem mais dinheiro, casa, automóvel, nem quem vive rodeado de mulheres, nem muito menos o mais bonito.

Um grande homem é aquele ser humano transparente, que não se refugia atrás de cortinas de fumaça, é o que abre o seu coração sem rejeitar a realidade, é quem admira uma mulher por seus alicerces morais e grandeza interior.

Um grande homem, é o que caminha de frente, sem baixar os olhos; é aquele que não mente, embora às vezes perca por falar a verdade... e sobretudo um grande homem é o que sabe chorar sua dor sem fugir dela...

Um grande homem é o que cai e tem a suficiente força para levantar-se e seguir lutando.
Hoje minha irmã está casada e feliz, e esse GRANDE HOMEM com quem se casou, não era nem o mais popular, nem o mais solicitado pelas mulheres, nem o mais rico ou mais bonito.

Esse GRANDE HOMEM é simplesmente aquele que nunca a fez chorar... é quem no lugar de lágrimas lhe roubou sorrisos...

Sorrisos por tudo que conquistaram juntos, pelos triunfos alcançados, por suas lindas recordações e por aquelas tristes lembranças que souberam suspirar, por cada alegria que repartem e pelos 3 filhos que preenchem suas vidas.

Esse GRANDE HOMEM ama tanto a minha irmã que daria o que fosse por ela sem pedir nada em troca.

Esse GRANDE HOMEM a quer pelo o que ela é, por seu coração e pelo que são quando estão juntos.

Aprendemos a ser um desses GRANDES HOMENS, para vivenciar os anos juntos de uma GRANDE MULHER e nada e nem ninguém nos poderá vencer.

Depois desse lindo relato vamos ver a


VISÃO ESPÍRITA DO CASAMENTO

FUNÇÃO DO CASAMENTO

COMO É VISTO O CASAMENTO NO PLANO ESPIRITUAL
“Alguns chegam a asseverar que a instituição da família humana está ameaçada. Importa considerar, entretanto, que, a rigor, o lar é conquista sublime que os homens vão realizando vagarosamente.
Onde nas esferas do globo, o verdadeiro instituto doméstico, baseado na harmonia justa, com os direitos e deveres legitimamente partilhados? Na maioria, os casais terrestres passam as horas sagradas do dia vivendo a indiferença ou o egoísmo feroz.
Quando o  marido permanece calmo, a mulher parece desesperada; quando a esposa se cala, humilde, o companheiro tiraniza. Nem a consorte se decide a animar o esposo, na linha horizontal de seus trabalhos temporais, nem o marido se resolve a segui-la no vôo divino de ternura e sentimento, rumo aos planos superiores da Criação.

Dissimulam na sociedade e, na vida íntima, um faz viagens mentais de longa distância, quando o outro comenta o serviço que lhe seja peculiar. [...].
É que, em tais circunstâncias, o ângulo divino não está devidamente traçado. Duas linhas divergentes tentam, em vão, formar o vértice sublime, a fim de construírem um degrau na escada grandiosa da vida eterna.” (André Luiz, Nosso lar, 40. ed., p. 111-112).

"O matrimônio espiritual realiza-se, alma com alma, representando os demais simples conciliações indispensáveis à solução de necessidades ou processos retificadores, embora todos sejam sagrados.” (André Luiz, Nosso lar, 40. ed., p. 212).




TIPOS DE CASAMENTOS
" Na atual fase evolutiva do planeta, existem na esfera carnal raríssimas uniões de almas gêmeas, reduzidos matrimônios de almas irmãs ou afins, e esmagadora porcentagem de ligações de resgate. O maior número de casais humanos é constituído de verdadeiros forçados, sob algemas.” (André Luiz, Nosso lar, 40. ed., p. 113).
“Em sua maioria, porém, os lares são cadinhos purificadores, onde, sob o calor de rudes provas e dolorosos testemunhos, Espíritos frágeis caminham, vagarosamente, na direção do Mais Alto.” (Martins Peralva, Estudando a mediunidade, 6. ed., p. 102).

Classificação dos casamentos
Acidentais: Encontro de almas inferiorizadas, por efeito de atração momentânea, sem qualquer ascendente espiritual.
Provacionais: Reencontro de almas, para reajustes necessários à evolução de ambos.
Sacrificiais: Reencontro de alma iluminada com alma inferiorizada, com o objetivo de redimi-la.
Afins: Reencontro de corações amigos, para consolidação de afetos.
Transcendentes: Almas engrandecidas no Bem e que se buscam para realizações imortais. [...].

Nos casamentos acidentais teremos aquelas pessoas que, defrontando-se um dia, se vêem, se conhecem, se aproximam, surgindo, daí, o enlace acidental, sem qualquer ascendente espiritual. [...].
Esses casamentos podem determinar o início de futuros encontros, noutras reencarnações.

Quanto aos provacionais, em que duas almas se reencontram em processo de reajustamento, necessário ao crescimento espiritual, esses são os mais freqüentes.6 EDITORA AUTA DE SOUZA
A maioria dos casamentos obedece, sem nenhuma dúvida, a esse desiderato.
Por isso existem tantos lares onde reina a desarmonia onde impera a desconfiança, onde os conflitos morais se transformam, tantas vezes, em dolorosas tragédias.
Deus uniu-os, através das leis do Mundo, a fim de que, pelo convívio diário, a Lei Maior, da fraternidade, fosse por eles exercida nas lutas comuns.
A compreensão evangélica, a boa vontade, a tolerância e a humildade são virtudes que funcionam à maneira de suaves amortecedores.
O Espiritismo, pela soma de conhecimentos que espalha, tem sido meio eficiente para que muitos lares, construídos na base da provação, se reajustem e se consolidem, dando, assim, os primeiros passos na direção do Infinito Bem. [...].

Agora, os casamentos sacrificiais.

Esses reúnem almas possuidoras de virtude e sentimentos opostos.
É uma alma esclarecida, ou iluminada, que se propõe ajudar a que se atrasou na jornada ascensional.
Como a própria palavra indica, é casamento de sacrifício, para um dos cônjuges.
E o sacrificado tanto pode ser a mulher como o homem.
Não há regra para isso. [...].
O casamento sacrifical e, pois, em resumo, aquele em que um dos cônjuges se caracteriza pela elevação espiritual, e o outro pela condição evolutiva deficitária.
O mais elevado concorda sempre em amparar o desajustado.
Assim sendo, a mulher ou o homem que escolhe companhia menos elevada deve ‘levar a cruz ao calvário’, como se diz geralmente, porque, sem dúvida, se comprometeu na Espiritualidade a ser o cireneu de todas as horas.
O recuo, no caso, seria deserção a compromisso assumido. [...].
Mas uma vez se evidencia o valor do Evangelho nos lares, como em toda a parte, funcionando à maneira de estimulante da harmonia e construtor do entendimento.

Os casamentos denominados afins, no sentido superior, são os que reúnem almas esclarecidas e que muitos se amam.
São Espíritos que, pelo matrimônio, no doce reduto do lar, consolidam velhos laços de afeição.

Por fim, temos os casamentos que denominamos de transcendentes.
São constituídos por almas engrandecidas no amor fraterno e que se reencontram, no plano físico, para as grandes realizações de interesse geral.
A vida desses casais encerra uma finalidade superior.
O ideal do Bem enche-lhes as horas e os minutos.
O anseio do Belo repleta-lhes as almas de doce ventura, pairando, acima de quaisquer vulgaridades terrestres, acima do campo das emoções inferiores, o amor puro e santo.

Todos nós passamos, ou passaremos ainda, segundo for o caso, por toda essa seqüência de casamentos: acidentais, provacionais e sacrificiais, até alcançarmos no futuro, sob o sol de um novo dia, a condição de construirmos um lar terreno na base do idealismo transcendental ou da afinidade superior.” (Martins Peralva, Estudando a mediunidade, 6. ed., p. 101-105)
razões de saúde, porquanto há várias doenças transmitidas sexualmente que a comprometem.” (Umberto Ferreira, Vida conjugal, p. 49-50).


Após o encantamento do início, fatalmente surgem dificuldades de relacionamento na vida conjugal. Somos, na Terra, aprendizes insipientes na arte de conviver.
No entanto, aqueles que atravessam o casamento a ‘ranger os dentes’, como se submetidos a intolerável prisão, forçosamente reencontrarão o cônjuge em novas experiências matrimoniais, presos um ao outro por algemas de ressentimento, mágoa, aversão...
Somente quando formados por flores de amizade os elos do casamento, desfrutarão os cônjuges a liberdade de decidir se seguirão juntos nos caminhos do porvir.” (Richard Simonetti, Atravessando a rua, 15. ed., p. 134-136).

CULTO DO EVANGELHO NO LAR
“Pais e educadores! Se o lar deve entrosar-se com a escola, o culto do Evangelho em casa deve unir-se à matéria lecionada em classe, na iluminação da mente em trânsito para as esferas superiores da Vida.” André Luiz (Espíritos Diversos, O espírito da verdade, 2. ed., p. 42).

Como renovar os processos de educação para a melhoria do mundo?

As escolas instrutivas do planeta poderão renovar sempre os seus métodos pedagógicos, com esse ou aqueles processos novos, de conformidade com psicologia infantil, mas a escola educativa do lar só possui uma fonte de renovação que é o Evangelho, e um só modelo de mestre, que é a personalidade excelsa do Cristo.” (Emmanuel, O consolador, 10. ed., perg. 112).

Emmanuel e a metodologia do culto no lar

“Não olvideis a necessidade de Cristo no cenáculo de amor em que te refugias.
Escolhe alguns minutos por semana e reúne-te com os laços domésticos que te possam acompanhar no cultivo da lição de Jesus.
Quanto seja possível, na mesma noite e no mesmo horário, faze teu círculo íntimo de meditação e de estudo.
Depois da prece com que nos cabe agradecer ao Senhor o pão da alma, abre as páginas do Evangelho e lê, em voz alta alguns dos teus trechos de verdade e consolo para o que receberás a inspiração dos Amigos Espirituais que te assistem.
Em seguida, na intimidade da palavra livre e sincera, todos os companheiros devem expor suas dúvidas, seus temores e dificuldades sentimentais.

A família  que estuda o evangelho no seu lar,estarão em prece e na vigilância espiritual  e  encontrarão sempre as melhores defesas .”

Então meus caros amigos, se vocês me perguntarem se o sacrifício do casamento vale a pena?

Eu lhes respondo com a frase de Fernando Pessoa
18 Tudo vale a pena se a alma não é pequena”

 E para concluirmos o nosso tema da noite, contarei uma historinha verídica pra vocês.

  *Ser Feliz ou Ter Razão?*

Oito da noite, numa avenida movimentada.
O casal já está atrasado para jantar na casa de uns amigos.
O endereço é novo, bem como o caminho que ela consultou no mapa antes de sair.
Ele conduz o carro.
Ela orienta e pede para que vire, na próxima rua, à esquerda.
Ele tem certeza de que é à direita...
Discutem.
Percebendo que além de atrasados, poderão ficar mal-humorados, ela deixa que ele decida.
Ele vira à direita e percebe, então, que estava errado.
Embora com dificuldade, admite que insistiu no caminho errado, enquanto faz o retorno.
Ela sorri e diz que não há nenhum problema se chegarem alguns minutos atrasados.
Ele questiona: - Se tinhas tanta certeza de que eu estava indo pelo caminho errado, por que não insistiu um pouco mais?
Ela diz: - Entre ter razão e ser feliz, prefiro ser feliz!!! Estávamos à beira de uma discussão, se eu insistisse mais, teríamos estragado a noite!

MORAL DA HISTÓRIA:

Esta cena usei para ilustrar quanta energia nós gastamos apenas para demonstrar que temos razão,
independentemente, de tê-la ou não. Desde que ouvi esta história, tenho me perguntado com mais freqüência:    'Quero ser feliz ou ter razão?'
Outro pensamento parecido, diz o seguinte:

'
Nunca se justifique. Os amigos não precisam e os inimigos não acreditam'.

Agora para finalizar a importância da família e de um casamento abençoado vamos orar cantando ao Nosso Pai maior para que Ele esteja sempre conosco em nossos lares, acompanhando a educação de nossos filhos, a Oração da Família do padre Zezinho.

Que nenhuma família comece em qualquer de repente
Que nenhuma família termine por falta de amor
Que o casal seja um para o outro de corpo e de mente
E que nada no mundo separe um casal sonhador!

Que nenhuma família se abrigue debaixo da ponte
Que ninguém interfira no lar e na vida dos dois
Que ninguém os obrigue a viver sem nenhum horizonte
Que eles vivam do ontem, do hoje, e em função de um depois!

Que a família comece e termine sabendo onde vai
E que o homem carregue nos ombros a graça de um pai
Que a mulher seja um céu de ternura, aconchego e calor
E que os filhos conheçam a força que brota do amor!

Que marido e mulher tenham força de amar sem medida
Que ninguém vá dormir sem pedir ou sem dar seu perdão
Que as crianças aprendam no colo, o sentido da vida
Que a família celebre a partilha do abraço e do pão!

Que marido e mulher não se traiam, nem traiam seus filhos!
Que o ciúme não mate a certeza do amor entre os dois!
Que no seu firmamento a estrela que tem maior brilho,
seja a firme esperança de um céu aqui mesmo e depois!

Que a família comece e termine sabendo onde vai
E que o homem carregue nos ombros a graça de um pai
Que a mulher seja um céu de ternura, aconchego e calor
E que os filhos conheçam a força que brota do amor!

Abençoa, Senhor, as famílias! Amém!
Abençoa, Senhor, a minha também

Um comentário:

  1. Linda e emocionante tua palestra, irmã e amiga Jaqueline.
    Que nosso Pai Maior proteja tua família e te cubra de bênçãos amorosas.
    Abraços fraternos
    Maria Alice

    ResponderExcluir