sexta-feira, 15 de abril de 2011

A FAMÍLIA E O EGOÍSMO



O que significa a palavra família para cada um de nós? – Amor Incondicional – LAR
Lugar de Afeto e Respeito. Proteção, Segurança, Estabilidade...

Quem são nossos familiares? Onde os encontramos? (lar, trabalho, lazer...)

Quais são nossos irmãos? – Sanguíneos, não sanguíneos, colegas, amigos, parceiros...

Família para mim são todas as pessoas com quem temos a oportunidade de conviver.
Pessoas de sangue, não sanguíneos, irmãos de compromisso com a construção de um mundo melhor.

Quais são nossos deveres enquanto membros da família? – penso que inúmeros os deveres, mas podemos resumir nos dois maiores mandamentos do criador – Amar o próximo como a si mesmo e “Faça o próximo o que desejaria que o fizesse a si”.

Qual é a receita ideal para que tenhamos uma família harmônica e feliz ?

- Respeitar as diferenças (aceitando o nosso irmão da forma como ele é e não da forma como gostaríamos que ele fosse)

- Amor incondicional – Fazer ao próximo (qualquer irmão) sem esperar retorno (disponibilidade)

- Eliminar o egoísmo, individualismo, ódio, rancor, inveja, ciúme, o cansaço.

- Evitar intrigas – evitar falar dos defeitos do semelhante, pois identificamos facilmente nos outros o que mais existem em nós;

- Reconciliarmo-nos, o mais breve possível, com as pessoas que magoamos e tornamos nossos inimigos .

- Disponibilidade ( colocarmo-nos à disposição, sem que o outro tenha lhe implorado ajuda;

- Caridade – Auxiliar, incondicionalmente, as pessoas que nos solicitam (indicar um emprego a pessoas necessitadas, ser prestativo com colegas de trabalho, ajudar a esposa  ou marido nas tarefas domésticas, elogiar aos que conquistam pequenas coisas, encorajar e estender a mão aos derrotados);

As famílias estão sofrendo profundas modificações, tanto no número de indivíduos (redução significativa), quanto nos valores materiais, morais e éticos. (unicidade)

- A desestruturação da família passa necessariamente pela falta de fé – crença – ateísmo do indivíduo.

- Não estou a indicar qual a melhor ou a pior das crenças, pelo contrário, segundo Dalai Lama, numa pergunta realizada por Leonardo Boff “A melhor religião é aquela que melhor te aproxima de Deus, do Infinito. A que te faz sentir-se melhor”.

- Falta de diálogo e convívio familiar (Ex. Tenho um conhecido com diversos filhos e existe uma regra estabelecida, almoço em domingo tem que ser todos juntos).

- O ser humano (os casados) atualmente está extremamente intolerante, impaciente; Por que? A independência financeira tornou os seres mais egoístas e menos pacientes, ao que tudo indica.

- Não saber respeitar as diferenças (não consegue aceitar o outra da forma como ele é;

- Regras definidas para manter a harmonia da célula familiar (lar, trabalho, lazer)

- Apego incondicional ao materialismo – valorização do exterior em detrimento do interior.

Educar com amor os filhos não é garantia de que estes retribuam na velhice ( há interferência de outras pessoas – marido, mulher, sogro, sogra e outros) .

Por que temos tanta dificuldade de identificar e reconhecer nossos erros? Por que  não pedimos perdão quando descobrimos que erramos?. Porque o egoísmo está enraizado em nós. É preciso livrar-se dele através da prática do amor incondicional..

Quantas vezes visitamos nossos pais, irmãos, filhos, parentes em geral ? E os amigos ? Quantos visitamos? Visitar para tomar um chimarrão, café, almoçarmos...

Antigamente este habito era freqüente, estimulava-se os laços afetivos. Existiam residências construídas prevendo as visitas  e essa prática de cultivar amizades , boas conversa tornava as pessoas mais afetivas e preocupadas com o bem do outro.

Hoje o contato virtual aproxima as pessoas, mas é uma relação fria, castelo de areia. Não há o toque, o olho no olho, impera o individualismo.

 “O orgulho é o pai dos vícios, a negação das virtudes e o principal obstáculo do progresso espiritual”

Não devemos julgar aos outros mais severamente que julgaríamos a nós mesmos.

A felicidade não está associada ao destino, mas é conseqüência natural de nossas ações, portanto é uma escolha.

Diferença entre prazer (satisfação do ego = passageiro) felicidade satisfação dos deveres do espírito (sinônimo de recompensa)

O avanço tecnológico atual trouxa níveis altíssimos de infelicidade e doenças psicológicas, pois temos dificuldade de lidar e promover laços afetivos.

Portanto, irmãos, está casa “ROSA DOS VENTOS” é a nossa família por escolha e nesta casa que devemos fortalecer nossos laços de amor e fraternidade, em busca de crescimento, evolução espiritual, com base no amor e na fé.

Devemos ter a consciência de que quando os organizadores escolherem uma pessoa em detrimento de outra para determinada tarefa, jamais podemos sentirmos-nos excluídos ou menosprezados, pois a escolha pode ter sido involuntária ou até por afinidade. Então devemos fazer um esforço enorme para eliminarmos a inveja, o egoísmo, o individualismo e tantos outros comportamentos que nos fazem estagnar neste mundo.

Temos o dever de evoluir e auxiliar os irmãos no progresso moral, pois a Terra será um mundo para espíritos evoluídos, e que sejamos os escolhidos, os próximos moradores desse encantador paraíso.

Lajeado, 20 de janeiro de 2011




“Que a Luz da tua alma cuide de ti.
Que todas as tuas preocupações e ansiedades por envelhecer sejam transfiguradas.
Que te seja concedida uma sabedoria com o olho da tua alma, para vislumbrares esse belo tempo de colheita.
Que tenhas o compromisso de colher a tua vida, cicatrizar o que te feriu, permitir-lhe chegar mais perto de ti e fundir-se contigo.
Que tenhas grande dignidade e consciência do quanto és livre e, acima de tudo, que te seja concedida a maravilhosa dádiva de encontrar a luz eterna e a beleza que está no teu intimo.
Que sejas abençoado e que descubras um amor maravilhoso em ti por ti mesmo.”

 John O’Donohue

Nenhum comentário:

Postar um comentário