sexta-feira, 15 de abril de 2011

A PRÁTICA DO AMOR E DO PERDÃO

Palestra dia 17/03/2011

                                  

Leitura do Evangelho: Capitulo X- Bem aventurados aqueles que são misericordiosos- perdoai para que Deus vos perdoe

Questionamento proposto: Há aceitação em mim?

                        A escolha do tema para a palestra na casa é um desafio para a pessoa que se propõe a falar e a se expor aqui, aliada a responsabilidade que possuímos. Então, como em todas as oportunidades anteriores pedimos aos nossos mentores a inspiração para o tema.
                        Particularmente eu penso que o tema deve ser algo que permita aplicação imediata nas nossas vidas, que facilita a nossa existência na terra hoje, muito além das teorias e abstrações que vemos em livros maravilhosos.
                        E decidi pelo tema da prática do amor e do perdão. Como isso funciona?
                        Todos nós temos dias ruins e nos desequilibramos. Na semana passada, na quinta feira, eu estava me sentindo muito mal, com o peso do mundo nas minhas costas. A minha amiga querida Maria Alice sugeriu que fosse atendida no grupo de irradiações. O atendimento realizado pelos colegas deste grupo se baseiam no ato de realizar o perdão através de 04 afirmações que são SINTO MUITO, ME PERDOE, TE AMO, SOU GRATO.  Algumas horas depois do atendimento eu senti que algo se abriu e entrou a luz tornando tudo mais leve.
                        E hoje o tema para reflexão é sobre esta técnica que é aplicada em várias filosofias e religiões. Tanto aqui como no Centro Espírita do João de Deus é muito trabalhada. Os havaianos conhecem e aplicam esta técnica há 5.000 anos, onde é chamada de HO’PONOPONO.
            HO’PONOPONO significa  REPARAR OU CORRIGIR ERRO . Ela nasce dos pensamentos contaminados por memórias dolorosas do passado que podem causar o desequilíbrio e doença.TODOS OS PROBLEMAS QUE TEMOS SÃO SIMPLES MEMÓRIAS REPETIDAS NO NOSSO INCONSCIENTE. Então, o que está na nossa vida foi criado por nós, pelos nossos pensamentos. A ciência informa que a nossa mente produz 11.000.000 de informações por segundo. Imaginam quanto podemos produzir de desastre nas nossas vidas. Estes pensamentos se transformam em memórias inconscientes e permanecem até que sejam identificadas e liberadas pelo AMOR.
             HO’PONOPONO é uma antiga arte de cura que se baseia no PERDÃO, no amor a si mesmo e na TOTAL RESPONSABILIZAÇÃO POR NOSSAS VIDAS. PORTANTO, somos responsáveis por tudo que acontece no externo, ao nosso redor. 
            Cabe a cada um de nós fazer o processo de CURA. QUANDO PERDOAMOS VOLTAMOS AO AMOR.
            Quando fazemos o ho’ponopono todo problema se torna uma benção, porque aponta uma oportunidade e uma solução. Oportunidade de crescimento, para que milagres aconteçam. Tudo é perfeito do jeito que é.Isso nos leva a gratidão que libera e dá chance para o milagre e graça se manifestarem. A gratidão faz Deus assumir o comando e escolher o que é melhor para nossas vidas.
            Esta técnica consiste em dizer: “Eu tenho consciência e me arrependo de ter alimentado os pensamentos incorretos que causaram problemas para mim e para você; por favor, sinto muito, perdoe-me pelo que existe em mim que está produzindo isto em você. Sou grata! Eu te amo!” 
            O livro LIMITE ZERO  dos autores Joe Vitale e Lew Ihaleakala ensinam a técnica do op’oponopono para purificar pensamentos e ações negativas, desenvolvendo um relacionamento intimo com a Divindade interior, e aprender a pedir que, em cada momento, os nossos erros de pensamento, palavras, feitos ou ações sejam purificados. É a libertação do passado.

            Os autores afirmam que a prece é religar-se ao Divino, a prece é pedir perdão pelo que quer que haja em você que causou a circunstância externa. A prece funciona 100%. O resto é acreditar que o Divino irá curá-lo. Purificar os pensamentos tóxicos e substituí-los por amor.

            O livro relata da experiência do Dr. Lew na ala do hospital psiquiátrico forense no Hawaí. Ele era questionado porque andava com os pacientes sem algemas circulando pelos corredores, e a resposta dele era que “os erros estão em mim” e que estava no processo de reparação. Relatou vários casos e um deles sobre um homem que havia abusado de uma criança de 04 anos. Com a aplicação do ho’ponopono, no dia do julgamento o sujeito dispensou o advogado e levantou e disse com extrema humildade e remorso: “Sou responsável e lamento o que fiz”. Ninguém esperava por isso, o juiz levou alguns instantes para entender o que houve.  Houve uma enorme mudança na sala do tribunal, o tom de voz do juiz, advogados e servidores mudou e as pessoas pareciam estar olhando com olhar afetuoso. Ele foi condenado. Dr. Lew afirmou é a divindade atuando diretamente.

                        Somente a prática do amor e do perdão transformam e curam.

                        Como purifico pensamentos e emoções? Purificando tudo que acontece em mim, em todos os relacionamentos. Trabalhando em nós mesmos sem resistências e com total aceitação.  Aceitar o aqui e o agora.  O que vemos no outro existe em mim, de modo que toda a cura é uma cura em mim mesmo. Abandonar nosso ego e permitir que o divino nos guie. A total entrega e aceitação de que o que nos ocorre é o melhor. Todos nós temos escolhas, mas não o controle de nossas vidas. A Aceitação leva a paz e harmonia interior.  

                        SINTO MUITO, ME PERDOE, TE AMO, SOU GRATO!
                       
                        Todos nós temos problemas e dias ruins, ho’oponopono é uma técnica de resolução dos problemas. Quando eu afirmo eu te amo para o divino, dou seguimento a limpeza a purificação profunda em mim e retorno a lugar limite zero que é o amor. Entro na sintonia divina e vivencio o milagre que é o limite zero o amor.
                        O despertar pode ocorrer a qualquer momento, o que importa é o seu estado interior.
                        Vou relatar uma experiência minha ocorrida na terça-feira. A benção de estar aqui é que quem aprende sou eu. Estava lendo o livro e preparando a palestra pensei em alguns fatos que se repetiam na minha vida. Me questionei  porque eles ocorrem?  Adormeci e sonhei com meu pai que já faleceu. Acordei de madrugada com a resposta. Te perdoa. Chamei meu pai na minha frente e falei para ele da dor da ausência de reconhecimento como filha não preferida, como profissional e como mulher. Foi um processo de dor com muito choro. Repeti, me perdoa, sinto muito, sou grata e amo vc. Depois de dizer a ele, disse a mim, que foi eu a única responsável por esta memória realizando a purificação da falta de reconhecimento  e de rejeição. Aproveitei o faxinão e limpei outros relacionamentos. Vivenciei o auto perdão na prática. Me perdoei pelas minhas escolhas e pelas situações  experimentadas, e, uma profundo estado de paz tomou conta de mim.
                        “QUANDO ASSUMIMOS A RESPONSABILIDADE POR TUDO, PODEMOS CURAR QUALQUER COISA QUE SURJA NO CAMINHO. ISTO SIGNIFICA ACEITAR, ADMITIR E AMAR QUALQUER SITUAÇÃO.” 

Um comentário:

  1. Que belo exercício de humildade, querida Carla.
    Obrigada por compartilhar
    Abraços amorosos
    Maria Alice

    ResponderExcluir