sexta-feira, 15 de abril de 2011

REFORMA ÍNTIMA

     Muitos são os motivos que nos levam à Casa Espírita

·        Pelo amor
·        Pela dor
·        À convite de alguém, etc.

Há até quem pensa encontrar magia, que vindo a CE seus problemas se resolverão de forma automática, natural.
Assistimos palestras, tomamos água fluidificada, recebemos passes e vamos embora. Mas é preciso compreender quais os objetivos devemos perseguir para que possamos ser espíritas na convivência com o mundo. Consolar, evangelizar, mas, sobretudo, buscar a nossa reforma moral, fazer a chamada REFORMA ÍNTIMA.


1) Como proceder?

Renovando as atitudes

Nossas atitudes devem ser observadas, pensadas, analisadas (como no antigo “exame de consciência” – dar o exemplo do rapaz que bebia...) mudando as atitudes, as tendências negativas.


2) O que é REFORMA ÍNTIMA?

É a chave mestra para o sucesso de sua melhora interior e, consequentemente da sua felicidade exterior.
A felicidade relativa pode ser experimentada ainda nesta encarnação.
Não é verdade que viemos ao mundo apenas para sofrer, que a terra é um vale de lágrimas. Estas são afirmativas dos cultores do negativismo.
A razão nos mostra que temos que vivenciarmos muitos momentos felizes mesmo no estágio evolutivo: O nascimento de um filho, ou casamento, uma formatura, etc.
Para evoluirmos e sentirmos alegre interior é preciso compreender a necessidade da Reforma Íntima.


3) Para que serve?

Para renovar as esperanças interiores, fortalecer a fé, solidificar o amor, a busca do perdão tanto para si mesmo quanto para os outros. O cultivo dos sentimentos positivos, o aperfeiçoamento do ser.


4) O que fazer?

Buscando melhorar nossas atitudes no dia-a-dia alternando para melhor a nossa conduta, aproximando-a tanto quanto possível do ideal cristão.


5) Por onde começar?

Pela auto-crítica.


6) Como fazer a Reforma Íntima?

Os pensadores espíritas entendem que os meios de conseguir é obra e esforço de cada um, mas há muitos bons livros com excelentes dicas, como o Livro dos Espíritos, o Evangelho Segundo o Espiritismo e muitos outros.
“Conhece-te a ti mesmo”, dito por Sócrates na antiguidade é investigado a fundo por Allan Kardec. Nos aponta para o que foi dito por Santo Agostinho.
“Fazer o que eu fazia quando vivi na terra: ao fim do dia interrogava minha consciência, passava revista no que fizera e perguntava a mim mesmo se não faltara nenhum dever, se nnguém tivera motivos para de mim se queixar” – Exame de consciência.

·        O conhecimento de si mesmo = chave para o progresso individual.
·        Isso comepte a cada um fazer.
·        Admitir nossas falhas morais, detectar as que possuímos e combatê-las.
·        É difícil ? É, com certeza, mas é o único caminho para que nos tornemos melhores e cumpramos assim, nossa missão neste planeta, que é, antes de mais nada evoluir.

A vida não é uma coisa fácil de se viver. A reforma íntima é um processo continuo de auto-análise de conhecimento da nossa intimidade espiritual, libertando-nos de nossas imperfeições e permitindo-nos atingir o domínio de nós mesmos.


7) O que podemos transformar intimamente?

Todos os nossos defeitos podem ser modifcados:

O orgulho
A inveja
A agressividade
O egoísmo
A intolerância

Podem ser trocados por:

Humildade
Resignação
Sensatez
Generosidade
Habilidade
Tolerância
Perdão

Nenhum comentário:

Postar um comentário